Esta manhã foi encontrada por pescadores, uma baleia da espécie Jubarte, que estava perto da praia do Manguinho, em Barra de Caravelas. O mamífero estava boiando no mar a 300 metros da praia, mas logo o forte vento que soprava do sul a empurrou para a areia, porém a Jubarte já estava em estado avançado de decomposição, já não tinha a cabeça, as nadadeiras e a calda.
Pesquisadores do Instituto Baleia Jubarte chegaram ao local por volta das 9:00 para efetuar a necrópsia do animal. Segundo a veterinária Adriana, iriam ser coletadas amostras e o animal seria analisado para tentar definir as possíveis causas de sua morte. Segundo a pesquisadora, o IBJ já havia sido avisado por pescadores que avistaram esta baleia boiando perto do Arquipélago de Abrolhos, a cerca de uma semana atrás. Após as análises, o animal seria enterrado nas proximidades, para evitar problemas de contaminação e mau cheiro. Segundo Adriana, o animal era uma fêmea e deveria estar morto a cerca de 20 dias, dado o estado de decomposição.
Muitos populares e curiosos foram até o local ver de perto, principalmente crianças e jovens, que aproveitaram a presença dos pesquisadores para fazer diversos questionamentos sobre as características do animal e seus hábitos, entre outros assuntos. Vários pequenos barcos também se aproximaram do local pelo mar para ver a baleia encalhada na praia.
Também apoiaram as atividades servidores do ICMBIO e da Prefeitura Municipal de Caravelas. Veja algumas fotos abaixo:
FONTE: Com informações do Diário da Barra, aqui.
Oi Adriene, gostei da matéria! Ficou bem escrita e fácil de qualquer um entender. Eu só tenho uma observação para correção. Em estudos com animais mortos, nós preferimos usar o termo necrópsia. Até a próxima.
ResponderExcluir