quinta-feira, 16 de junho de 2011

Exposição itinerante alerta população de Caravelas sobre a conservação do ambiente marinho.

Está circulando desde o início do mês de maio, em todo o município de Caravelas e seus distritos a exposição itinerante "Mar em Verso e o Mar Biodiverso", que já percorreu várias capitais do país, bem como o Senado e Câmara dos Deputados em Brasília.

A proposta da Secretaria de Turismo e Esportes, juntamente com as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação é alertar os visitantes sobre os impactos causados na biodiversidade marinha e de que maneira essa interferência reflete em nosso cotidiano, já que o ecossistema costeiro é característico em nossa região.

Os 11 painéis com textos relacionados à biodiversidade, ecossistemas costeiros, projetos de conservação de espécies ameaçadas, recursos pesqueiros, entre outros assuntos, foram produzidos pela Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério de Meio Ambiente e continuarão na cidade até o mês de julho.

Além de informar a população, a exposição está ajudando a promover entre os jovens e crianças das escolas municipais um concurso de histórias e poesias sobre o tema. Através de parceira com as operadoras de turismo Horizonte Aberto e Apecatu Expedições os estudantes vencedores serão premiados com viagens para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e participarão da produção de documentários para serem exibidos nas suas escolas quando voltarem do passeio.

De acordo com o secretário de Turismo e Esportes, Fábio Negrão, é importante que a comunidade caravelense tenha acesso às informações sobre a diversidade de espécies que os oceanos contém. "Nossa região conta com a maior diversidade marinha do Atlântico Sul, além de possuir cultura de pesca artesanal, ser área de reprodução e cria das Baleias Jubarte e importante ponto turístico.", complementa o secretário.

A exposição está sendo muito bem aceita, tanto na sede quanto nos distritos, sendo exibida em escolas, órgãos públicos, bares e restaurantes, praças públicas, além de estar presente nas festividades juninas que têm acontecido em vários pontos do município.

Abaixo, imagens de alguns dos banners da exposição quando esteve na praça da Barra, durante as comemorações do aniversário de 2 anos do Jornal O Samburá:



Os banners também estiveram nas escolas da Barra, como na Escola Afrízio Vieira, durante o evento "Luzes da Amazônia Azul, a importância do Mar e dos Faróis para o Brasil",  realizado pela Marinha do Brasil durante as comemorações dos 150 Anos do Farol de Abrolhos. Veja mais algumas fotos: 


Para saber mais, entre em contato com a Secretaria Municipal de Turismo e Esportes de Caravelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário