sexta-feira, 15 de abril de 2011

Restaurante O Pesqueiro: nova opção de restaurante e de renda em Caravelas

Moqueca de robalo e de badejo, escabeche de sarda e catado de caranguejo são algumas delícias que podem ser apreciadas com vista para o Rio Caravelas e diante de um belo pôr do sol no restaurante O Pesqueiro. Inaugurado em fevereiro, o local é o primeiro empreendimento comunitário realizado pelo Projeto Caravelas Empreendedora, no município de Caravelas.
 
Voltado tanto para turistas quanto para a própria comunidade, o restaurante tem capacidade para cerca de 100 pessoas e é uma iniciativa da Fibria em parceria com a Associação de Pescadores de Caravelas (Apesca) e a Colônia de Pescadores Z-25. O objetivo é beneficiar social e economicamente os pescadores locais e auxiliar na comercialização do pescado, já que a prioridade é abastecer o local com peixe adquirido de pescadores locais.

“Compramos frutos do mar toda semana e procuramos adaptar alguns pratos, como a moqueca, de acordo com o que os pescadores trazem do mar. Assim os peixes utilizados são sempre frescos”, disse Clarisse Costa, responsável pela cozinha do restaurante.
O coordenador do Projeto Caravelas Empreendedora, Kléber Saúde, afirma também que a Associação de Pescadores de Caravelas, que administra o restaurante, prioriza a contratação de familiares dos pescadores locais para atuar no local. “Empregando os familiares da comunidade pesqueira, contribuímos para ampliar a renda deles e ainda contamos com o atendimento especializado, de quem entende do que está servindo”, observou.
Ele destacou ainda que o resultado financeiro do empreendimento será revertido à própria comunidade pesqueira. “Além da renda ser revertida para a Associação de Pescadores, o diferencial do restaurante comunitário é que o local pode se tornar uma fonte de relacionamento entre os pescadores e a comunidade de Caravelas”, completou.
Caravelas Empreendedora: o projeto Caravelas Empreendedora visa apoiar a atividade pesqueira em Caravelas, além de disseminar o empreendedorismo na comunidade por meio da estruturação de uma cadeia produtiva de pescado.
FONTE: Disponível no Portal N3

Nenhum comentário:

Postar um comentário