quarta-feira, 27 de abril de 2011

Qualidade da água dos rios baianos é apontada por ONG como insatisfatória


Avaliação da Fundação SOS Mata Atlântica constata que nenhum dos rios, dos seis municípios baianos avaliados, tiveram resultado positivo em relação à qualidade das águas. O monitoramento foi desenvolvido pelo Programa Rede das Águas, da própria ONG, nos municípios de Jacobina, Catu, Canavieiras, Itamaraju, Prado e Caravelas.

De acordo com o relatório, as amostras que obtiveram melhor resultado foram as do Rio Pituaçu, na capital baiana, e do rio Jucuruçu, em Prado, que somaram 32 pontos, que significa situação “regular”. O rio Itapicuru Mirim, em Jacobina, teve o pior resultado do monitoramento, com 24 pontos, que significa “ruim”. O rio Caravelas, em Caravelas; o rio Pardo, em Canavieiras; e o rio Jucuruçu, em Itamaraju, estão em situação “regular”, com 31, 30 e 30 pontos, respectivamente. Já o rio Catu, em Catu, acompanha o rio Itapacuru na situação “ruim”, mas com 26 pontos.

A ONG informa que “regular” é denominada como “aceitável” e diz respeito às amostras que ficaram entre 27 e 35 pontos. A situação “ótima” está acima de 40 pontos. A coordenadora do programa, Malu Ribeiro, afirma que os rios da Bahia estão cada vez mais comprometidos. “Embora seja um recurso natural essencial à vida, ainda é tratada com descaso. Queremos despertar nas pessoas o estado de alerta, o conhecimento e a vontade para a mudança de comportamento”, diz.

 FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário