Está sendo gravado desde a segunda quinzena de março deste ano, em várias localidades da região de Caravelas, o filme Itajara e a Fantasma do Farol, que está sendo feito em homenagem aos 150 anos do Farol de Abrolhos e conta a história de um aprendiz de faroleiro da Marinha do Brasil, que durante seus estudos na academia militar, se encontra com uma fantasma no Farol de Abrolhos. O instrutor do curso aproveita o episódio para contar aos alunos a lenda sobre essa fantasma, que veio ao Brasil há 150 anos quando o Farol de Abrolhos chegou à ilha Santa Bárbara vindo da França de navio ainda no reinado de D. Pedro II, onde a fantasma esperava o momento para iniciar a sua busca no “Tempo” pelo grande amor de sua vida – o índio Itajara, que morreu nas águas do Rio Caravelas (Ilha do Cassuruba) quando se apaixonou pela jovem Maria da Graça (a fantasma).
Nesta lenda indígena o Itajara depois de morto se transforma em peixe “Mero” e vive nadando pelos oceanos em busca de sua amada e vivendo os problemas ambientais sofridos pelo ecossistema marinho nesses 150 anos de história, e a jovem francesa depois de morta/ fantasma, também inicia sua busca eterna pelo jovem Itajara, através das lentes do farol que iluminam a região do arquipélago dos Abrolhos.
O filme pretende abordar de forma lúdica a questão do tempo, através do protagonismo do FAROL com suas lentes de 150 anos de história observando a região dos Abrolhos e a conservação da natureza que sofre ameaças terríveis como sofrida pelos amantes da história, mas que o tempo não apaga as marcas. E a natureza através de suas entidades espirituais como Santa Bárbara sincretizada pela cultura afro-brasileira como Iansã mostram o poder do “Tempo” através dos raios e tempestades no mar.
Para o diretor Fábio Negrão, esse filme é uma homenagem aos 150 anos do Farol de Abrolhos que será comemorado no dia 06 de maio de 2011. Essa estrutura que é responsável pela segurança de todas as embarcações que estão no seu entorno. Todas as cenas serão gravadas em Abrolhos, na reserva extrativista do Cassurubá, no ambiente de praia de Caravelas e melhor de tudo que o elenco é composto por moradores de Caravelas, ou seja, um filme 100% caravelense.
Para acompanhar o andamento das gravações, acesse o canal de Itajara e a Fantasma, no YouTube, ou aqui.
FONTE: Com informações do CaravelasNews.
Nenhum comentário:
Postar um comentário