quarta-feira, 27 de abril de 2011

Fiscalização apreende 316 kg de lagosta em Alcobaça

Na manhã desta terça-feira (26), a equipe formada por fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Ibama, com apoio da Polícia Militar, que estão monitorando as águas do “Banco dos Abrolhos” passou por Alcobaça/BA, onde na peixaria “Bené Pescados”, foram encontrados 316 quilos de lagosta armazenados sem a devida declaração de estoque.

Por conta da ilegalidade, toda a lagosta foi apreendida e posteriormente doada. A empresa foi multada em de 16 mil e ainda terá que responder a processo judicial.

Segundo Ronaldo Oliveira, chefe da Resex Corumbau, o interessante nessa ação foi a  oportunidade de ver uma única lagosta pesando  mais de 3 kg. “Fato que antes era comum nessa região, mas que agora é uma raridade. O que demonstra a importância da conscientização de pescadores e consumidores quanto à proteção dessa espécie e toda vida marinha”, disse.

Ronaldo lembrou também, o  quanto tem diminuído o estoque pesqueiro de todas  as espécies, devido às diversas agressões à natureza. “Todos nós perdemos, mas principalmente os pescadores, que vivem diretamente desses recursos”, finalizou.

Em virtude do apoio prestado, e em conformidade com a legislação, parte da lagosta foi doada à Polícia Militar de Alcobaça, enquanto o orfanato do município de Prado recebeu 266 kg da lagosta apreendida. Os responsáveis pela entidade informou que irá rateá-la com outras instituições que também cuidam de menores, inclusive aquelas que ainda não se regularizaram para receber oficialmente as doações, como a “Casa de Mãe Tildes”.

FONTE: Texto de Priscila Galvão, da Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Ascom/ICMBio e imagem do Site Teixeiras Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário