Com grande participação popular, principalmente de pescadores e pescadoras artesanais dos municípios de Alcobaça, Prado e Mucuri, além dos grupos de Caravelas, instituições públicas e organizações ambientalistas, na ocasião, além de um histórico bem completo da proteção do Banco dos Abrolhos, apresentada pelo Oceanógrafo e Analista Ambiental do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Marcello Lourenço, aconteceram discussões mais aprofundadas sobre a visão que os grupos de pescadores têm da proposta e dos novos limites de proteção propostos.
Na ocasião foi chamada a atenção dos presentes para a necessidade de estar organizado para poder fazer as considerações e apresentar propostas alternativas na consulta pública e que qualquer manifestação sobre estas propostas deverão também ser enviadas via e-mail consultapublica@icmbio.gov.br ou por correspondência para: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação – DIMAN, Coordenação de Criação de Unidades de Conservação – COCUC, endereço: EQSW 103/104, Bloco D, Complexo Administrativo, Setor Sudoeste – Brasília/ DF. CEP: 70.670-350.
O Jornal O Samburá esteve presente e pôde notar, no entanto, com preocupação, a ausência das lideranças dos pescadores de Barra de Caravelas, resultado da pouca mobilização feita em nossa comunidade nos dias anteriores à reunião. Lembramos que apesar desta ter sido apenas uma reunião preparatória para a consulta pública do dia 17/05, é importante a presença dos vários grupos de pescadores, afim de contribuir mesmo para a formação política desses pescadores e também para evitar os tão comuns conflitos de interesses com pescadores de outros municípios e com o próprio governo.
Atenção: Acontecerão reuniões nos municípios de Porto Seguro, Caravelas, São Matheus e Linhares. Aqui em Caravelas o encontro será no dia 17 de Maio, às 16:00 horas, na Sede do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, localizado na Praia do Kitongo. Para saber mais visite aqui. Vejam algumas imagens:
FONTE: Blog do Jornal O Samburá, visite aqui.
Muito bom!! Dani!
ResponderExcluir