segunda-feira, 30 de maio de 2016

As baleias estão chegando e a despedida

Hoje (30/05) avistaram a primeira baleia Jubarte nas águas do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, o que anuncia a abertura da temporada 2016. Aproveito esse momento para agradecer a todas as pessoas que acessam este blog e aproveitam as informações disponibilizadas aqui de inúmeras formas. O conteúdo, pela utilidade, vai permanecer, mas não farei mais postagens. Foi muito bom enquanto durou, mas a vida chama para outras aventuras, o que é ótimo! Fui!


quinta-feira, 5 de maio de 2016

Fibria finaliza dragagem com novo traçado


A Fibria finalizou a operação de desobstrução do canal do Tomba, em Caravelas (BA). Essa operação, realizada anualmente, consiste na retirada de sedimentos depositados no fundo do canal, que faz a ligação entre o Terminal Marítimo de Barcaças de Caravelas e o mar aberto, com o objetivo de garantir segurança e navegabilidade. A ação neste ano possibilitou um novo traçado de navegação, o que, segundo a empresa, reduziu em 50% a área a ser dragada. O Terminal foi construído em 2003 pela Fibria para levar madeira do sul da Bahia até Aracruz (ES) onde fica uma das unidades industriais da empresa.

FONTE: Fibria Notícias - Edição 328.

Programa de Formação Ambiental da Fibria inicia ação em escolas de Caravelas e Mucuri

A Fibria iniciou na última semana de abril um programa de treinamento com professores dos municípios de Caravelas e Mucuri (BA). A iniciativa faz parte do Programa de Formação Ambiental Externo (PFA) da empresa, que envolverá 30 professores de seis escolas desses municípios. O programa também contempla os municípios de São Mateus e Jaguaré (ES), abrangendo nove escolas e 45 professores.

O objetivo do PFA é contribuir para a formação, sensibilização e mobilização das comunidades escolares com abordagem da temática dos resíduos sólidos. Na Bahia, a formação começou no dia 26 de abril, no distrito de Juerana, em Caravelas. Já no Espírito Santo, o início do programa aconteceu no dia 27 de abril, em São Mateus.

Durante a capacitação, os professores do 4º ano do Ensino Fundamental são orientados a preparar Projetos de Experiência Pedagógica, contendo ações e estratégias educacionais, a serem desenvolvidos com os alunos ao longo do ano, com o apoio pedagógico da Fibria. Além desses projetos, os professores também receberão três edições do informativo JornalEco, publicação editada pela Fibria e direcionada a alunos e professores, que aborda questões ambientais de forma didática e divertida.

Nas edições deste ano, o JornalEco abordará temas como a gestão dos resíduos sólidos em cada ambiente: em casa, na escola, na cidade, no estado e no país. Também serão trabalhados temas como reciclagem, reaproveitamento de materiais, diferenças da destinação em aterro e lixão, importância dos catadores de lixo e destinos da reciclagem em geral.

“A proposta deste programa está em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e utiliza a educação ambiental como instrumento de conscientização da comunidade”, explica o analista de Meio Ambiente da Fibria, Thiago Rizzo. O PFA é um programa corporativo desenvolvido em vários municípios das áreas de atuação da Fibria, incluindo São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de Espírito Santo e Bahia.

FONTE: Pauta 6.

Suzano anuncia ampliação da fábrica de papel e celulose em Mucuri

A Suzano Papel e Celulose investirá R$ 700 milhões na expansão de sua fábrica no município de Mucuri, no Extremo Sul do estado. O projeto inclui a ampliação e modernização de setores já existentes e a implantação de uma nova linha de produção para papel tissue (para fins sanitários). O protocolo de intenções para a ampliação da unidade foi assinado pelo governador Rui Costa e o diretor-presidente da companhia, Walter Schalka, no dia 4/05, em cerimônia na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Segundo o governador, o anúncio desta quarta foi resultado de uma longa negociação, porque a ampliação da empresa envolve questões de crédito tributário e incentivos do Estado. “Fizemos um esforço grande para chegar ao protocolo que assinamos hoje. É algo extraordinário, no meio desta crise, um investimento desse porte em uma região que cresce e desponta como um novo polo de desenvolvimento no Extremo Sul. Mucuri vai ser beneficiada diretamente e Teixeira de Freitas também, por ser uma cidade polo de serviços. São 1,1 mil empregos contratados para a obra, mais 50 para a operação, então temos muito a comemorar”.

Rui ainda afirmou que a Bahia está se consolidando como um estado que tem muito mais do que incentivos fiscais para oferecer. “Estamos investindo em infraestrutura e logística, melhorando a situação dos nossos portos, implantando a ferrovia. Temos, cada vez mais, mão de obra qualificada, conhecimento e integração com a universidade e a pesquisa, tudo para que a Bahia seja competitiva na atração de qualquer indústria. Estamos apoiando também a implantação do Cimatec Industrial em Camaçari, que vai possibilitar várias plantas piloto em áreas industriais e que será construído na área que era delegada à Jac Motors”.

AMPLIAÇÃO

Desde o início do ano a empresa já adquiriu equipamentos para a transformação do papel em higiênico, com capacidade de produção de 60 mil toneladas/ano. As intervenções na fábrica devem começar no próximo mês de setembro e a conclusão está prevista para o segundo semestre de 2017. Atualmente, a unidade tem capacidade de produção de 1,55 milhão de toneladas de celulose e 255 mil toneladas de papel não revestido por ano.

Investimento em fábrica de papel e celulose é de R$ 700 milhões

De acordo com Walter Schalka, o fato de a empresa estar instalada na Bahia é um dos fatores que permitem um investimento dessa proporção, neste momento de dificuldade pelo qual o Brasil está passando. “A Bahia tem todas as condições climáticas, de solo e de mão de obra para fazer isso acontecer. Estamos trazendo tecnologia, investimentos importantes e estamos confiantes. Vamos integrar a cadeia de celulose com produtos para o consumidor final. A Bahia vai deixar de ser importadora para passar a exportar papel higiênico, por exemplo”.

Segundo o diretor-presidente, além do início da produção de papel tissue, o projeto de ampliação prevê triplicar a fabricação de papel report. “Também estamos investindo em uma usina de tratamento de efluentes, que vai reduzir em 60% o que é despejado no Rio Mucuri até janeiro de 2018, e na modernização da Linha 1 de Mucuri, que é a mais antiga, aumentando a capacidade para exportação”.

EDUCAÇÃO

Durante a solenidade, o governador Rui Costa fez um convite para a Suzano aderir ao programa Primeiro Estágio, Primeiro Emprego. “No ano passado, fiz essa provocação à Boticário, que já me apresentou um prédio construído para formação de mão de obra e que em junho vai ser colocado em funcionamento. Além de espaço para os concluintes do ensino médio poderem trabalhar, vamos incentivar a juventude a estudar mais, pois a vaga será preenchida de acordo com a média da nota dos alunos, sem cotas para indicações políticas. A Suzano também vai nos apoiar na qualificação de uma escola para capacitação de mão de obra”.

Schalk aprovou a ideia. “O governador solicitou investimentos no social e na educação. Acabamos de firmar um compromisso verbal, que vai se tornar uma ação real para investimentos em escolas técnicas no Sul da Bahia, formando gente preparada para a indústria de papel e celulose. Isso é fundamental para o crescimento do Brasil”

FONTE: Texto da Secom BA.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Em Canavieiras, no litoral da Bahia, dona Naná ensina a receita do óleo de coco artesanal


Vídeo produzido pela Rede Vida onde a repórter Gláucia Chiarelli entrevista doná Naná, da Reserva Extrativista de Canavieiras, que ensina a receita do tradicional óleo de coco produzido na região.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Povo Pataxó da TI Comexatiba cria guarda indígena, denuncia o ICMBio e exige demarcações


Entre os dias 28 e 30 de abril no município de Prado, Aldeia Alegria Nova, Terra Indígena Comexatiba, aconteceu o “Seminário Abril Indígena: Bem Viver, Territórios Regularizados: JÁ!”. Durante o encontro, os Pataxó criaram uma guarda de defesa do território, denunciaram o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), exigiram a demarcação dos territórios indígenas e se posicionaram contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff .

Contando com a participação de 130 lideranças dos povos Pataxó, Tupinambá de Olivença e Pataxó Hã-Hã-Hãe, além de parceiros e aliados: Conselho Indigenista Missionário (Cimi); Frente Nacional de Lutas (FNL) e a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) do Governo da Bahia. O seminário teve na sua mesa de abertura a presença dos caciques presentes no evento, além de representantes do Cimi e da FNL. 


FONTE: CIMI, Regional Leste. 

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Teixeira de Freitas terá voo direto para Salvador

A nova rota representa um importante avanço para o Extemo Sul Baiano, que conta com cerca de 500 mil habitantes de 10 municípios. Na nota divulgada pela Azul, a direção da empresa anuncia a retomada dos voos ligando Vitória da Conquista a Salvador e vôos diários de Porto Seguro a Campinas e também de Porto Seguro a São José do Rio Preto (SP)  e Presidente Prudente (SP), com estreia prevista entre abril e maio.

FONTE: Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas.