terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Conheça Corumbau, paraíso escondido no extremo sul da Bahia

Desde o dia 28 o Bom Dia Brasil começou um passeio para mostrar os paraísos que o Brasil esconde.
A primeira viagem foi até Corumbau, no extremo sul da Bahia. A região mais turística tem três comunidades: Veleiros, Carrola e Ponta de Corumbau, onde a equipe de reportagem do Bom Dia Brasil foi. As comunidades somam 1,2 mil moradores. Quase 15 mil turistas passam por lá na alta temporada. O clima é tropical durante o ano todo. A temperatura dificilmente fica abaixo dos 25 graus. A vila é distante, com pouco acesso à internet e celular. Para chegar no local, só por barco ou estrada de terra. Mas quem vai não se arrepende. Assista ao vídeo:


FONTE: G1.

sábado, 26 de dezembro de 2015

Experiência da Universidade Federal do Sul da Bahia pode ser modelo para o Brasil


Um balanço dos primeiros dois anos de existência da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) foi realizado no dia 16/12 em audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Os dados apresentados pelo reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho mostram uma instituição que procura valorizar a inclusão, a integração social, o desenvolvimento regional, o uso massivo de tecnologia da informação e a educação básica.

A criação da UFSB, com sede na cidade de Itabuna e com um campus em Porto Seguro e outro em Teixeira de Freitas, foi aprovada pelo Senado em 8 de maio de 2013 e sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 5 de junho do mesmo ano.

O modelo pedagógico adotado se diferencia das demais universidades por permitir o ingresso dos alunos nos programas de bacharelado interdisciplinar, em que o estudante escolhe uma entre quatro grandes áreas de atuação: Artes; Humanidades; Saúde; Ciência e Tecnologia. Após concluir o bacharelado, com duração de três anos, o aluno poderá fazer uma opção mais específica, escolhendo uma carreira profissional.

Além disso, a nova universidade oferece aos moradores dos municípios do sul da Bahia com mais de 20 mil habitantes a possibilidade de ingressar em seus cursos por meio de colégios universitários instalados em suas próprias localidades.

O reitor da UFSB relatou que as inovações começam pelo regime letivo, que é quadrimestral de multiturno, e o currículo modular e flexível. As atividades desenvolvidas na universidade têm cobertura digital em tempo real, registradas em áudio e vídeo e retransmitidas para os alunos dos colégios universitários, que podem participar de forma interativa na sala de aula.

— A gente tem um conceito pedagógico que a melhor forma de aprender é fazendo. Todo aluno recebe um notebook, como fiel depositário, e a instrução é levar para casa, compartilhar com a família. É um orgulho para eles — explicou o reitor.

Futuro

O próximo passo será implantar na região complexos integrados de educação em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e outras universidades. A ideia é que escolas de ensino médio cedam espaço para os colégios universitários e se transformem em escolas de ensino integral pela manhã e à tarde. À noite, para os alunos trabalhadores, funcionará como um centro noturno de educação.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que foi a relatora do projeto de criação da universidade e uma das autoras do requerimento para a audiência pública, defendeu no Ministério da Educação a abertura de novas vagas para professores, uma demanda da universidade.

— Tenho grande expectativa de que essa possa ser uma experiência modelo a ser reproduzida em outros territórios brasileiros e, por isso, que ela possa acontecer exitosamente. Coisa que já vem efetivamente ocorrendo — disse a senadora.

O Coordenador-Geral de Expansão e Gestão das Instituições Federais de Educação Superior do Ministério da Educação, Antônio Simões, afirmou que o MEC deve acompanhar a experiência e torcer pelos bons resultados, para que as novas universidades também adotem o modelo.

— Era interessante que o Brasil fizesse isso porque essa experiência inclui muito, o aluno não vem para a universidade, a universidade vai para o aluno — ressaltou.

FONTE: Agência Senado, texto disponível também aqui

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Viaje na Viagem publica Miniguia de praias da Bahia: Costa do Descobrimento e das Baleias

Arraial d'Ajuda, Trancoso, Santo André da Bahia, Espelho, Caraíva, Corumbau, Cumuruxatiba, Prado, Alcobaça, Caravelas: o Sul da Bahia é o paraíso para quem busca vilarejos de praia. O Blog Viaje na Viagem publicou nesta semana o Miniguia de praias da Bahia: Costa do Descobrimento e das Baleias, com dicas e informações sobre várias cidades da região. Para conhecer o blog e aproveitar todas as informações, visite clicando aqui. 


FONTE: Viaje na Viagem.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Técnicos do IEMA e da UFES admitem que lama de Mariana ainda pode chegar a São Mateus e Aracruz

A lama com rejeitos de mineração da Samarco, que chegou ao litoral do Espírito Santo no dia 21 de novembro, pode chegar a São Mateus e Aracruz. Essa é a previsão de técnicos do Instituto Estadual de Recursos Hídricos (Iema) e especialistas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

De acordo com o Iema, o último sobrevoo realizado por profissionais do instituto, no dia 09/12, constatou que a lama de rejeitos está concentrada em uma área de cerca de 233 quilômetros quadrados na região de Regência, litoral de Linhares, norte do Estado, onde fica a foz do Rio Doce. 

O monitoramento apontou que a mancha de resíduos de minério se estende por mais de 36 km ao norte da foz, 21 km mar adentro e 11 km ao sul. Nessa direção, segundo os especialistas, os rejeitos podem chegar até a foz do Rio Piraquê-Açu, em Aracruz, local onde existem duas unidades de conservação federal. No Espírito Santo, as cidades mais afetadas pela onda de lama foram Baixo Guandu, Colatina e Linhares.

FONTE: Do Jornal Folha Vitória, disponivel também aqui

domingo, 13 de dezembro de 2015

Estudo avalia comportamento dos mergulhadores em Abrolhos

Você já reparou em quantas vezes toca o recife durante um mergulho? E em quantos desses toques é em algum organismo frágil, como corais, esponjas e gorgônias?

Para responder essas questões, pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz e da Macquarie University (Austrália) observaram o comportamento de 142 mergulhadores SCUBA no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Essa informação é importante para verificar os possíveis impactos do mergulho recreativo e subsidiar medidas de gestão a fim de reduzi-los, como a determinação da capacidade de suporte e zoneamento do uso. 

No estudo foram realizadas comparações entre três tipos de recife: franja, chapeirão e recife artificial. Também foram comparadas as características do mergulhador como gênero, experiência, uso de câmeras e side mount que é um colete com a unidade de flutuação nas costas e que foi modificado para receber os cilindros na lateral do corpo. Os resultados revelaram que a cada mergulho, o mergulhador toca em média nove vezes os animais do recife e dessas, uma causa algum dano físico aos organismos que vivem associados ao fundo como os corais, esponjas e gorgônias. A grande maioria dos contatos foi acidental, através das nadadeiras e no início do mergulho, fase em que os mergulhadores estão ajustando o equipamento e a flutuabilidade. O local que recebeu a maior média de contatos foi o recife artificial e os mergulhadores que mais tocaram os organismos foram os fotógrafos especialistas e usuários de side mount. Diferente do que se esperava, os mergulhadores mais experientes não causaram menos contatos que os novatos.  

O estudo sugere medidas para a redução do número de contatos, como a inclusão de aspectos ecológicos e fragilidade dos corais no briefing pré-mergulho com o objetivo de sensibilizar os mergulhadores a não tocar no recife, iniciar o mergulho em locais com baixa abundância de corais e incentivar os condutores de mergulho a interferirem e auxiliarem quando algum mergulhador tocar o recife.  Desta maneira, espera-se melhorar a qualidade do uso público das Unidades de Conservação, garantindo a saúde do recife e a continuidade do mergulho num local bem conservado e repleto de vida. 

Referência: 
Giglio VJ, Luiz OJ, Schiavetti A. (2015) Recreational Diver Behavior and Contacts with Benthic Organisms in the Abrolhos National Marine Park, Brazil. Environmental Management. 


FONTE: Vinicius Giglio. 

Com dólar alto, Fibria e Suzano reinam na bolsa de valores

Segundo a Revista Exame, a Fibria, a Klabin e a Suzano reinaram entre as ações do Ibovespa neste ano de 2015. Os papéis destas empresas acumulam ganhos de 62%, 64% e 59%, respectivamente. A boa performance das ações destas companhias se deve a alta do dólar, porque grande parte da produção destas empresas é voltada ao mercado externo. Com a alta das ações, houve um aumento expressivo em valor de mercado destas três empresas. Um levantamento realizado pela consultoria Economatica, a pedido de Exame.com, apontou que juntas as companhias ganharam 28 milhões de reais. Já Fibria passou de 17,98 milhões de reais em janeiro para 25,50 milhões de reais em valor de mercado em dezembro, o que representa um aumento de 9,52 milhões de reais.

FONTE: Revista Exame, texto completo disponível aqui

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Resex do Cassurubá realiza Oficina do Projeto Terra Mar


A Resex do Cassurubá realizou neste mês a Oficina do Projeto Terra Mar e os seus participantes elegeram o Projeto Cassuruça, o Professores na UC e o Monitoramento Ambiental Comunitário como as atividades mais importantes dentre as desenvolvidas na região dos Abrolhos. Também foram apresentadas as propostas de Escola Comunitária e Aproveitamento dos Rejeitos do Camarão.

FONTE: Resex do Cassurubá