sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Resex do Cassurubá junto com Associação da Barra e UFSB querem aproveitar os resíduos do camarão para geração de renda


Gestores e comunidade da Reserva Extrativista do Cassurubá, gerida pelo ICMBio, acabam de dar os primeiros passos para a execução de projeto sobre o aproveitamento de resíduos de camarão.

O camarão é pescado na reserva e comercializado pelos moradores. A ideia é aproveitar as cascas e cabeça, que normalmente sobram após o processo de limpeza que antecede a venda, para uso na produção de quitina e quitosona.

A quitosana é uma fibra de origem marinha, encontrada principalmente no exoesqueleto de crustáceos. Produzida a partir da quitina, ela é muito utilizada pelas indústrias farmacêutica e alimentícia na absorção de óleos e gorduras, principalmente em dietas para emagrecimento.

Em busca de financiamento

O projeto foi discutido, pela primeira vez, na semana passada, durante reunião na sede regional do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene), em Caravelas (BA), entre representantes da Resex, do Centro e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Na abertura do encontro, os professores Marcelo Ehlers Loureiro e Anders Schmidt, da UFSB, apresentaram o edital lançado pela organização Brazil Foundation, que apoia projetos sociais no País, como uma oportunidade de financiamento do projeto da Resex.

O projeto, que teria a participação dos moradores da reserva, em especial da Associação da Comunidade da Barra de Caravelas, do Cepene e da UFSB, se soma ao trabalho já desenvolvido por estudantes residentes na Resex de aproveitamento da casca do camarão para a produção de farinha.

Conhecimento e geração de renda

Os gestores da reserva consideraram o projeto uma “possibilidade única” para conciliar estímulo educacional, produção de conhecimento científico, geração de renda, práticas ambientalmente sustentáveis e fortalecimento comunitário.

Já os representantes do Cepene demonstraram total interesse em apoiar a proposta. Eles chegaram a colocar à disposição dos pesquisadores os laboratórios da instituição para o desenvolvimento dos trabalhos que demandem maior estrutura técnica.

Ao final do encontro, ficou acertado que a Associação da Barra de Caravelas, que tem status de organização da sociedade civl, e a UFSB vão preencher conjuntamente o edital, com o objetivo de concorrer ao financiamento para viabilizar o projeto.

FONTE: ASCOM ICMBio.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

População de baleias jubarte no Brasil cresceu 30% conforme Censo de 2015

Cerca de 17 mil baleias jubarte visitaram a costa brasileira este ano, segundo os resultados do último censo realizado pelo Projeto Baleia Jubarte, que devem ser anunciados amanhã. O número é 30% maior do que o verificado no censo anterior, de 2011, quando foram estimadas 11,4 mil baleias.

O cálculo é feito com base em uma amostragem de observações aéreas, realizadas em agosto, depois extrapoladas — com base em critérios científicos — para toda a temporada de reprodução da espécie na costa brasileira, que vai de julho a novembro. Foram feitos sobrevoos do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro.

As jubartes usam as águas calmas e quentes do Brasil para se reproduzir, dar à luz e amamentar seus filhotes. O litoral nordestino (em especial a região de Abrolhos, no sul da Bahia) é um dos melhores lugares do mundo para se avistar baleias nesse período.

O aumento do número de baleias este ano é mais um indicador de sucesso dos esforços de pesquisa e conservação que vêm sendo colocados em campo no Brasil há quase três décadas pelo Instituto Baleia Jubarte, com apoio de empresas e do governo federal.

Em maio de 2014, o Ministério do Meio Ambiente retirou oficialmente a jubarte da lista de espécies ameaçadas de extinção no Brasil. Veja a reportagem completa aqui: http://goo.gl/BCDoPx

FONTE: Texto de Herton Escobar para Ciência Estadão

Inema faz comunicado descartando a possibilidade da lama atingir o Extremo Sul da Bahia, mas pescadores continuam preocupados

Em comunicado enviado nesta terça-feira (24), o governo da Bahia está descartando a possibilidade da lama de rejeitos da barragem de Mariana chegar às praias da Bahia. O comunicado vem em resposta à notícia dada por sites e redes sociais de que a lama já estava em Alcobaça.

A verdade é que a lama já percorreu 700 km e ninguém sabe direito os venenos que ela contém e que destruíram mais de 40 cidades no caminho até o mar. Principalmente as comunidades de pescadores e pescadoras artesanais da região estão apreensivas, pois mesmo que a lama não chegue diretamente, indiretamente ela pode causar redução dos estoques pesqueiros e impedir o extrativismo e o sustento de várias famílias por muitos anos. A ministra do Meio Ambiente Isabela Teixeira disse vai demorar 30 anos para colocar tudo no lugar, mas alguns pesquisadores dizem que pode afetar o bioma como um todo por mais de 100 anos.

O coordenador de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA), Eduardo Topázio, diz no comunicado que: "A distância entre o estuário (ambiente aquático onde acontece a mistura entre o rio e o mar) do Rio Doce e estes outros locais é enorme, demoraria muito a chegar aqui, levando em consideração a dinâmica do mar.

A avaliação de Topázio é que é extremamente remota a possibilidade da lama chegar ao litoral sul da Bahia, principalmente nas praias de Itacaré, Alcobaça, Caravelas e Abrolhos. "Devem ser consideradas todas as condições climáticas da região, no deslocamento da lama. A tendência das correntes, nesta época do ano, é ir para o sul, e a Bahia está ao norte da foz do Rio Doce", explicou.

Na segunda feira aconteceu em Caravelas uma reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos onde o ICMBio atualizou os presentes sobre o encontro da lama com o mar na foz do rio Doce, informando que as previsōes e os estudos recentes de órgãos e universidades que monitoram a tragédia apontam para um cenário de não incidência nas ilhas e na área do Parque. A estimativa é de que a lama possa alcançar ao máximo 11 milhas da costa, o que dá aproximadamente 20 km. O PARNAM está a mais de 200 km de distância. Nem com o pior cenário de previsão de ventos e marés, Abrolhos seria atingida, segundo o ICMBio.

As informações divulgadas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) do Espírito Santo, que tem realizado sobrevoos na área, eram de que a lama já tinha adentrado cerca de 30 km para o Norte do mar do Espírito Santo, na tarde desta terça-feira (24). Ao leste, mar adentro, a extensão era de 20 km e para o Sul outros 5 km.

Rodrigo Júdice, secretário de Meio Ambiente do IEMA, alertou que o deslocamento da lama vai variar de acordo com o comportamento das ondas e da direção do vento. Segundo o IEMA, a situação era diferente pela manhã: 15 km ao Norte, 5 km a leste e 7 km ao Sul. "Tudo pode mudar com a mudança dos ventos”.

Mas o secretário garantiu que a lama não vai avançar muito pelo mar a ponto de atingir outros estados ou a capital do Espírito Santo.

"A possibilidade de a lama chegar a Abrolhos e aos manguezais de Vitória é muito irrisória. O importante é o acompanhamento, é o monitoramento do deslocamento, para a gente saber exatamente o impacto dela nas áreas de preservação próximas ao estuário e à foz do Doce", disse o secretário.

Um navio da Marinha está sendo enviado às praias de Linhares, hoje (25), para tentar conter os estragos causados pelos rejeitos de mineração da barragem da Samarco e apoiar as ações locais.

Vamos acompanhando!

FONTE: Com informações da Redação iBahia, do G1 e do ICMBio Caravelas.

Comunidade se une e realiza mutirão para revitalizar Praça da Barra de Caravelas antes da Festa da Padroeira


Cerca de 20 pessoas se uniram neste domingo, 22 de novembro, para revitalizar a Praça da Barra de Caravelas, povoado de Caravelas, no Extremo Sul da Bahia. O mutirão iniciou por volta das 6h30min e terminou às 16 horas com a faxina da igreja Nossa Senhora da Conceição e pintura de bancos e outras estruturas da Praça. A ação contou com apoio de comerciantes locais, segundo informou o responsável pelo mutirão, Eduardo Tosta, Sargento da Marinha e morador da comunidade. Tosta informou também que do material arrecadado restaram latas de tinta que serão usadas para reforma da capela, que fica ao lado da Praça.

A Festa da Padroeira da Barra, Nossa Senhora Imaculada Conceição comecerá no próximo dia 29/11, contando com novena e noite cultural, até o encerramento com missa solene e procissão no dia 08/12. 


FONTE: Sulbahianews.

Ministério Público convida para Audiência sobre Licenciamento Ambiental no Terminal de Barcaças da Fibria em Caravelas e Nova Viçosa


O Ministério Público da Bahia convida a população para Audiência Pública com o tema: Licenciamento Ambiental no terminal de barcaças da Fibria na foz do rio Caravelas/ Nova Viçosa. No dia 26/11 a reunião vai acontecer às 15 horas na Câmara de Vereadores de Caravelas e no dia 27/11 o encontro será às 15h na Câmara de Vereadores de Nova Viçosa.







sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Encontro com Catadores vai acontecer na UNEB de Teixeira de Freitas


Extremo Sul possui sitios arqueológicos importantes


Segundo o IPAC (Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia) o Território Extremo Sul Baiano possui 11 sítios arqueológicos identificados nos municípios de Itamaraju, Vereda, Ibirapuã, Nova Viçosa e Mucuri. O patrimônio presente nessas localidades reúne uma variedade de sítios arquelógicos Líticos, Cerâmicos, de Arte Rupestre, Sambaqui e Estruturas Construtivas.

FONTE: Juniex Santos - SECULT BA. Para visitar o site do SIPAC, clique aqui

Abrolhos está no Guia da Semana do Site Poseidon Vida Marinha

FOTO: Poseidon Vida Marinha
Abrolhos é um Arquipélago de beleza sem igual que fica ao sul do litoral baiano e foi descoberto em 1503 pelo italiano Américo Vespúcio. Dizem que seu nome vem da expressão “abre os olhos” dita pelos navegantes da época quando avistavam terra, pois muita cautela era necessária para não causar danos às embarcações, já que não se sabia qual era a profundidade da água e quais tipos de rochas e corais que ela poderia esconder.

Cinco ilhas de origem vulcânicas o constituem: Santa Bárbara, Siriba, Redonda, Sueste e Guarita e somente a Siriba é aberta ao público. A região foi a primeira área brasileira a receber o título de Parque Nacional Marinho, em 1983 e em suas piscinas naturais é possível nadar com os mais diversos animais marinhos. Entre os meses de Julho e Outubro, as famosas baleias Jubarte aparecem para gerar os seus filhotes e enchem os olhos de todos os que têm a chance de observá-las.           

Abrolhos é a região mais rica da costa brasileira em formação de corais. O fundo é repleto de elevações sólidas que formam arcos, passagens e grutas onde uma infinidade de corais do Atlântico Sul Ocidental habita. O local é também centro de amamentação, creche e repouso de cetáceos.
Além de tudo, Abrolhos é um dos melhores lugares do mundo para fazer mergulho esportivo. Milhares de espécies, algumas exclusivas do território brasileiro, podem ser observadas durante esta prática.

É o lugar dos sonhos para qualquer amante da natureza!

FONTE: Poseidon Vida Marinha, veja mais imagens de Abrolhos aqui

Termina hoje chamada de projetos do programa Sebraetec Bahia

Os empresários baianos que buscam apoio para projetos de desenvolvimento de novos modelos de negócios, produtos ou serviços têm a oportunidade de conseguir o subsídio necessário para tirar os seus planos do papel. O Sebrae na Bahia lança, pela primeira vez no estado, uma chamada de projetos do programa Sebraetec, que oferecerá apoio financeiro não reembolsável de 80% do valor do projeto participante. As inscrições são voltadas para micro e pequenas empresas (MPE).

O objetivo da ação é viabilizar o acesso subsidiado a serviços de inovação e tecnologia, oferecidos por prestadores de serviço credenciados no programa Sebraetec. Desta forma, os empresários podem implementar projetos que diferenciem seus modelos de negócio, produtos ou serviços em seu mercado de atuação. O valor máximo do projeto inscrito é de R$ 125 mil, e o valor do subsídio pode ser de 80% do total. Ou seja, no caso do valor máximo, o apoio financeiro seria de até R$ 100 mil.

Para saber mais, visite o Portal Sebrae, aqui. 

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Senado aprova perda de mandato para prefeito que desviar dinheiro de merenda

O plenário do Senado aprovou no dia 26/10 um projeto de lei que pune até mesmo com a perda de mandato, prefeitos que desviarem dinheiro da merenda escolar. O texto segue agora para a análise na Câmara dos Deputados. A proposta define como crime de responsabilidade o mau uso dos recursos provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), destinados exclusivamente a esse fim. “Ao invés de punir a criança com a interrupção no fornecimento da merenda, pune-se a autoridade com a suspensão de seu mandato e sua consequente inegibilidade”, diz o texto do projeto apresentado em 2005 pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

FONTE: Bahia Notícias.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Os recifes de Abrolhos estão ameaçados pela lama da barragem rompida em Mariana?

Segundo o biólogo André Ruschi, diretor da escola Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi, em Aracruz (ES), a onda de lama que desce pelo rio Doce atingirá, no total, uma área de cerca de 10 mil quilômetros quadrados no litoral capixaba - área equivalente a mais de seis vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

Haverá impacto, afirmou o especialista, em três unidades de conservação marinhas: Comboios, Área de Proteção Ambiental Costa das Algas e Refúgio da Vida Silvestre de Santa Cruz, que somam aproximadamente 200 mil hectares no mar.

Já para João Carlos Thomé, coordenador nacional do Tamar/ICMBio, ainda não há como saber a magnitude do impacto (...). "Se o padrão de impacto nas cabeceiras se mantiver, será um arraso na fauna e na flora — prevê . — Essa é uma das regiões com maior biodiversidade marinha do Brasil. É o começo do banco de Abrolhos, onde há ressurgências, com águas frias e ricas em nutrientes, com taxas de produtividade altíssimas".

Próximo à foz, nesta região do Espírito Santo, convivem jubartes, dourados, meros, raias mantas. É ali o limite Norte no Brasil das toninhas, golfinho mais ameaçado do país. A região — considerada pelo governo federal área prioritária de conservação — também é ponto estratégico para sobrevivência de botos-cinza. O local é ainda o único ponto no Atlântico Sul ocidental com concentração de desovas de tartaruga-de-couro, espécie mais ameaçada de extinção no Brasil; e 2º maior ponto de concentração de desova de tartaruga cabeçuda, assistidas por uma importante unidade do Tamar em Regência.

O monitoramento na água feito pela Prefeitura de Governador Valadares (MG) indicou turbidez 80 mil vezes acima do tolerável na última terça. A quantidade de ferro encontrada em amostras foi 13,6 mil vezes acima desse limite, e a de alumínio, 6.500 vezes. Há previsões pessimistas também sobre a duração dos danos. 

Devido à grandeza do desastre, que envolve rios e as populações à sua volta em vários municípios, à demora das empresas envolvidas e governos em darem respostas satisfatórias ou mesmo pelo envolvimento de políticos com financiamento das empresas mineradores, o que influencia o aprofundamento do debate, um grupo de pesquisadores brasileiros estão se organizando, voluntariamente para fazer uma avaliação independente do impacto ambiental causado pelo rompimento das barragens de Mariana. 

Muitos deles se deslocaram para os locais atingidos pelo desastre e estão coletando dados e amostras para análise, num esforço que lembra o de médicos voluntários ajudando vítimas de um terremoto (neste caso, um tsunami de lama). Um grupo foi criado no Facebook para organizar os esforços e uma iniciativa de crowdfunding foi lançada para financiar as análises e a elaboração do relatório.

Saiba mais aqui: http://goo.gl/1xEPnj

FONTE: Com informações daquidaqui e daqui

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Parque Nacional do Descobrimento convida para Passeio Ecológico no próximo dia 15


III Encontro Interinstitucional de Restauração, Conservação e Economia Florestal vai acontecer em Teixeira de Freitas

Para saber a programação completa e se inscrever, clique aqui. 

FONTE: MP - BA.

Várias cidades do Extremo Sul baiano estão entre as 250 cidades mais violentas do Brasil segundo o Mapa da Violência 2015

Dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros, a cidade de Simões Filho, na Bahia, é a que lidera o ranking de mais violenta do país. Entre 2010 e 2012, o município somou 126 mortes por armas de fogo para cada 100 mil habitantes.

Vale ressaltar que na Bahia, concentra-se a maior quantidade de cidades entre as 250 aqui listadas. São quase 16% localizadas só no estado - o que corresponde a mais de 10,4 mil homicídios.

Em números absolutos, porém, Salvador (BA) é o que tem o maior número de casos registrados. Em três anos, 4,3 mil pessoas morreram – 53,2 mortes a cada grupo de 100 mil. 

As informações do Mapa da Violência 2015 apontam que neste período, mais de 112 mil pessoas foram mortas dessa forma no Brasil.


FONTE: Exame.

Download: O uso de biodiversidade aquática no Brasil: uma avaliação com foco na pesca


O livro "O uso de biodiversidade aquática no Brasil: uma avaliação com foco na pesca" está disponível para download. A obra foi escrita por José Dias Neto e Jacinta de Fátima Oliveira Dias e lançado pelo IBAMA/MMA. O livro é divido em 3 capítulos. O capítulo 1 aborda o uso da biodiversidade aquática no mundo (pesca e aquicultura). No capítulo 2, o uso da da biodiversidade aquática no Brasil, com foco na pesca. E o terceiro capítulo apresenta o resultado do uso da biodiversidade aquática no Brasil - uma possível avaliação.

O livro é uma abordagem sobre a situação do uso da biodiversidade aquática, com foco nos recursos pesqueiros do mundo, com destaque para a situação do Brasil. As análises, discussões e conclusões sobre os vários aspectos tecnológicos e bioecológicos dos recursos e da pesca são abrangentes e exaustivas. As informações apresentadas mostram que a pesca mundial continua a enfrentar uma crise e que a situação no Brasil não é diferente. O mais provável é que seja mais grave, já que 100% das 25 espécies ou grupos de espécies marinhas mais importantes encontram-se plenamente explotados ou sobrepescados, assim como as 16 espécies ou grupo de espécies do ambiente continental.

Para ter acesso ao livro clique aqui.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Municípios do extremo sul baiano formam primeiro consórcio de saúde


Treze municípios do Extremo Sul baiano avançam na criação do primeiro consórcio de saúde do estado. O compromisso foi formalizado a partir da assinatura do protocolo de intenções para a constituição da entidade, no dia 5, em cerimônia realizada no Salão de Atos da Governadoria, com a participação do governador Rui Costa e do secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Os consórcios propõem um novo modelo de financiamento e gestão dos serviços de saúde com o objetivo de ampliar e descentralizar a assistência, ajudando a reequilibrar as finanças municipais. "É um marco histórico na saúde publica da Bahia, um passo importante para inverter a lógica do 'cada um por si e Deus por todos' nos serviços de saúde do estado. Estamos substituindo este modelo pelo planejamento que permite enxergar a saúde [de modo] estadual e regionalmente", disse Rui.

Os municípios de Teixeira de Freitas, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Vereda, Prado e Nova Viçosa, Alcobaça, Medeiros Neto e Mucuri formam o consórcio do Extremo Sul. A implantação depende agora de aprovação em Assembleia Geral, do regimento e da eleição do Presidente. Depois, serão firmados os contratos de programa e de rateio.

Para o secretário Fábio Vilas-Boas, os Consórcios de Saúde representam um grande ganho para a população, que não precisará se deslocar para receber atendimento de qualidade. "Foi pactuado que o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas será incluído neste primeiro consórcio e as despesas da unidade serão rateadas entre o Estado e os municípios", acrescentou Vilas-Boas.

Regionalização

Regulamentados por meio de lei estadual sancionada pelo governador em setembro, os consórcios passam a ficar responsáveis pela gestão regionalizada de serviços, como unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais e, eventualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), além de hospitais municipais.

No modelo, o Estado fica responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante. Os consórcios vão ficar responsáveis pela gestão das 28 policlínicas construídas pelo Governo do Estado, com até 13 especialidades, 32 serviços e equipamentos - a exemplo de tomógrafos e de ressonância magnética - para rastreamento de câncer de mama e outros exames. A primeira policlínica será construída em Teixeira de Freitas, na antiga área do Derba.

FONTE: Texto completo da Secom Governo da Bahia.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Câmara aprova projeto que cancela suspensão do período do defeso

Governo editou portaria que suspende, por 120 dias, o período do defeso para auditoria dos pescadores e do pagamento do seguro-defeso, mas projeto aprovado pelo Plenário susta os efeitos da norma. Maioria dos deputados avalia que a liberação da pesca compromete o meio ambiente

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou no dia 5 o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 238/15, do deputado Silas Câmara (PSD-AM), que susta os efeitos da portaria do governo que suspendeu, por 120 dias, o período do defeso – em que a pesca é proibida por conta da reprodução dos peixes. Com a portaria, a pesca é liberada e os pescadores perdem o direito de receber o seguro-defeso. O projeto aprovado segue para análise do Senado.

Para ler o texto completo, clique aqui. 

FONTE: Câmara dos Deputados.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Mar Sem Fim disponibiliza episódios sobre Abrolhos e região

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos - Parte 1 - Episódio 30:



Parque Nacional Marinho dos Abrolhos - Parte 2 - Episódio 31:

Canal OFF escolhe Cumuruxatiba como um dos 10 lugares mais maravilhosos para acampar e passar as férias no Brasil

De acordo com matéria publicada no site do Canal OFF o distrito de Cumuruxatiba ocupa o 7º lugar entre os 10 lugares mais maravilhosos do Brasil para acampar e passar as férias. Confira a relação:

1 - Ibitipoca – Minas Gerais 
2 - Praia do Sono – Paraty 
3 - Parque da Cachoeira – Rio Grande do Sul
4 - Carrancas – Minas Gerais
5 - Vila de São Jorge – Chapada dos Veadeiros
6 - Japaratinga – Alagoas
7 - Cumruxatiba – Prado (Bahia)
8 - Brotas – São Paulo
9 - Teresópolis – Rio de Janeiro
10 - Valença – Bahia

FONTE: Canal OFF, disponível também aqui