quarta-feira, 22 de julho de 2015

Convite para o I Fórum Social da Universidade Federal do Sul da Bahia


A Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB estará realizando nas próximas semanas três Encontros Regionais do I Fórum Social da UFSB, que acontecerão nos Campus de Itabuna (24 e 25/7), Teixeira de Freitas (31/7 e 1º/8) e Porto Seguro (07 e 08/8). O Encontro Geral do I Fórum Social da UFSB será realizado de 16 a 19 de setembro de 2015, em Porto Seguro.

O objetivo do I Fórum Social da UFSB é fortalecer e ampliar parcerias entre a UFSB e a sociedade para elaboração de uma agenda comum direcionada para o desenvolvimento e a sustentabilidade regional. Os temas gerais do Fórum serão: Universidade e Sociedade em diálogo: diversidades, Inclusão e Equidade e Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade: Água, Mata Atlântica e Empreendimentos de Impacto. 

O evento envolverá oficinas e mesas de diálogo para construção da agenda comum, para as quais é necessário efetuar inscrição no site www.ufsb.edu.br ou pelo telefone 73-3613-6295. As inscrições serão recebidas até o dia 29 de julho. 

Mais detalhes estão disponíveis no site da UFSB, aqui.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Encontro articula rede de sementes florestais nativas na Mata Atlântica da Bahia

O encontro Semente Junta a Gente aconteceu nos dias 16 e 17 de julho na cidade de Cruz das Almas/BA e reuniu técnicos, coletores de sementes, viveiristas, estudantes, pesquisadores e demais interessados em restauração florestal. A ação é parte do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, e aconteceu graças à parceria entre o Grupo Gambá com a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, Gana, UFRB e UFBA.

A necessidade de organizar uma rede que congregue atores do setor de restauração florestal veio das perspectivas do setor que surgem a partir da exigência de  regularização das propriedades rurais e registro Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR). 

Para Renato Cunha, coordenador executivo do Gambá, as oportunidades que podem surgir exigem que o setor esteja preparado: Existe um campo bem significativo para a restauração florestal com espécies nativas na Bahia, tanto no bioma Mata Atlântica quanto na Caatinga e no Cerrado. É preciso que haja uma política pública para fortalecer efetivamente essa necessidade que está sendo colocada cada vez mais. Existem algumas iniciativas do governo, como o Plano de Revegetação da Mata Atlântica, do Ministério do Meio Ambiente, e o compromisso de restaurar 12 milhões de hectares assumido pela presidenta Dilma. A rede vem fortalecer essa iniciativa através de uma articulação mais ampla entre várias entidades que trabalham na área, têm viveiros e buscam a conservação da Mata Atlântica. É uma iniciativa importante para congregar e fortalecer essa cadeia produtiva da restauração”, defende.

Começa a temporada de observação das baleias jubarte na costa da Bahia

Foto: Wikimedia Commons
Começa este mês a temporada de observação da baleia Jubarte na costa da Bahia. É entre os meses de julho e novembro que cerca de 15 mil desses mamíferos marinhos vêm da Antártida para o litoral brasileiro a fim de se reproduzirem e acasalarem, um ritual da natureza que se transformou em uma grande atração turística. O principal berço fica no Parque Nacional dos Abrolhos, localizado na cidade de Caravelas, no Extremo Sul da Bahia.

O turismo de natureza é a segunda modalidade mais procurada por estrangeiros no país, com 19% da preferência, segundo estudo do Ministério do Turismo. Somente em 2014, os parques nacionais receberam quase 6,6 milhões de turistas, 10,8% a mais do que no ano anterior.

O vasto e competitivo potencial para o turismo de natureza, aliás, é uma das pautas estratégicas do MTur. A estruturação dessas unidades de conservação e o aumento da visitação a essas áreas estão entre as prioridades do Plano Nacional do Turismo (PNT).

De acordo com o ministro do Turismo, Henrique Alves, o turismo é uma forma eficiente de proteger o patrimônio natural do país. “O Brasil é a nação mais competitiva do mundo em recursos naturais.
O turismo, portanto, é um aliado da preservação: quanto mais se aprecia, mais se cuida e preserva, e mais se gera renda, riqueza, empregos e boas experiências de turismo no país”, diz.

Abrolhos e o visitante

Por se tratar de uma área de conservação, as regras são rígidas para a chegada em Abrolhos. A porta de entrada é o município de Caravelas e as embarcações levam cerca de três horas para chegar ao arquipélago.

A cerca de 70km da costa estão as ilhas vulcânicas Redonda, Siriba, Guarita, Sueste e o Recife dos Timbebas. O desembarque só é permitido na ilha Siriba, onde também é possível fazer trilha e observar aves.

A riqueza biológica do parque de Abrolhos é tamanha que, nos anos 1830, a região foi objeto de pesquisa do cientista Charles Darwin, criador da teoria da evolução das espécies.

Com o fim da caça e o aumento da população das baleias, cada vez mais é possível avistá-las em diferentes pontos da costa baiana. Hoje, empresas especializadas oferecem esse tipo de turismo em quase todo o litoral do estado.  Nesta época, as baleias costumam ficar em águas rasas, bem próximas da costa, a fim de proteger os filhotes de predadores. Isso facilita a aproximação e observação.

Sérgio Cipolotti, do Projeto Baleia Jubarte, afirma que desde que feito de maneira responsável, esse tipo de turismo ajuda a viabilizar economicamente a preservação desses gigantes marinhos. “O Projeto Baleia Jubarte incentiva o turismo de observação, por entender que ele ajuda a viabilizar economicamente a preservação da espécie”, diz Cipolotti. Em média, os filhotes medem quatro metros e pesam 1,5 tonelada. Já os adultos chegam a 16 metros de comprimento e 40 toneladas, o que equivale ao peso de oito elefantes juntos.

Além de se admirar com a beleza e tamanho das baleias, os turistas podem ver acrobacias e saltos nos quais as baleias chegam a expor até dois terços do corpo. A fim de não prejudicar o ecossistema, entretanto, é fundamental conscientizar os turistas sobre o equilíbrio ecológico na região e sobre a importância de respeitar os animais. Por isso, o passeio deve ser feito por meio da contratação de operadoras capacitadas em lidar com a espécie marinha. 

Também é preciso seguir regras como: não aproximar o barco a menos de 100 metros das baleias; desligar as hélices do barco durante o período de observação; não permanecer mais de 30 minutos próximo às baleias e respeitar o limite de velocidade. As embarcações devem ter sempre um biólogo a bordo que, além de coletar informações para pesquisas, ajuda a orientar os turistas e tripulantes.
Outras dicas para o visitante de praias e áreas naturais estão disponíveis em www.passaporteverde.org.br, ação do PNUMA em parceria com os ministérios do Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

A campanha é parte de uma iniciativa global que visa estimular o turista a adotar atitudes de consumo responsável. O viajante pode conferir também o Guia Viaje Legal, do Ministério do Turismo, que reúne uma série de recomendações para evitar imprevistos na viagem, além de dicas sobre turismo consciente.

MAIS TEXTOS SOBRE A TEMPORADA 2015 EM ABROLHOS:

Baleias-jubarte na Costa da Bahia atraem turistas: 


FONTE: Texto da Tribuna da Bahia, disponível aqui

Julho é o mês das baleias-jubarte em Abrolhos, na Bahia

Começa neste mês a temporada das baleias-jubarte na região de Abrolhos, sul da Bahia, que sempre aqueçe o turismo na região. No período, os mamíferos fogem do inverno rigoroso na Antártida para o clima tropical do Brasil, em busca das águas mornas, rasas e cristalinas do arquipélago para procriar.

Também conhecidas como baleias-cantoras ou baleias-corcundas, as jubartes têm como característica marcante a docilidade, fato que atrai grande quantidade de turistas à Costa das Baleias, região formada por Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri.

“Aconselho baianos e turistas a conhecerem esta maravilha da natureza e ver de perto os mamíferos gigantes”, afirma o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado. Um dos melhores momentos da atração pode ser conferido durante os passeios de barco, quando os visitantes se encantam com a presença das baleias que se aproximam, encenam acrobacias e emitem sons que pressupõem a dança do acasalamento.

FONTE: Texto da Karina Cedeño para o site PANROTAS, disponível aqui.