quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Curso Técnico em Guia de Turismo do Colégio Polivalente de Caravelas convida para exposição de fotos antigas


Google inicia em Fernando de Noronha mapeamento subaquático no Brasil


Depois de disponibilizar visitas virtuais a desertos, graffitis, a Marte e a Lua, a Floresta Amazônica, a diversos pontos turísticos e até mesmo a um futuro hipotético com cidades alagadas pelo aquecimento global, o Google continua sua viagem em grande estilo. A próxima parada? Fernando de Noronha. Mais especificamente o fundo do mar do arquipélago.

O Google Maps está fazendo agora o mapeamento subaquático dos oceanos, e no Brasil, decidiu começar por Noronha. A novidade é parte da ambição maior da gigante americana de mapear o mundo todo, incluindo o que está submerso ou em órbita no espaço.

Na primeira etapa do projeto, foram mapeados 50 km a pé e 6 km embaixo d'água, ao longo de 12 dias durante o mês de outubro, em Fernando de Noronha e no Atol das Rocas. Os técnicos utilizaram uma mochila especial com uma enorme bola na ponta contendo 15 câmeras fotográficas que captam imagens em 360º para o Street View.

As antenas de GPS cuidam da geolocalização para que cada imagem esteja associada a uma latitude e longitude determinada. Segundo a empresa, as imagens coletadas devem estar disponíveis no começo do ano que vem.

FONTE: Catraca Livre, texto da BBC.

Em mega-operação, policiais espancam e atiram balas de borracha contra os Pataxó em Itamaraju

Em ação truculenta para cumprir mandado de reintegração de posse na Aldeia Boca da Mata, a Polícia Federal com apoio da Polícia Militar e Civil do estado da Bahia, disparou ontem (26) balas de borracha e bombas de gás contra os indígenas Pataxó. Segundo relatos, os policiais não pouparam nem crianças e mulheres.



Uriba Pataxó informou que há muitos indígenas desaparecidos nas matas que estavam fugindo do ataque da Polícia. O representante da Funai na região, Tiago de Paula, estava na área e segundo indígenas ele também foi agredido. “Bateram em nossos parentes, nossas crianças e mulheres. Tem índio que ainda tá perdido no mato. Chegaram botando terror. Tem mais de 30 viaturas no território, PF, Polícia Civil e Polícia Caema. Então é muita policia, já chegaram espancando os índios, estamos preocupados com nossos parentes que ainda estão perdidos no mato”, lamenta Antônio José Pataxó, que vive na Aldeia Guaxuma, outra área de retomada distante 11km de Barra Velha, local onde aconteceu a barbárie.

A Polícia pretende cumprir todas as liminares favoráveis aos fazendeiros que reivindicam a posse do território tradicional dos Pataxó. Devido a morosidade do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em assinar as Portarias Declaratórias, os fazendeiros estão entrando com liminares reivindicando as terras ancestrais dos indígenas. Deixando-os vulneráveis e expostos a ataques, um verdadeiro contexto de insegurança e violência.

São 13 portarias declaratórias de terras em todo o Brasil que estão na mesa do ministro só à espera da assinatura. Nos últimos quatro anos, foram três audiências dos Pataxó com o ministro da Justiça, inclusive a última, no dia 20 de outubro deste ano, a audiência foi em uma das áreas de retomadas dos indígenas. Onde estavam presentes o Ministério Público Federal, a Funai e o MJ. Na reunião, ficou acertado que não haveria ação policial contra os Pataxó, acordo violado com essa operação violenta. Os indígenas afirmam que uma base da polícia esta instalada no território, onde permanecerá durante três dias.

A Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal, situada nos municípios de Porto Seguro, Prado, Itamaraju, região do extremo sul da Bahia é área tradicionalmente ocupada pelos Pataxó, conforme vários relatos históricos desde de 1.500 e tem o território delimitado e homologado conforme processo Funai com 8.627 hectares, entretanto, os indígenas reivindicam 52.748 hectares, área que incide no Parque Nacional Monte Pascoal, sobreposto a Terra Indígena.

Em desacordo com a reivindicação da comunidade indígena, a terra indígena foi demarcada em 1981 e declarada como posse permanente da comunidade por meio da Portaria de nº 1.393, em 1982.

Área que é insuficiente para uma população de mais de 5 mil indígenas espalhados em cerca de 17 aldeias. Com a revisão de limites essa área passa para 52.748 hectares, sendo que desse total,  22.500 pertence ao Parque Nacional do Monte Pascoal , criado em 29 de novembro de 1961. Na década de 1970, a área foi reduzida.

Devido a demora do governo na regularização territorial em abril de 2014, as lideranças e membros de várias comunidades indígenas deram início ao processo de retomadas em fazendas que estão dentro da área delimitada pela Funai, totalizando cerca de 27 propriedades, para pressionar o Ministério da Justiça a expedir Portaria Declaratória. Atualmente existem cerca de 13 interditos proibitórios, 12 mandados de reintegrações e manutenção de posse na Justiça Federal de Eunápolis e Teixeira de Freitas, aguardando cumprimento pela Polícia Federal.

FONTE: Cimi, também disponível no Língua Ferina.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Gavião-pato: ave rara avistada em plantio de eucalipto no Espírito Santo

O registro fotográfico do gavião-pato é do técnico de pesquisa da Fibria, José F. Pissinati.
Um exemplar do gavião-pato (Spizaetus melanoleucus), espécie rara, foi avistada em áreas de floresta da empresa em Aracruz (ES), enquanto pousava sobre a copa de um eucalipto e observava a movimentação da equipe de pesquisadores da empresa.

De beleza exuberante, a ave de rapina apresenta topete e unhas perfeitos, sendo a mais rara das três espécies brasileiras do gênero SpizaetusO gavião-pato alimenta-se de outras aves, répteis, anfíbios e mamíferos pequenos. O animal apresenta baixíssima densidade populacional e não tem hábitos migratórios, estando distribuído em poucas áreas.

FONTE: Pauta 6.

Fibria inaugura apiário experimental em Mucuri (BA)

Apicultores do sul da Bahia ganharão um importante reforço na produção de mel, pois a Fibria, em parceria com a Syngenta, inaugura no dia 27 de novembro (quinta-feira) um Apiário de Difusão Genética, em Mucuri (BA). Trata-se de um apiário experimental que vai trabalhar com pesquisas para aperfeiçoar as técnicas de manejo de abelhas e alavancar a produção de mel na região.

A iniciativa faz parte do Programa Colmeias, desenvolvido pela Fibria para incentivar a produção de mel em seus plantios florestais. Este é o segundo apiário experimental que a empresa inaugura em parceria com a Syngenta. O primeiro funciona desde agosto em Capão Bonito (SP), e a meta é instalar outros oito apiários em florestas de eucalipto da Fibria.

A Unidade de Difusão Genética de Mucuri está instalada próximo ao Entreposto da Casa do Mel, na rodovia BA 698, km 7, no município de Mucuri.

FONTE: Pauta 6.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Tartaruga-Gigante desova em praia de Porto Seguro

Foto: Imagem Ilustrativa

Voluntários da ONG PAT Ecosmar estão monitorando uma praia do município de Porto Seguro onde aconteceu no dia 16/11 uma raríssima desova de tartaruga-gigante (Dermochelys coriacea). A tartaruga-gigante ou tartaruga-de-couro é a maior espécie de tartaruga marinha hoje existente no planeta, podendo seu casco medir até dois metros de comprimento e pesar até 700 quilos, embora já tenham sido encontrados exemplares com 950 quilos!

Segundo o “Estudo da avaliação do estado de Conservação” dessa espécie de tartaruga marinha, feito pelo Ministério do Meio Ambiente e o Projeto TAMAR em 2011, no Brasil a tartaruga-gigante “possui um número muito baixo de fêmeas (estimado entre 1 e 19) desovando a cada temporada reprodutiva” (em: Biodiversidade Brasileira, 2011, Ano I, Nº 1)

Nas temporadas 2012-2013 e 2013-14 esses números subiram um pouco, mas a situação dessa espécie no Brasil e no mundo ainda é muito preocupante.

A ocupação desordenada das praias, a coleta de ovos e a captura com linha de pesca são os fatores que levaram essa espécie à beira da extinção no Brasil e no mundo: por isso cada desova de tartarugas marinhas dessa espécie, no extremo Sul da Bahia, é motivo de comemoração pela ONG PAT Ecosmar.

O local exato da desova não está sendo divulgado para fins de preservação e dois voluntários da ONG irão vigiar o ninho até a sua eclosão, prevista para janeiro de 2015. 

FONTE: SulBahiaNews.

Animais são apreendidos em áreas de preservação no Extremo Sul da Bahia

A criação de bovídeos em Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL) continua sendo realizada no extremo sul da Bahia. Mesmo após diversas ações de notificação, apreensão e também de conscientização juntos aos criadores, na última semana, em Eunápolis, foram apreendidos 39 animais, sendo 30 bovinos, 5 equinos e 4 muares, que infringiam as leis ambientais e de defesa agropecuária. 

Só este ano já foram retirados 4.583 animais destas áreas de preservação ambiental por meio da operação capitaneada pelo Ministério Público da Bahia, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura, e a Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cippa), e com o apoio da empresa de celulose da região.

De acordo com o diretor de Defesa Sanitária Animal da ADAB, Rui Leal, os criadores que tiveram seus rebanhos apreendidos são reincidentes nas infrações e os animais estão à disposição do Ministério Público da Comarca de Eunápolis para serem adotadas as devidas providências. “É crime contra a saúde pública diante da possibilidade de abate clandestino, a defesa sanitária ao considerar os riscos de introdução de enfermidades, e o meio ambiente, partindo da necessidade de recuperação da vegetação nativa da Mata Atlântica”, disse Leal.

Novas ações vão coibir atividade irregular

Novas ações serão realizadas na Coordenadoria de  Teixeira de Freitas, coibindo a atividade irregular, já que os criadores estão criando seus animais sem o controle sanitário regular e muitos sem cadastro na ADAB. “É uma porta aberta para a entrada de enfermidades com grande importância econômica, a exemplo da Febre Aftosa e Brucelose”, ressaltou a coordenadora regional Millena Cerqueira, ao ressaltar que todos foram alertados e, caso fossem reincidentes, estariam sujeitos ao encaminhamento dos animais ao abate sanitário previsto na Lei. A ADAB vai dar continuidade às ações, principalmente em novembro, diante da segunda etapa de vacinação contra a febre Aftosa na Bahia realizada durante todo o mês.

FONTE: Tribuna da Bahia.

Plano Estadual de Cultura foi sancionado pelo governador da Bahia

O governador Jaques Wagner sancionou a lei publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia do dia 14, que dispõe sobre o Plano Estadual de Cultura da Bahia. Aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa (Alba) em 5 de novembro - Dia Nacional da Cultura -, a Lei Nº 13.193 garante maior estabilidade às políticas públicas culturais no estado em atendimento ao Plano Nacional de Cultura, aprovado em 2010.

Coordenado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o plano estabelece as diretrizes para uma estratégia permanente de planejamento do desenvolvimento da cultura baiana, em parceria com municípios e União, a partir do plano nacional, que tem vigência de dez anos.

FONTE: Secult-BA.

Ministra do Meio Ambiente participa de inauguração em Teixeira de Freitas

Foi inaugurada na manhã do dia 13/11 a base de produção de mudas do Programa Arboretum de Conservação e Restauração da Diversidade Florestal. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a Ministra do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos da Amazônia Legal, Izabella Teixeira, o procurador-geral de Justiça do Estado da Bahia, Márcio José Cordeiro Fahel, o Secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugênio Spengler, o diretor substituto do Serviço Florestal Brasileiro, Marcus Vinícius da Silva Alves, o Superintendente do Ibama no Estado da Bahia, Célio Costa Pinto, o promotor de Justiça Regional Ambiental de Teixeira de Freitas, Fábio Fernandes Corrêa, a diretora do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Minervina Joseli Espíndola Reis, o Diretor de Fomento e Inclusão do Serviço Florestal, Raimundo Deusdará Filho e o Gerente da Unidade de Segurança e Meio Ambiente da Fundação José Silveira, Luiz Roberto Reuter, além de diversos representantes políticos da região. 

minis02_view
O Programa Arboretum pretende ser um modelo interinstitucional de atuação em pesquisa, extensão e normatização, num ciclo que vai desde a coleta de sementes, produção de mudas, passando por plantios para conservação, restauração e uso sustentável, até os monitoramentos. O Programa conta ainda com estrutura de suporte técnico e logístico. Segundo o promotor de Justiça Regional Ambiental de Teixeira de Freitas, Fábio Fernandes Corrêa, explicou que o grande objetivo do Programa Arboretum é a conservação, restauração e valorização da Mata Atlântica, sendo um programa estruturante para dar suporte à produção de conhecimentos científicos e ações práticas na região do Extremo Sul.

A base inaugurada conta com setor administrativo, herbário, carpoteca, xiloteca, laboratório de sementes, câmaras de armazenamento de sementes, viveiro, espaço de oficinas, jardim sensitivo e arboreto. A realização do Programa é do Ministério Público do Estado da Bahia em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro, Uneb, Fundação José Silveira, Embrapa, Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Secretaria do Meio Ambiente do Governo da Bahia e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).



FONTE: Com informações da Prefeitura Municipal de Teixeira de  Freitas.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Oportunidade de mestrado na California para brasileiros com interesse na gestão pesqueira

O Programa de Bolsas Latin American Fisheries Fellowship Program of UC Santa Barbara’s Bren School of Environmental Science & Management está recrutando candidatos para o seu curso de mestrado de 2015. O LAFF Fellows é um mestrado em Ciências Ambientais e Licenciatura em Gestão especializada em Gestão de Recursos Costeira Marinha. Eles procuram o quinto grupo de bolsistas entre profissionais altamente motivados pela Gestão da Pesca na América Latina e interessados em se envolver em projetos inovadores voltados para a resolução de problemas ambientais com foco sobre a pesca sustentável e conservação marinha na América Latina.


FONTE: LAFF.

domingo, 16 de novembro de 2014

Levantamento de ONG mexicana mostra que Salvador é a 13ª cidade mais violenta do mundo



Salvador aparece como a 13ª cidade mais violenta do mundo em 2013, segundo levantamento feita pela ONG mexicana CCSPJP - El Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública y la Justicia Penal A.C, que ganhou maior divulgação após ser publicada pelo site norte-americano Business Insider. A publicação do Business Insider, feita no último dia 10 de novembro, usou uma imagem feita no bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador, para ilustrar o fato de 34 das 50 cidades mais violentas estarem localizadas na América Latina. A foto, feita pelo fotógrafo Lunaé Parracho para a agência de notícias Reuters, mostra um garoto de 18 anos de pré-nome Poison, posando para o registro fotográfico com duas armas nas mãos, mostrando ao fundo o bairro da capital baiana. A cidade hondurenha de San Pedro Sula aparece como a mais violenta do mundo. Ao todo, 16 cidades brasileiras estão entre as 50 mais violentas. A pesquisa feita pela ONG mexicana está disponível aqui. Em abril deste ano, a ONU também publicou um levantamento, colocando Salvador na 13ª entre as cidades mais violentas.

FONTE: Texto disponivel também no Bahia Notícias, aqui.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Firjan classifica as 100 melhores (e piores) cidades para se viver em 2014

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou nos últimos dias a lista com as 100 melhores (e piores) cidades brasileiras para viver em 2014. A Firjan anualmente publica um índice similar ao IDHM das Nações Unidas: o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal  (IFDM) onde monitora os níveis de desenvolvimento socioeconômico de todos os 5.565 municípios brasileiros em três diferentes áreas: emprego & renda, educação e saúde. Criado em 2008, ele é feito exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

A pesquisa levou em consideração os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Fundação João Pinheiro (FJP), nos quais se baseia o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da ONU. A pesquisa, para chegar aos resultados, contou também com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levando-se em conta os dados do Censo 2011, dos Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Assim, fatores como população, PIB, governança, finanças, educação, segurança, tecnologia, dentre outros, foram levados em conta.

Com exceção de Lucas do Rio Verde (MT) e Euzébio (CE) todas as 50 primeiras cidades estão nas regiões Sul e Sudeste. Entre as capitais o pódio é formado por Curitiba, São Paulo e Vitória. 

Dos 5.565 municípios brasileiros, Caravelas ficou na 4.382º posição, na frente de Canavieiras (4.549º), Prado (4.573º) e Alcobaça (5.231º), mas muito atrás de Ibirapuã (1.367º), Lajedão (1.882º), Teixeira de Freitas (2.103º) e Nova Viçosa (3.191º), todas no Extremo Sul da Bahia

Para saber mais, visite o site da FIRJAN, aqui.

Sefaz-Ba realiza operação para controlar fluxo de café no extremo sul

Visando estabelecer um maior controle do fluxo de entrada e saída de café no extremo sul baiano, bem como o ingresso de outros produtos de valor agregado relevante, a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba) iniciou, neste mês, a Operação Grãos de Ouro.

A ação, que acontece até 31 de dezembro, atinge diversas cidades da região, entre elas Itagimirim, Eunápolis, Porto Seguro, Itabela, Itamaraju, Prado, Alcobaça, Nova Viçosa, Mucuri e Teixeira de Freitas. “Um dos objetivos é coibir o trânsito irregular de mercadorias, evitando a sonegação fiscal e a concorrência desleal”, explica o superintendente de Administração Tributária da Sefaz-Ba, José Luiz Souza. No total, participam da operação 75 servidores, entre agentes de tributos, auditores fiscais e policiais, além de estarem sendo utilizadas 12 viaturas. 

O diretor de Administração Tributária da Região Sul (DAT-Sul/Sefaz-Ba), Zelington Coqueiro, ressalta ainda que, “pela importância do café como um produto de alto valor agregado, é importante ter uma atenção especial no tocante à circulação, com a intensificação das ações de fiscalização na região, que é uma rota de entrada e saída para o Sul e Sudeste do país”. 

Embora a operação tenha como foco principal a circulação de café, a Sefaz-Ba está fiscalizando também outros produtos como água mineral, combustível (em especial o álcool hidratado), bebidas quentes, produtos resultantes do abate de carne, farinha de trigo, produtos objeto de protocolo e/ou convênio; medicamentos (principalmente os produtos transportados em veículos utilitários) e açúcar. 

FONTE: Texto de Ronildo Brito para TeixeiraNEws, disponível também aqui.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Jornal Comunitário O Samburá visita obra do Aeroporto de Caravelas e traz entrevista exclusiva

Com previsão de finalização das obras em dezembro de 2013 e promessas do Governo Estadual de que funcionaria já em fevereiro de 2014, a população Caravelense começou a se questionar sobre a possível revitalização do Aeroporto de Caravelas. A preocupação aumentou quando o Aeroporto de Teixeira de Freitas, que iniciou as reformas ainda em 2014 começou a receber vôos regulares. Será que desistiram do Aeroporto de Caravelas? Será que estão mesmo trabalhando na reforma do nosso Aeroporto? E afinal, pra onde foram os 18 milhões que prometeram investir? Pois é, o Jornal O Samburá foi atrás destas e de outras respostas, leia:

Aeroporto das Conchas de Caravelas, história e glória recuperadas

O Aeroporto das Conchas está na memória do povo Caravelense, que lembra os anos de grande movimentação na cidade, quando agitava a vida pacata dos moradores da região e ajudou muito a economia local. Os moradores que presenciaram esta fase contam O aeroporto de Caravelas chegou a ter cinco empresas operando comercialmente, com voos regulares. Também contam que devido aos vôos internacionais era possível ter acesso ao jornal New York Times do dia e “pegar carona” nos vôos regulares que iam e vinham a Recife e ao Rio de Janeiro.

Moradores mais antigos contam que já na década de 1920 existia uma pista de terra batida no local, mas o Aeroporto como conhecido hoje em dia foi construído na década de 1940 pelos americanos em acordo com Governo brasileiro, com o objetivo de atuar como base aérea militar das forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Os americanos instalaram bases aéreas em cinco pontos estratégicos na América do Sul: Belém (PA), Natal (RN), Salvador, Recife (PE) e Caravelas (BA). Nesta época pousavam aqui aviões supersônicos e cargueiros. O Sr. Elias Siquara, de 91 anos, guarda na memória a época em que a cidade estava em clima de guerra e conta que "até cassino eles colocaram pra funcionar. Era um movimento grande, com os militares andando pela cidade”, observou Elias.

Com o fim da guerra o aeroporto continuou em funcionamento, até que em 2007 foi interditado pelo Ministério da Aeronáutica devido às precárias condições das pistas, que estariam soltando britas e causando risco às aeronaves. Em julho de 2009, quando o então presidente Lula e o Governador Jaques Wagner estiveram em Caravelas para a cerimônia de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente e criação da Reserva Extrativista de Cassurubá, nos manguezais da região de Abrolhos, em seu discurso ele já prometia a revitalização do Aeroporto, que iniciou em dezembro de 2010.

Sob responsabilidade da Aeronáutica, o investimento de R$ 18 milhões veio através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal e está sendo aplicado através de convênio com o 11º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, que executa a obra de restauração das pistas e pátio. Abaixo, acompanhe uma entrevista com o Capitão Marcus César, militar responsável pela obra do Aeroporto.

Capitão Marcus Cesar em entrevista ao Jornal Comunitário O Samburá

Samburá: O Aeroporto de Caravelas estava previsto para ficar pronto em 2013, porque a demora?
Capitão: Toda obra pode trazer surpresas, como se trata de um aeroporto de grande porte, o reforço na estrutura tem que ser detalhado, com muita qualidade. Temos um acompanhamento tecnológico, seguimos muitas normas. A fiscalização está presente 24 horas, para aprovar a qualidade do asfalto, por exemplo. Tivemos dois problemas que atrasaram as obras, o primeiro foram as chuvas, que paralisaram a obra em vários períodos, pois quando chove, devido ao solo arenoso da região, a pista ficava molhada, a umidade vem de baixo e de cima. Outro problema foi que o projeto inicial previa o aproveitamento do asfalto antigo, porém houve locais onde a fundação desse asfalto antigo não suportou o tráfego das máquinas trabalhando, implicando na necessidade de refazer a base nesses locais. Isso aumentou o custo da obra, necessitando de mais recurso para finalizá-la. Todo o recurso recebido já foi aplicado, estamos aguardando nova descentralização para realizar os serviços restantes.O resultado agora é de grande qualidade e a durabilidade será muito melhor.

Samburá: O que o projeto prevê? O que já foi feito e o que ainda falta fazer?
Capitão: O Convênio entre a Aeronáutica e o Exército prevê a revitalização do asfalto das 2 pistas de pouso e decolagem, uma com 1.530 metros (principal) e a outra com 1.150 (secundária), das duas pistas de taxiamento, o pátio de aeronaves, que pode abrigar cerca de 10 aviões, a pintura completa das pistas e o gramado ao redor. Deste projeto já está 94,43% pronto, as duas pistas de pouso e decolagem estão ok, o pátio de aeronaves está ok, a pista de taxiamento Alfa também está pronta, inclusive com pintura e gramado. Agora falta uma parte da outra pista de taxiamento, chamada de Bravo, com 500 metros de comprimento. Ela já recebeu a primeira camada de asfalto e faltam duas. Faltam também os detalhes de acabamento, como gramado em alguns pontos, pintura e camada final de asfalto nos pontos de encontro das pistas.

Samburá: Quantas pessoas foram envolvidas na obra?
Capitão: Atualmente estão envolvidos na obra 210 homens, mas em alguns momentos chegamos a ter 280.

Samburá: Qual a situação atual da obra e qual a previsão para finalização?
Capitão: Estamos esperando o recurso do Governo Federal previsto para este início de outubro para finalizar a obra. Se tudo correr como planejado, a previsão é de finalizar ainda este ano.

Samburá: Quando o Exército acabar a obra os aviões já podem pousar? O que ainda falta ser feito?
Capitão: Teoricamente sim, mas ainda faltam detalhes operacionais, importantes principalmente para o uso comercial do Aeroporto. Após o término da obra a expectativa é que a Aeronáutica repasse o Aeroporto para o Governo do Estado, que ficará responsável pelas obras de infraestrutura e segurança, como balizamento noturno, além da parte da infraestrutura, com reforma do terminal de passageiros, instalação de esteiras de bagagem, equipamentos de Raio-X, concessão de espaços para prestação de serviços, Corpo de Bombeiros, etc.

Samburá: Qual a importância do Aeroporto de Caravelas agora que a região tem o Aeroporto de Teixeira de Freitas funcionando?
Capitão: De grande porte, o Aeroporto de Caravelas está ao nível do mar, significando desempenho muito melhor para todas as operações aéreas. Também não há obstáculos nas áreas de aproximação e nem perto das cabeceiras, pois a área de escape é muito grande, mais de 1 km até a rodovia. Como possui duas pistas de aterrissagem em forma de “X”, permitindo operações seguras de pouso e decolagem sem depender tanto do padrão dos ventos. O Aeroporto de Teixeira de Freitas é importante nesse primeiro momento, para atrair turistas e beneficiar a população, mas a pista é mais estreita e mais curta, com a rodovia bem ao lado, o que aumenta as limitações. O de Caravelas tem infraestrutura melhor e condições de receber aviões grandes, além de ter área ao redor para crescer, se necessário.

(CONTINUA NA PRÓXIMA EDIÇÃO!)


FONTE: Jornal Comunitário O Samburá.

Moratória de Pesca do Mero nas águas brasileiras foi prorrogada

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos ganha obra de arte

 

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no Extremo Sul da Bahia, foi palco para a apresentação do artista brasileiro e embaixador da vida marinha, Erick Wilson. Especialista em retratar o oceano e os animais marinhos, Erick pintou um mural gigante no Centro de Visitantes desta unidade de conservação.

A imagem demorou dois dias para ficar pronta. Ela foi feita somente com pistola de ar (sem ajuda dos pincéis) a base de tinta esmalte. O mural faz parte do Projeto 80 Gigantes do Mar, onde Erick pretende pintar 80 murais gigantes pelo Brasil, sempre representando animais marinhos como uma maneira de reforçar a mensagem de preservação dos oceanos.



Em Caravelas Erick também ofereceu uma Oficina sobre seu trabalho na sede da Filarmônica Lira Imaculada Conceição, no Povoado da Barra de Caravelas e no Projeto Patrulha Ecológica, interagindo com jovens e outros artistas locais. Acompanhe o Projeto 80 Gigantes do Mar pelas redes sociais. 

FONTE: Parnam Abrolhos. 

2015 terá 13 feriados na Bahia que podem ser prolongados

O ano de 2015 contará com 13 feriados prolongados (conhecidos como feriadões). Apenas duas das 16 folgas previstas na Bahia irão cair no domingo (Páscoa e Proclamação da República). Já o São João cai em uma quarta-feira (24 de junho). O primeiro feriado do ano, o 1º de janeiro da Confraternização Universal (onde, na Bahia, também se comemora o dia do Bom Jesus dos Navegantes), irá cair na quinta-feira, o que pode ser transformado em um feriadão. O mesmo acontece com o corpus Christi (4 de junho) e Independência da Bahia (2 de julho). Já na sexta-feira, irão cair os feriados Sexta-feira da Paixão (3 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio) e Natal (25 de dezembro). Também podem ser tornar um feriado prolongado por caírem na segunda-feira as folgas de Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida ou Dia das Crianças (12 de outubro) e Finados (2 de novembro).  Os feriados de Tiradentes (21 de abril) e Nossa Senhora de Conceição da Praia (8 de dezembro) caírão na terça-feira no próximo ano. Também entram na conta os feriados de de Carnaval e Quarta-feira de cinzas (17 e 18 de fevereiro).

FONTE: Bahia Notícias, disponível também aqui