sábado, 28 de junho de 2014

Exposição de fotos sobre pescadores artesanais acontece hoje (28/06) na FLIC!


São Pedro é comemorado na Barra de Caravelas

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkZADz-bSmXzOaAoXzJ2KzT_CALBgv89MHjdYECmG5lYAa4ltOiz4874QxP30Muo9eE1HD58RQLGNXlHwVMMCQGV-gMRRxB1iJsC0pcY8mnjzUOPJW4wJV0wSkcWomnmH_M2P_Eu5OFEYN/s1600/IMG_8572.JPG
Foto de Osmar Guarnelles (PMC).
 
O Tríduo de São Pedro, patrono dos pescadores teve início na quinta feira (26/06) na comunidade da Barra de Caravelas com culto em louvor ao santo na Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição.  A festa está mobilizando toda a comunidade através da coordenação da Filarmônica Lira Imaculada Conceição – FLIC, que é a festeira deste ano. 
No dia 27, no Arraial de Pedro, que este ano acontece próximo à Praça Ary Leite, aconteceram apresentações de quadrilhas e show com o o grupo de forró Aracuã, que a partir das 22 horas animou os presentes com o ritmo contagiante. Hoje (28) acontecem mais apresentações de quadrilhas e após as 22 horas tem show da banda Bahia Odara e do Forro Aracuã, além de barracas com venda de comidas típicas e brincadeiras juninas. 
O domingo (29) é o dia da festa do padroeiro dos pescadores São Pedro e começa com missa às 10 horas presidida pelo Padre Vanderley. A procissão marítima tem início às 13:30 e após a procissão, acontece apresentação de Gil Show e seus Teclados, bingos e sorteios para os pescadores, encerrando as festividades em homenagem à São Pedro nesta comunidade de pescadores artesanais.
Sob a coordenação da equipe da FLIC, a festa está contando com o apoio das famílias dos músicos, dos comerciantes locais e da Prefeitura Municipal de Caravelas através de sua Secretaria Municipal de Turismo e Esportes.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Programa Arboretum fortalece a cadeia de restauração florestal e gera renda a comunidades rurais no Extremo Sul da Bahia


Nessa semana de 09 a 13 de junho de 2014 estão ocorrendo as primeiras vendas de mudas nativas produzidas pelos Núcleos do Programa Arboretum de Conservação e Restauração da Diversidade Florestal. O Programa, idealizado por Natália Coelho, atualmente analista ambiental do Serviço Florestal Brasileiro, foi viabilizado por um TAC firmado pela Promotoria de Justiça Regional Ambiental de Teixeira de Freitas com empresas de celulose atuantes na região e conta com a Fundação José Silveira, como responsável pela sua gestão administrativa e financeira, além do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal – LERF, da USP/Esalq, na condução técnica dos Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas - PRADAS. 

De acordo com o TAC, as compromissárias devem adquirir prioritariamente dos Núcleos do Programa Arboretum as mudas necessárias às ações de recomposição de suas áreas degradadas e dos imóveis dos fomentados que firmaram Termo de Adesão com o MP/BA. O intuito é que se garanta um incremento da cadeia de restauração florestal no extremo sul da Bahia, além de proporcionar uma geração de renda às comunidades pertencentes a tais Núcleos.

Atualmente seis Núcleos de coleta de sementes ou produção de mudas estão sendo estruturados ou fortalecidos com as ações do Programa Arboretum, e já contaram com capacitações financiadas pelo Projeto Corredores Ecológicos. Todos receberam os seus nomes conforme a espécie da flora predominante no seu território de atuação. Juntos, os Núcleos Jequitibá (Associação do Assentamento dos Produtores Rurais de Pedra Bonita, Itamarajú/BA), Núcleo Braúna (Associação dos Produtores Rurais de Rancho Alegre, ) e Núcleo Araticum (Cooplanjé, da Aldeia Pataxó Boca da Mata, Porto Seguro/BA) venderam à Fibria Celulose S/A mais de 36.000 mudas, abrangendo cerca de 30 espécies diferentes da Mata Atlântica. A produção, inclusive, contou com sementes coletadas do Núcleo Sapucaia, da Associação do Assentamento Paulo Freire, em Mucuri/BA.

Além dos Núcleos, a própria Base do Programa Arboretum, cuja obra será entregue em julho deste ano e que está sediada em uma área de 30ha cedida em comodato pela UNEB por 30 anos, contará com um viveiro para a produção de mudas, com capacidade inicial de 500.000 por ano, mas com ênfase nas espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção.

Vale lembrar que participam do Conselho Gestor do Programa, além da Fundação José Silveira, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), a Universidade Estadual da Bahia (UNEB), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) - Tabuleiros Costeiros, o Instituto Federal Baiano (IFBaiano), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia (SEMA) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) . Também é parceiro do Arboretum a empresa Júnior da Faculdade Sul da Bahia (FASB) que apoia, principalmente, os Núcleos na sua gestão administrativa, financeira, contábil e jurídica.

FONTE: ASCOM/SFB.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Índios ameaçam fechar BR-101 durante a Copa do Mundo

Itabela: Índios ameaçam fechar BR-101 durante a Copa do Mundo

Um grupo de indígenas estão acampados às margens da BR-101, na altura do Km-773, entre os distritos de Montinho e Monte Pascoal, no município de Itabela. Eles ameaçam fechar a BR-101 durante o evento da Copa do Mundo, como forma de pressionar o governo federal em torno do processo da demarcação para ampliar a área do Parque Nacional de Monte Pascoal. 

FONTE: Teixeira Notícias.

Exército conclui os 84 quilômetros da BR- 418 no trecho Caravelas / Posto da Mata


As obras de reconstrução da rodovia BR-418, no sentido que compreende o trecho do Aeroporto da Base Aérea a partir da BA-001 em Caravelas até a BR-101 no distrito de Posto da Mata, chegaram ao fim. São 84 quilômetros de extensão, sendo que 59 km em território de Caravelas e 25 km no município de Nova Viçosa.

Atualmente o Exército finaliza apenas reparos no acostamento entre Helvécia e o Trevo de Posto da Mata. O governo ainda desenvolverá o trabalho de sinalização da pista e ainda se prevê obras de ciclovia entre a Base Aérea até a BA-001, trecho adjacente à cidade de Caravelas.

O asfalto voltou a colocar a praia de Caravelas na porta dos mineiros. O acesso direto ligando as cidades do vale do Mucuri e de todo nordeste de Minas Gerais, favorece o turismo do município de Caravelas. A cidade de Caravelas e seus balneários possuem além das suas belas praias, ilhas e festas culturais, oferece também o Parque Nacional Marinho de Abrolhos e seu famoso carnaval de marchinhas e escolas de samba. A nova BR-418 abre um canal de fácil acesso tanto para a região, quanto para os estados de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

O asfalto está ligando a cidade de Caravelas ao povoado de Taquari, distrito de Juerana, comunidade de Nova Esperança, quilombo de Volta Miúda, comunidade do Peruípe, no município de Caravelas. No município de Nova Viçosa, passa pelo distrito quilombola de Helvécia, comunidade do Noé, entroncamento de Cândido Mariano e Posto da Mata.

As obras desse trecho da BR-418 começaram em 2006 e além da reconstrução da estrada e aplicação do asfaltamento, também foram construídos bueiros, canalizações e pontes ao longo da Rodovia Federal, onde estão sendo empregados 210 homens do Exército com mão de obra qualificada e 35 máquinas pesadas, além de veículos intermediários.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Mutirão de Reparo e Manutenção de Instrumentos Musicais no Projeto Rota da Música atraiu músicos da região

O Projeto Na Rota da Música existe desde 2012 e vem trazendo para os jovens da Comunidade da Barra de Caravelas atividades de educação musical, além de socializar técnicas de reparo e manutenção de instrumentos musicais, o que tem contribuído muito para a conservação dos acervos de instrumentos de várias bandas na região.


O II Mutirão foi voltado para os instrumentos de Bocal e aconteceu na sede da FLIC durante todo o sábado (07/06) e atraiu para o espaço quase 30 músicos desta comunidade e de outras bandas da região, como da Orquestra da Congregação Cristã, da Filarmônica Lira Santo Antônio (FLISA) e da Filarmônica Amigos da Música de Alcobaça (FAMA). Colaborativamente, o grupo fez reparos em cerca de 10 instrumentos de sopro e outros instrumentos de percussão, como caixa acústica, trombones, trompetes e trombonito, trabalhando principalmente com soldas, troca de molas, confecção de eixos novos, ajuste para uma afinação melhor dos instrumentos e desamassos.

O atual maestro da Filarmônica Lira Imaculada Conceição - FLIC e coordenador de educação musical do Projeto Rota da Música, maestro Benedito Melgaço, conta que antes se tinha muita dificuldade para manter as bandas na região, pois os instrumentos musicais de sopro são geralmente caros e pequenos problemas já atrapalham o funcionamento, desfalcando as bandas e deixando os músicos sem outra alternativa de acesso a arte e cultura.

Desde o início do Projeto já passaram pelas mãos do grupo quase 100 instrumentos musicais. O Projeto Na Rota da Música é uma realização da FLIC com o patrocínio do Instituto Votorantim e da Fibria e mantém uma oficina para reparo e manutenção de instrumentos musicais e oferece oficinas de formação artística para jovens, suas famílias e professores. A FLIC existe de 1936 na comunidade da Barra de Caravelas, no extremo sul da Bahia.





FONTE: Blog da FLIC, aqui. 

Associação de Marisqueiros de Ponta de Areia inaugura nova sede em Ponta de Areia


A Associação dos Marisqueiros de Ponta de Areia e Caravelas - AMPAC inaugurou nesta terça feira (10/06) a sua sede própria no Centro de Ponta de Areia, distrito de Caravelas com a presença de cerca de 80 convidados e associados. Esta iniciativa faz parte do Projeto Caravelas Empreendedora, uma parceria entre a Fibria, a Colônica de Pesca Z25, a Associação de Pescadores de Caravelas (Apesca) e a Ampac.

O atual presidente da Ampac, Uilson Alexandre, em seu discurso disse que a nova sede é a realização de um sonho, pois reforça a credibilidade da organização social na comunidade local. São 110 metros quadrados de área construída, que poderão ser usados para reuniões, palestras, treinamentos, cursos e outras atividades da instituição, que conta com 280 associados.

Veleiro Lord Nelson retorna ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos


Lord Nelson é o primeiro navio alto no mundo concebido e construído para ser navegado por pessoas de todas as capacidades físicas, permitindo que tripulantes portadores e não portadores de deficiência tenham um papel igualmente ativo na navegação. Após a primeira visita em agosto de 2012, o veleiro retornou ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos nesta primeira semana de maio, durante a viagem de 17 dias entre o Rio de Janeiro e Recife.



Em Abrolhos a tripulação foi recebida na Ilha Siriba pelos monitores ambientais do Parque, onde participaram de mergulhos e trilha ambiental e também pela equipe da Marinha do Brasil, que os recebeu na Ilha Santa Bárbara.



O veleiro Lord Nelson é operado pela instituição de caridade britânica JubileeSailingTrust – JSL e foi um presente da Rainha inglesa para a instituição. Com um comprimento total de 54.7 metros, a embarcação pode ser guiada até por cegos graças à ‘bússola falante’, sistema que emite por som as coordenadas da viagem. Entre outras características possui sinalização em Braille, elevadores entre decks para pessoas com mobilidade reduzida, almofadas vibratórias instaladas nos beliches para alertar as pessoas com deficiência auditiva em caso de uma emergência e tela digital que permite que a tripulação deficiente visual oriente o navio. 


Desde a sua fundação, a JST já levou 40 mil pessoas para o mar, 15 mil dos quais com alguma deficiência física e 5 mil usuários de cadeira de rodas. Para saber mais ou agendar uma visita: www.jst.org.uk

FONTE: PNM dos Abrolhos.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Caravelas realiza festa em homenagem a Santo Antônio e decoração da cidade ganha elogios


Tradicional festa na região, o Trezenário de Santo Antônio de Caravelas teve seu início no dia 31 de maio e continua até o dia 12 de junho com uma festa bastante movimentada e decoração inspirada na Copa do Mundo.

A realização é da Paróquia de Santo Antônio, que conta o apoio da Prefeitura Municipal de Caravelas, que disponibilizou barracas padronizadas, palco, som, iluminação, bandas, faixas, cartazes e uma decoração bastante criativa inspirada na Copa do Mundo.

Padre Wanderlei Oliveira e a Comissão Organizadora têm a grata satisfação em convidar a todos para as missas que são realizadas sempre às 19h. Exceto dia 13/6, quando será realizada às 10h e presidida por Dom Carlos Alberto, bispo diocesano.



Caravelas participa da primeira Feira de Negócios do Extremo Sul Baiano

Bloco da Burrinha de Ponta de Areia e Charanga Siripóia da Barra de Caravelas estiveram entre as atrações culturais do evento.

Caravelas marcou presença na Feira de Negócios que aconteceu em Teixeira de Freitas entre os dias 5 a 8 de junho e reuniu importantes empresários e interessados no comércio e turismo da região. 

Foi uma oportunidade importante para apresentar a rica história local e socializar informações sobre as Baleias Jubarte, que visitam a região todos os anos e são o carro chefe do turismo regional.  Num stand muito bem decorado e atrativo, os visitantes da feira puderam interagir com representantes do governo e empresas da cidade e receber informações atualizadas sobre como funcionam os passeios até o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e outros atrativos Caravelenses, como as trilhas ecológicas em áreas de restinga e manguezal e as tradicionais festas como Carnaval e festas religiosas, como a Trezena de Santo Antônio, que estará movimentando a cidade com barraquinhas, shows e quadrilhas até o próximo dia 13.

Para trazer aos visitantes e expositores da Feira uma amostra da cultura Caravelense, a Prefeitura Municipal de Caravelas, através de sua Secretaria de Turismo, apresentou duas das principais atrações do rico Carnaval local, a Charanga Siripóia e o Bloco Cultural da Burrinha de Ponta de Areia, que contagiaram o evento com as tradicionais marchinhas carnavalescas.

Segundo o secretário de Turismo, Fábio Negrão, Caravelas vem se consolidando como um dos destinos mais procurados pelos turistas na região principalmente por ser uma cidade histórica, com vários atrativos e com uma cultura fortíssima, e completou: “Caravelas está se preparando com políticas públicas e obras importantes de infraestrutura como saneamento básico, ciclovias, investimentos em reforma e construção de quadras poliesportivas e reformas e ampliações dos Postos de Saúde no município e distritos, sempre pensando no morador e nos visitantes que a cada ano retornam à cidade para desfrutar de um modo de vida tranquilo e bastante acolhedor, que conquista o turista e faz com que ele sempre volte à nossa região, ansioso por descobrir ainda mais belezas”.

O evento foi fechado com chave de ouro pela Escola de Samba Coroa Imperial, que levou toda a ginga e criatividade do povo Caravelense para o circuito da feira, mostrando mais uma vez o potencial de Caravelas para o entretenimento e a liderança da cidade quando se fala em valorização da cultura popular e organização.

Participantes da Palestra de Abertura da Temporada das Baleias durante o evento.
FONTE: ASCOM PMC.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Charanga Siripóia vai animar Feira de Negócios em Teixeira de Freitas

A Charanga Siripóia, formada por músicos da FLIC e da Comunidade da Barra de Caravelas vai animar a noite do dia 06/06 (sexta-feira) no Lançamento da Temporada da Baleia Jubarte 2014 que acontecerá durante a I Feira de Negócios do Extremo Sul da Bahia. 

O evento acontece no Parque de Exposição de Teixeira de Freitas de 5 a 8 de maio e é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas, com apoio da Prefeitura de Teixeira de Freitas​, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio​, Sebrae, Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração, CAR e parceiros. 

Outros grupos de Caravelas, como a Escola de Samba Coroa Imperial também participarão do evento. Vejam a programação cultural:


Lançamento da Temporada da Baleia 2014