quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Não compre artesanatos oriundos de madeira nativa. Ajude a preservar a Mata Atlântica.

Essa é a campanha que está sendo realizada em nossa região no Carnaval. 
Visa desincentivar o visitante a adquirir artefatos de madeira ilegal. 
Essa peça é o cartaz.  Há ainda outdoors,  flyers e spot em rádio. 
Os outdoors estão na BR 101 desde a entrada do estado até Eunapolis e depois entrando em Porto Seguro.  
A agência que executa é a Pauta Sete de Teixeira de Freitas e quem financia é o Fundo José Silveira do NUMA MPE BA.



segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Torneio de Beach Soccer encerra os Jogos de Verão 2014 em Caravelas

EQUIPE  TRI-CAMPEÃ DE BEACH SOCCER DE 2014-MENINOS DA BARRA
No ultimo fim de semana (22 e 23/02) os Jogos de Verão 2014 foram encerrados com bastante animação e torcida na esperado Torneio de Beach Soccer masculino aberto. Foram 16 jogos emocionantes nos dois dias de disputa que culminou a vitória da equipe Meninos da Barra pelo placar de 2x1 sobre a equipe Barra de Caravelas.

As duas equipes foram muito aplaudidas e mostraram suas qualidades e experiência na disputa final, por estarem acostumadas a treinar e jogar na areia. A equipe Meninos da Barra conquistou pela terceira consecutiva o Torneio de Beach Soccer 2014 com os jogadores: Jackson, Dinho, Cley, Rafael, Cide, Ney, Jajá, Guinho, Gilmar, Zizinho, Alemão e Felipe. A artilharia do Torneio ficou com Diego, que marcou 9 gols para o time Barra de Caravelas, que ainda teve como jogadores Lanlan, Roniere, Ronaldo, Eder, Marquinhos e Shel.


Pelo terceiro ano consecutivo a Prefeitura de Caravelas através de sua Secretaria de Turismo e Esportes ofereceu aos moradores e visitantes o Projeto Arena Multi Esportes, na bela praia do Grauçá, onde aconteceram apresentações culturais e torneios de esportes de praia, além de aulas gratuitas de vela e caiaque. O evento teve ainda o apoio da Secretaria de Obras, Secretaria de Saúde e da Polícia Militar.  

Jornal O Samburá - Ed. 51

Clique para visualizar.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Aeroporto de Teixeira de Freitas pronto para vistoria da ANAC

Obras do Aeroporto de Teixeira de Freitas estão quase prontas para vistoria da ANAC, garante prefeitura

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas informou através de sua assessoria de imprensa neste dia 20/02 que as obras do Aeroporto de Teixeira de Freitas já se aproximam da fase final para que, em breve, a cidade possa a começar contar com voos regulares. 

Depois que as adequações estiverem concluídas, segundo a ASCOM, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) será oficiada a fim de proceder com a vistoria ao Aeroporto 9 de Maio, e, então, autorizar o seu funcionamento. “Depende deste aval o início dos voos regulares, cuja importância se confunde com o desenvolvimento do município e de toda a região do extremo sul baiano” completa a nota distribuída à imprensa 

Ainda segundo a nota, a reforma do saguão já está praticamente concluída, faltando apenas objetos de acabamento e, agora, as equipes estão trabalhando no estaqueamento e instalação de cerca em toda a área do aeroporto. “Os muros também foram finalizados e o abrigo da brigada de incêndio está em fase de término”, finaliza. 

O objetivo é que Teixeira passe logo a ter voos comerciais para Salvador, Belo Horizonte e Vitória.

FONTE: Da redação do Teixeira News, disponível também aqui.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Operação contra pesca ilegal em Caravelas e região

A atividade integrada do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e das Resex do Cassurubá e de Corumbau, denominda “Operação Verão”, contou com a participação da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro (CIPPA) para coibir ilícitos ambientais na região destas Unidades de Conservação que abrangem uma área de mais de 280.000 hectares no extremo sul baiano, incluindo ambientes marinhos, estuarinos e terrestres.

Equipamentos apreendidos.
No dia 1 e 2 de fevereiro uma equipe a bordo da lancha Seap 11 se dirigiu ao Recife das Timbebas e lá flagrou 2 embarcações exercendo pesca no interior desta parcela do Parque Nacional. Foram apreendidas diversas armas de caça submarina, petrechos de pesca e os infratores foram autuados conforme previsto na lei de Crimes Ambientais.

A operação durou 5 dias e também foram monitoradas as áreas das Resex, onde o foco principal das ações foi o cumprimento do Acordo de Pesca (Portaria 179 ICMBio 2013) e também garantir o defeso do carangueijo-uçá (Ucides cordatus) nos manguezais que compõem a reserva. Foram desmontados 3 acampamentos usados por coletores para apanha irregular do carangueijo, bem como realizadas dezenas de abordagens também de cunho educativo tanto no mar quanto na zona ribeirinha, onde moradores, beneficiários, pescadores e usuários da RESEX foram orientados com relação a aspectos da legislação ambiental e normas vigentes.


RECIFE DE TIMBEBAS - O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos possui dois polígonos: um que protege o arco de recifes a cerca de 70 quilômetros da costa, englobando o Parcel dos Abrolhos e o Arquipélago dos Abrolhos, e outro, costeiro, que está localizado em frente aos municípios de Alcobaça e Prado, abrangendo o Recife de Timbebas. Com uma área de 32,35 milhas náuticas quadradas, o Recife de Timbebas é protegido tanto por causa de sua riquíssima fauna marinha como pelas grandes colônias de coral fogo (Mileporas – hidrocorais) de até 3 metros de diâmetro, endêmicos e raros. Em Timbebas também são encontrados corais negros, que apresentam uma formação que lembra cipós. A formação do Recife de Timbebas é resultante do agrupamento de vários chapeirões, unidos e cimentados pelas algas coralíneas e outros organismos incrustantes que formam colunas que crescem do fundo até atingirem o nível do mar, como imensos cogumelos com alturas entre 5 e 20 metros que formam extensos labirintos e nesta localidade se juntam formando grandes recifes que ficam descobertos na maré baixa. 

FONTE: ICMBIO. 

Conselho Comunitário de Desenvolvimento Sustentável de Caravelas convida para primeira reunião de 2014

O Conselho Comunitário de Desenvolvimento Sustentável de Caravelas está convidando os interessados para participar da reunião ordinária de nº 01 de 2014 que acontecerá nesta terça feira (18) na Câmara Municipal de Vereadores de Caravelas a partir das 08:30hs. Em pauta estão assuntos como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Habitação Rural, entre outros.

FONTE: Marina Pereira Portela (Secretaria Executiva CCDSC).

Programação de Verão em Caravelas elege Miss e Mister Coroa com torcida animada

Amigos, familiares e membros da comunidade, além de autoridades, prestigiaram o evento que elegeu os destaques da terceira idade de Caravelas.


Fazendo parte da programação do Verão 2014 de Caravelas, foi realizado neste fim de semana na praia do Grauçá o Concurso de Miss e Mister Coroa Melhor Idade. O concurso acontece desde 1994 e atrai para a Praia do Grauçá, todos os anos, torcidas organizadas e muito empenho por parte dos participantes.


Celebrando o tema: “Viver e não ter a vergonha de ser feliz, independente da idade”, os participantes de 2014 deram um show de graça, beleza e simpatia, cativando os presentes e o júri composto por: Luciana Silva, Diego Augusto e Paulo Almeida da cidade de Recife, que elegeram a artesã Edinha com o 1º lugar com 115,8 pontos, que foi agraciada com o troféu “Tudo em Cima“.

O concurso foi organizado pela Divisão de Eventos da Prefeitura Municipal de Caravelas, através a animada Jussara Freire, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Turismo e Esportes.

O ESTÁ ACONTECENDO - Todos os fins de semana, desde o início do ano, estão acontecendo diversas ações educativas e culturais na Arena Multi Esportes da Praia do Grauçá, como Torneios de esportes de praia, como o de Beach Soccer misto que neste domingo apontou a equipe dos Gatos Mestres como o campeão de 2014. No próximo sábado (22/02) terá início o tão esperado torneio de Beach Soccer aberto, As inscrições já estão abertas na Secretaria de Turismo e Esportes, no horário das 7:30 às 13:30. Inscreva sua equipe ou venha torcer! 

FONTE: ASCOM Prefeitura Municipal de Caravelas.  

Rancho Alegre Festeja Tradição de Mouros e Cristãos

Mouros preparados para o combate.
Durante os dias 14, 15 e 16 de fevereiro o Distrito de Rancho Alegre, em Caravelas, realizou uma grande festa, levando a cultura, religiosidade, folclore e a tradição da Festa dos Mouros e Cristãos para sua comunidade e visitantes que puderam prestigiar as apresentações teatrais e também o Carnaval antecipado que teve trio elétrico, bandas, blocos, apresentações culturais e barraquinhas com comida típicas e bebidas.

O Grupo de Mouros e Cristãos veio de Helvécia, distrito de Nova Viçosa, e por mais um ano emocionou a todos os moradores e surpreendeu os visitantes com esta característica tão marcante da cultura do Extremo Sul Baiano.  


HISTÓRIA - As narrativas de guerra são uma constante nas tradições populares brasileiras e representam a atualização de memórias étnicas muito antigas. As cruzadas entre cristãos e mouros, com a derrota e conversão dos mouros, foi tema muito apreciado pela catequese, e espalhou-se por todo o país como fábula do avanço do catolicismo.


Lutas em frente à igreja de Rancho Alegre.

Grupo de Cristãos protegendo a Igreja.

FONTE: Texto com informações e imagens de Osmar Guarnelles, da Prefeitura Municipal de Caravelas.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Canal Multishow vai mostrar belezas de Prado e região em Abril



O Programa SEM DESTINO, do Canal Multishow gravou no município do Prado, os 3 episódios irão ao ar  no mês de Abril. No Programa as 5 amigas -  Raquel Lendrick, Charlotte Bucher, Roberta Codeceira, Carol Guarnieri e Julia Ericson – se aventuram junto pelo Brasil em um carro 4×4 carregando suas bicicletas e outros equipamentos esportivos com o intuito de registrar as belezas naturais, a cultura e a história dos lugares praticando esportes e interagindo com os grupos locais. Além da sede do município, aconteceram filmagens também em Cumuruxatiba e Corumbau. A equipe registrou as manifestações culturais e religiosas durante os festejos de Nossa Senhora da Purificação, que aconteceram nos dias 01 e 02 de fevereiro em Prado e também filmaram os Mouros e Cristãos e a Puxada de Rede, entre outros eventos.

Os episódios irão ao ar no Canal Multishow em Abril. 

FONTE: Com informações do Portal SBN e do Notícia Agora.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Dragagem do Canal do Tomba em 2014

Em seu comunicado a Fibria informou que este foi um ano atípico com relação à obra de dragagem, que se inicia no dia 15/02, tendo em vista a grande dificuldade encontrada no processo de contratação de uma nova empresa e mobilização dos equipamentos. Utilizando equipamentos mais modernos e de grande porte, a dragagem deste ano, além dos equipamentos utilizados anteriormente (draga de sucção e arrasto), vai contar com uma draga tipo escavadeira, que segundo a empresa apresenta vantagem ambiental, uma vez que sua operação gera menor turbidez e dispensa o overflow, que é o processo de transbordamento da água excedente trazida junto com os sedimentos. Este equipamento fará a dragagem apenas dos taludes arenosos, não sendo utilizada em trechos lamosos.

Como nos anos anteriores, não haverá alteração de volume dragado. Serão os mesmos 250 mil m³, não haverá alteração do canal dragado nem alteração da área de descarte, mas a previsão é que o período de dragagem seja menor, pois mesmo com os atrasos, tem que se encerrar em 31/03/2014, devido ao início do período do defeso do camarão.

FONTE: Fibria.

Resex do Cassurubá realiza reunião e apresenta nova gestora


A equipe da Reserva Extrativista do Cassurubá realizou a primeira reunião do Conselho Deliberativo de 2014, no dia 10 de fevereiro, na sede do CEPENE, em Ponta de Areia, distrito de Caravelas. Nesta reunião foi apresentada a nova gestora da UC, Claudia Marcia Rios, que já está trabalhando em prol da gestão da RESEX. Estavam presentes cerca de 60 pessoas (entre ouvintes e conselheiros) e a participação do coordenador regional do ICMBio, Apoena Calixto, que apresentou o planejamento do Programa GEF – MAR, que tem a perspectiva de apoiar aspectos de gestão, fortalecimento e logística das Unidades de Conservação da região.

FONTE: Equipe de Comunicação da Resex do Cassurubá.

Comunidade da Barra comemora São Sebastião com lutas entre Mouros x Cristãos


     

A festa, segundo os moradores mais antigos, acontece a mais de 100 anos nesta pequena comunidade de Caravelas, e passa de geração para geração, acontecendo sempre com muita seriedade e devoção. Nos 3 dias da festa as ruas da Barra de Caravelas são tomadas por jovens, crianças e adultos vestidos como soldados Mouros e Cristãos, que travam uma batalha histórica pela defesa da fé. 


Esta é uma história milenar que sobrevive no folclore brasileiro, as estórias de poetas populares contadas e cantadas em prosa e verso. Além das esperadas lutas e faíscas das espadas pelo chão, os personagens encenam os discursos e discussões entre os dois grupos, num teatro bastante simbólico que é mantido graças à união da própria comunidade. 












As imagens são do Jornal Comunitário O Samburá, para saber mais, clique aqui. 

Pesquisadores defendem que pesca de mergulho com compressor seja regulamentada

Um dos principais riscos nesse tipo de pescaria é de a mangueira de respiração se enroscar nos recifes ou ser cortada pela hélice do barco. A comunicação com o mangueirista é feita por meio de puxões. (Jonne Roriz/Estadão)
A pesca de mergulho com compressor tem potencial para ser a forma mais seletiva e sustentável de pescaria no mar, desde que a seleção dos peixes seja feita de forma ecologicamente correta, sem prejuízo para a reprodução das espécies. O problema no caso das garoupas e badejos, que são os alvos favoritos dessa atividade, é que os peixes mais visados pelos caçadores são justamente aqueles que não se deveria matar, segundo o biólogo Matheus Freitas, especialista nessas espécies.
Os badejos, garoupas, chernes e outros peixes da mesma família, chamada Epinephelidae, são hermafroditas. Todos nascem fêmeas, e apenas alguns indivíduos se tornam machos dentro de uma população ao longo do tempo. São, normalmente, os peixes maiores e, portanto, os mais cobiçados pelos caçadores.
"Quando o pescador mergulha, ele seleciona os maiores peixes, que têm o maior valor agregado. Se você pensar que, para essas espécies, os peixes maiores são quase sempre os machos, o impacto dessa seleção na dinâmica populacional é potencialmente muito grande", afirma Freitas, pesquisador da Rede Abrolhos e presidente do Instituto Meros do Brasil. "Estão matando as galinhas dos ovos de ouro. Você pode ter o número de fêmeas que quiser, ovulando por toda parte; se não tiver um macho para fertilizar todos esses óvulos, não adianta nada."
Nessas espécies, segundo ele, a proporção é de um macho para cada dez fêmeas, podendo chegar a 1 para 15. Quando um macho é removido da população, uma fêmea dominante muda de sexo para ocupar seu lugar, mas essa transformação não é imediata, e seu efeito prático só será sentido no ciclo reprodutivo do ano seguinte. As garoupas e badejos normalmente vivem dispersos, e só se reúnem em locais e momentos específicos de cada ano para formar grandes cardumes, conhecidos como agregações reprodutivas, em que os gametas (óvulos e espermatozoides) são liberados simultaneamente na água, deflagrando um processo de fertilização em massa.
Por esse e outros fatores, Freitas defende que a pesca de mergulho com compressor seja regulamentada, ou até mesmo proibida, com tamanhos mínimos e máximos de captura estabelecidos para cada espécie.
Legalidade. Do ponto de vista legal, a pesca de compressor navega por uma área cinzenta. A atividade é proibida explicitamente para a pesca da lagosta, mas não há nenhuma regulamentação sobre ela para a captura de peixes - nem permitindo, nem proibindo. "É uma pesca marginalizada", resume Freitas. Procurado pelo Estado, o Ministério da Pesca e Aquicultura disse que a prática é irregular.
Segundo Freitas, não há nenhuma instrução normativa ou outro instrumento legal que estabeleça períodos ou tamanhos mínimos (muito menos máximos) de captura dessas espécies na região dos Abrolhos. A única exceção é um acordo de pesca firmado pelos comunitários da Reserva Extrativista Cassurubá, de abril de 2013, que estipula tamanhos mínimos de captura por pesca de mergulho para seis espécies, incluindo o badejo (63 cm), a garoupa (39 cm) e o dentão (34 cm).
Abrolhos, segundo ele, é a única região do Brasil onde ainda é possível encontrar essas espécies em números minimamente significativos comercialmente - e só porque os pescadores estão se arriscando em águas mais profundas e distantes para caçá-las. A "sorte" de Abrolhos, conclui Freitas, é que as agregações reprodutivas ocorrem no inverno, justamente nos meses de pior condição meteorológica para navegação e pescaria. Ainda assim, todas são consideradas ameaçadas em escala regional pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).
Papagaio ameaçado. Pescadores locais têm percepções diferentes sobre as condições de saúde dos estoques pesqueiros da região. Há quem diga que nada mudou: "Pra mim tá igual, porque todo ano eu acho uma área nova para pescar", avalia Franco. Assim como há aqueles que enxergam um esgotamento crescente: "Acabar acho que não acaba não, mas diminuiu muito desde que eu comecei a pescar, uns 10 anos atrás. Eu diria que hoje tem uns 20% de peixe do que tinha antigamente", calcula Zeca.
A espécie que mais preocupa os biólogos e ambientalistas atualmente é o budião-azul, um simpático peixe-papagaio que é fácil de ser arpoado e, para sua infelicidade, tem uma carne consistente e saborosa ao paladar humano. Até a virada do século, ele vivia tranquilo, em abundância, nos recifes da região. Nos último 15 anos, porém, à medida que os estoques de outros peixes tradicionais da pesca foram minguando em águas mais rasas e acessíveis, ele foi ganhando espaço no menu comercial dos caçadores, tornando-se uma das espécies mais pescadas dos Abrolhos; item básico no cardápio de todos os restaurantes da região.
"É um caso clássico de destruição da cadeia trófica (alimentar)", afirma Freitas. "Os recursos do topo da cadeia vão se exaurindo e os predadores - neste caso, os seres humanos - começam a pescar nos níveis mais baixos. O budião só entrou no cardápio da pesca porque os outros peixes começaram a desaparecer."
As garoupas são peixes carnívoros. Já os papagaios, como o budião-azul, são herbívoros. Eles usam seus bicos - parecidos mesmo com o de um papagaio - para se alimentar das algas que crescem sobre os recifes e competem por luz e nutrientes com os corais, como se fossem ervas daninhas num jardim - um serviço indispensável para a saúde dos ecossistemas recifais, com implicações para a sobrevivência de várias outras espécies. A experiência mostra que, na ausência desses herbívoros, o risco é grande de os recifes de coral se transformarem em "matagais marinhos", cobertos de algas.
Os budiões podem ser capturados com redes nos recifes mais rasos, durante a maré baixa, por meio de uma técnica de cerco. Mas o que está "maltratando" mais a espécie é a pesca de mergulho - não só de compressor, mas também de apneia -, segundo o um dos pescadores mais tradicionais de Abrolhos. "De rede, a gente pesca o budião só na maré de lua, a cada 15 dias. Não pesca, todo dia", diz Dilson Cajueiro, o seu Mandi, de 59 anos, nascido e criado nas praias de Caravelas. "O que maltrata mesmo é o mergulho, que mata todo dia e mata muito budião pequeno, que não dá nem um palmo de tamanho."
Ele reconhece que a quantidade do peixe diminuiu muito nos últimos anos. "Se você só tira, tira, tira toda hora e não planta nada no lugar, não tem jeito mesmo. Uma hora acaba", raciocina seu Mandi, que diz ter sido "o primeiro a tirar filé de budião" em toda a região, muito antes de o peixe ter virado moda.
"A situação do budião é urgente", corrobora Freitas. Segundo ele, há uma expectativa grande de que a espécie seja incluída na nova lista de fauna ameaçada de extinção do Brasil, que está sendo elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente. Pela IUCN, ele já é classificado globalmente como "em perigo".
Segundo Guilherme Dutra, diretor do Programa Marinho da ONG Conservação Internacional (CI-Brasil), que opera há mais de dez anos em Caravelas, em 2000 o budião-azul representava 30% da biomassa total (o conjunto de todos os seres vivos) dos recifes rasos de Abrolhos. "Hoje não sabemos qual é esse porcentual, exatamente, mas já foi reduzido a menos da metade, com certeza", diz.

Veja também:
link TV Estadão: Respirando Fundo
link TV Estadão: "Ele desceu e não voltou"
FONTE: Texto de Herton Escobar e Jonne Roriz - O Estado de S. Paulo, disponível também aqui

Abrolhos mais uma vez indicado como um dos 5 melhores locais para mergulho no Brasil


http://www.hiperativos.com.br/

Pelo segundo ano o portal Hiperativos, especializado em esportes, trouxe matéria sobre os melhores pontos de mergulho do Brasil. A matéria chama a atenção para o snorkeling ou apneia, que é a prática esportiva de mergulho em águas rasas com o objetivo de recreação, relaxamento e lazer. O mergulhador usa apenas a máscara, snorkel e nadadeiras e é indicado para locais onde a transparência do mar, a rica flora e fauna podem ser apreciadas e contempladas. Para ler a matéria completa, clique aqui.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Novos rumos para Abrolhos? - Entrevista com o Coordenador Regional do ICMBIO em Porto Seguro

Coordenador regional do ICMBio fala a respeito dos desafios e atuais propostas para a conservação da região de Abrolhos, considerada a área com maior biodiversidade marítima no Atlântico Sul

foto: Acervo pessoal
Apoena Calixto Figueirôa, coordenador regional do ICMBio na Bahia e no Espírito Santo -Foto: Acervo pessoal
O ano de 2014 começou com mobilizações na seara socioambiental brasileira, em especial em prol dos ambientes marinhos (veja matéria Conservação de Abrolhos: prioridade na agenda ambientalista). Em entrevista exclusiva à Horizonte, o engenheiro agrônomo Apoena Calixto Figueirôa, coordenador regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) da 7ª Região, que cobre a Bahia e o Espírito Santo, fala sobre a retomada do processo de projeto de ampliação de unidades de conservação na região, após dois anos, e dos desafios atuais relacionados às pressões sobre a biodiversidade e às condições de infraestrutura federal para fiscalização.

Horizonte – Hoje instituições socioambientais se mobilizam para a ampliação da área de proteção da bacia dos Abrolhos. O ICMBio deu início a audiências públicas para um projeto neste sentido em 2012, mas o processo parou. Por que isso ocorreu? Essa iniciativa será retomada?

Apoena Calixto Figueirôa – Há dois anos, faltou um trabalho mais próximo à comunidade e às organizações não governamentais (ONGs). Houve uma audiência pública em Porto Seguro e outra em Caravelas. Na época, comunidades pesqueiras, em Caravelas, criticaram que não havia a construção dos projetos com a participação delas, e ocorreu uma descontinuidade do processo. O ICMBio havia proposto a ampliação do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, a criação de um Refúgio da Vida Silvestre para as Baleias-Jubarte, de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável e de uma extensa Área de Proteção Ambiental (APA) no entorno do parque. Ao mesmo tempo, foi perceptível uma grande demanda por parte da comunidade para a ampliação das reservas extrativistas. Agora estamos retomando esse processo para rediscutir com todos esses participantes quais são as categorias de unidades de conservação (UCs) mais viáveis para a região. Teremos nos próximos dias uma reunião com a comunidade de Cassurubá, dentro de uma agenda que envolverá as demais. É um trabalho complexo que reúne ainda diferentes ministérios, dois estados e a costura dos aspectos ambiental com o social, para se construir uma proposta mais sólida. A campanha Adote Abrolhos provoca de uma maneira favorável, os órgãos públicos e a sociedade. Mas é preciso observar que como órgão público, há limitações, e não se consegue ampliar tudo o que serial ideal.

Horizonte – Há recursos para colocar a proposta de melhorias e ampliação em vigor?

Figueirôa – O Parque Nacional e as reservas extrativistas fazem parte das 11 unidades de conservação que integram o Programa GEF Mar -  do Fundo Global para o Meio Ambiente no Programa de Apoio a Sistemas Representativos e Efetivos de Áreas Costeiras e Marinhas Protegidas (http://www.funbio.org.br/diversas/programa-gef-mar), com apoio do Banco Mundial (BIRD) e da Petrobras. Com isso, o Governo Federal melhorará as estruturas e realizará os planos de manejo das UCs. Isso ajudará na aquisição de mais embarcações, instalações e manutenção de centro de visitantes, contratação de serviços e nos projetos de ampliação da proteção das áreas marinhas. Só não está inclusa a contratação de servidores nessa verba.

Horizonte – Quais são os desafios socioambientais nessa região, que é considerada a mais importante em biodiversidade marinha no Atlântico Sul?

Figueirôa – Existe uma grande incidência de pesca ilegal industrial, e inclusive, algumas de origem artesanal que afetam a conservação das unidades de conservação. Com a diminuição do pescado no país, o que se pôde observar foi o começo de uma exploração indevida em áreas protegidas, que têm uma rica biodiversidade ao ser mais vigiada. Ao mesmo tempo existem os riscos potenciais de vazamentos que atingiriam Abrolhos devido à extração de petróleo nas proximidades de Ilhéus, de Canavieiras e no Espírito Santo. Mas não há nenhuma prospecção de hidrocarbonetos na bacia de Abrolhos. O ICMBio iniciou uma parceria com a indústria petrolífera, no sentido de ações que evitem implicações ambientais dos impactos acumulativos, e com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Horizonte – As ONGs ambientais criticam a falta de funcionários do ICMBio para realizar uma fiscalização mais efetiva nas unidades de conservação federais na região. O que tem a dizer a respeito disso?

Figueirôa – Quanto à infraestrutura, em um passado recente, foi melhorada no parque nacional, com lancha e combustível. Atualmente temos três lanchas, um barco grande, duas voadeiras para percorrer os manguezais (que cobrem a Resex Cassurubá e o parque). Quanto ao quadro de funcionários, é um processo lento, porque o aumento de efetivo depende de remanejamento de outras unidades e não foram abertos novos concursos. Na Reserva Extrativista de Cassurubá, temos três, na de Corumbau mais três e no parque o mesmo número. Depois de um ano de negociações, virão brevemente mais dois analistas ambientais para o parque, sendo que um é oceanógrafo. Hoje trabalham lá um técnico ambiental, um biólogo e um engenheiro florestal. Para melhorar as operações, estamos desenvolvendo ações integradas entre as equipes.
foto: Mapa/ICMBio
Unidades de Conservação federais, em Abrolhos (de cima para baixo): Reserva Extrativista de Canavieiras, Reserva Extrativista Marinha do Corumbau, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Reserva Extrativista de Cassurubá e outra parte do parqueMapa/ICMBio


FONTE: Texto de Sucena Shkrada Resk para Revista Horizonte Geográfico, disponível também aqui

Parque de Abrolhos participa da reunião preparatória do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Ambientes Coralíneos


A reunião preparatória para a criação do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Ambientes Coralíneos (PANCORAIS) aconteceu entre os dias 28 e 30 de janeiro na sede do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros  do Litoral Sudeste e Sul (CEPSUL), em Itajaí (SC).   

Estiveram presentes pesquisadores e especialistas do ICMBio, UFSC, UNIRIO, UFAL, UFRJ, Museu Nacional da UFRJ, Coral Vivo, Meros do Brasil e MMA, que definiram 18 áreas prioritárias de ação ao longo do litoral brasileiro. Nestes ambientes foram identificadas um total de 20 espécies foco deste PAN, bem como 35 espécies consideradas beneficiadas, entre peixes e invertebrados.

O chefe do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Ricardo Jerozolimski, participou do encontro e informou que o Banco dos Abrolhos foi definido como uma destas áreas estratégicas que receberão ações específicas. A oficina de elaboração do PANCORAIS será realizada em Porto Seguro no mês de Abril e o Coordenador Executivo deste plano de ação será o pesquisador Dr. Clovis Castro do Museu Nacional da UFRJ. 

FONTE: PNM dos Abrolhos.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

IBAMA apreende 3 mil caranguejos na divisa BA/ES

Na noite do dia 31/01 os fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) apreenderam às margens da rodovia BR-101, na divisa da Bahia com o Espírito Santo, aproximadamente 3 mil caranguejos da espécie Uçá, que estavam sendo transportados irregularmente e que seriam destinados à restaurantes de Vitória e Região Metropolitana da capital capixaba.

ucad

O acusado foi autuado em processo administrativo e o processo criminal foi encaminhado à Justiça. A ação que culminou na apreensão dos 3 mil caranguejos foi desencadeada com apoio dos fiscais do Posto de Fiscalização do Estado da Bahia. Logo após a apreensão dos crustáceos, os fiscais do IBAMA, realizaram a soltura dos mesmos, no Rio Peruípe, em território do município de Nova Viçosa.

Os caranguejos teriam sido capturados durante a “andada”, que é o comportamento característico do crustáceo, que ocorre em seu período reprodutivo, quando machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos. Para proteger este período vital para a sobrevivência da espécie, institui-se o defeso nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, que este ano foi dividido em três períodos:
1º Período: 02 a 07 de janeiro; 17 a 22 de janeiro;
2º Período: 31 de janeiro a 05 de fevereiro; 15 a 20 de fevereiro; e
3º Período: 02 a 07 de março; e 17 a 22 de março; 31 de março a 5 de abril.

FONTE: Texto de Tyago Ramos, disponível no PORTALN3.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Publicadas as orientações para definição do perfil de beneficiários em Unidades de Conservação

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) normatizou os procedimentos para a definição do perfil das famílias beneficiárias das unidades de conservação (UCs) de uso sustentável com comunidades tradicionais das categorias reservas extrativistas (Resex), reservas de desenvolvimento sustentável (RDS) e florestas nacionais (Flona). Essas famílias terão acesso a políticas de promoção do uso sustentável dos recursos naturais. As regras foram publicadas por meio da Instrução Normativa nº 35, de 27 de dezembro de 2013.

O perfil das famílias beneficiárias é voltado às populações tradicionais, ou seja, aquelas que têm no extrativismo sua principal atividade, atrelado ao uso sustentável dos recursos naturais e na conservação do ecossistema onde vivem. Estima-se que mais de 65 mil famílias vivam nas 77 unidades de conservação que são foco desta ação. Os critérios para a definição do perfil serão norteados, ainda, pela ancestralidade, ascendência e histórico de ocupação da unidade de conservação.

"O objetivo é contribuir com a gestão das unidades de uso sustentável com comunidades tradicionais na etapa de definição do perfil das famílias que vivem ou dependem dos recursos nela existente. Esse processo é importante porque previne distorções, equívocos e conflitos na definição da relação das famílias beneficiárias de cada UC, que é o objetivo final dessa ação", afirmou o diretor de Ação Socioambiental e Consolidação Territorial do ICMBio, João Arnaldo Novaes.

A definição do perfil é uma etapa importante que irá facilitar o processo posterior, de reconhecimento e aprovação da relação de famílias beneficiárias de cada UC, que será aprovado pelo conselho gestor da unidade. Tanto a etapa de definição do perfil como a aprovação da relação de famílias beneficiárias compõem a ação de cadastramento das famílias. Após a aprovação pelo conselho gestor, o perfil de beneficiários de cada UC será publicado no Diário Oficial da União em portaria do Instituto Chico Mendes.

As famílias beneficiárias das unidades de conservação são os parceiros do ICMBio na conservação da biodiversidade e na promoção do uso sustentável nessas unidades. Conhecer cada família é fundamental para qualificar a gestão, garantir a efetividade da UC e o cumprimento de seus objetivos.

Diagnóstico socioprodutivo

O reconhecimento das famílias beneficiárias acontece concomitante ao diagnóstico socioprodutivo em UCs. Este por sua vez propiciará a sistematização e a análise da realidade produtiva e de acesso a serviços e políticas públicas dessas comunidades tradicionais.

"A conclusão do diagnóstico socioprodutivo subsidiará a elaboração de estratégias específicas para promoção do uso sustentável com melhoria da qualidade de vida para cerca de 70 mil famílias que vivem muitas vezes em áreas de difícil acesso dentro das UCs", destacou a coordenadora de Políticas e Comunidades Tradicionais do ICMBio, Mara Carvalho Nottingham.



FONTE: ASCOM ICMBIO. 

Caravelas mantém a tradição e presta homenagem a rainha do mar Iemanjá

Cortejo pelo Rio Caravelas
Durante todo o domingo (02/02) vários grupos estiveram nas praias de Caravelas para comemorar o dia de Iemanjá, considerada a rainha dos mares e protetora dos pescadores, atraindo muitos fiéis e turistas vindos de várias regiões para receber as bênçãos, que com as tradicionais roupas brancas ofereceram cânticos, danças e oferendas como flores e perfumes.

O grupo da Comunidade da Barra prestou suas homenagens na parte da manhã em frente à comunidade. No período da tarde a festa ficou por conta dos grupos de Ponta de Areia e Caravelas, que fizeram uma bela procissão por terra, quando o cortejo seguiu pelas ruas do Centro Histórico de Caravelas, chegando até o Píer Municipal, de onde a imagem de Iemanjá foi levada pelo Rio Caravelas até a Praia do Pontal do Sul, localizada na Comunidade da Barra. Operadoras de turismo e barcos particulares participaram do cortejo, que este ano contou com a participação da Marinha do Brasil.

Edital 150 Pontos de Cultura na Bahia

Foto: #Atenção! No dia 2 de fevereiro, o Ministério da Cultura e a SecultBA abrem a seleção de 150 Pontos de Cultura. Veja como se inscrever: http://ow.ly/sQkO9

Moradores da Barra se uniram para recuperar praça da comunidade


No dia 18/01 um grupo de moradores da Comunidade da Barra se reuniu na praça Ary Leite, em frente à sede da Filarmônica Lira Imaculada Conceição para fazer um trabalho voluntário de recuperação desta Praça. Vários comerciantes da comunidade doaram materiais para a revitalização e a mão de obra ficou por conta dos moradores da comunidade. Visitantes de Minas e Espirito Santo, que estavam curtindo as férias na Comunidade também se juntaram na bela iniciativa. 

FONTE: Jornal O Samburá.