sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Planejamento Estratégico do Turismo de Aventura do Estado da Bahia


Encontro de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais no Extremo Sul Baiano



Tornar-se fornecedor dos governos Federal, estaduais e municipais pode ser um excelente negócio. O Encontro de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais que vai acontecer nos dias 5 e 6 de dezembro em Teixeira de Freitas pretende colocar os empreendedores das cidades do Extremo Sul Baiano (Itanhém, Medeiros Neto, Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Mucuri, Itabatã, Posto da Mata, Porto Seguro, Eunápolis, Itabela, Itamaraju) frente a frente com os compradores governamentais e ainda capacitar os empresários que passarem pelo evento para se tornarem fornecedores para os governos.



FONTE: Sebrae Tx de Freitas.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Baleia fotoidentificada é reavistada na mesma data, 20 anos depois!



Foi no cruzeiro de pesquisa realizado em novembro, que uma baleia apelidada de Wando foi reavistada. O mais curioso é que a data foi a mesma da primeira avistagem: 10 de novembro. Wando entrou no catálogo de fotoidentificação do Instituto Baleia Jubarte em 1993 e depois foi reavistado em 1998, 2002, 2005 e 2007. 

“Desta vez gravamos o canto dele e fizemos boas fotos de uma lesão que ele tem e que persiste desde 1993”, afirma o diretor de Pesquisa do IBJ, Milton Marcondes. Ele lembra ainda que todos os registros, com exceção do feito em 2005, são do final da temporada. 

FONTE: IBJ

Lixo em Abrolhos

Foto: Esse Atobá mascarado,achamos com esse saco plastico no Pescoço...Acredito foi mergulhar e tinha saco plastico no Mar!! 
Foto Berna Barbosa Dia 07.11.2013!!

Esse Atobá mascarado foi encontrado pela monitora ambiental Bernadete Barbosa no dia 07.11.2013 com esse saco plastico no pescoço. O pássaro foi mergulhar e tinha saco plastico no Mar. 

Geralmente os lixos encontrados na área do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos são aqueles descartados por embarcações que navegam pela região, mas também tem sido encontrados com cada vez maior frequencia, materiais como embalagens vindas de outros continentes. 

FONTE: 
Berna Barbosa - PNM dos Abrolhos.

Audiência Pública para debater o Plano Nacional contra vazamentos de petróleo




Hoje (26) acontece uma audiência pública na Câmara dos Deputados em Brasília vai debater o Plano Nacional de Contingência para grandes vazamentos de petróleo. Saiba mais aqui: http://bit.ly/1dkizIF

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

II Jornada de Agroecologia da Bahia


É com muita alegria que os movimentos, povos, comunidades e instituições que participam da Teia Agroecológica dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica está convidando para a II Jornada de Agroecologia da Bahia.

LOCAL: Assentamento Terra Vista, Arataca-Bahia
Data: 11 (Chegada, inscrições, montagem de acampamento para as brigadas) até 15 de dezembro de 2013.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail jornadadeagroecologiadabahia@gmail.com ou pelo telefone (73) 9819 0706

Resultados positivos do Programa Saúde em Movimento em Caravelas



A Prefeitura Municipal através de suas Secretarias de Saúde e Educação em parceria com o Governo do Estado da Bahia, trouxe para a cidade de Caravelas o Programa Saúde em Movimento, que realizou um mutirão de consultas e cirurgias de catarata entre os dias 16 a 22 de Outubro. 

O programa Saúde em Movimento implantado pelo governo do estado da Bahia montou toda estrutura de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. A equipe de apoio de Caravelas foi composta por 04 agentes comunitários, 01 coordenador de atenção básica, 01 técnico do CPD, professores, coordenadores e diretores da rede municipal de ensino das Escolas Municipais Claudinora Nobre de Melo, Isabel Costa, José Luiz de Souza, Ede Santos e Alda Nunes. 

Para ter acesso os pacientes foram encaminhados ao PSF 02, na Av. das Palmeiras. O público-alvo para os atendimentos foram crianças e pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular, além dos alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização), outra parceria com do governo do estado com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caravelas. Nos atendimentos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia. A clientela ainda recebe o colírio que deve ser utilizado nos primeiros quinze dias do pós-operatório.

O Secretário de Saúde de Caravelas, Manoel Mecias Fontes, contou que o Programa contemplados com atendimento oftalmológico um total de 432 alunos da rede municipal de ensino de 7 a 14 anos de idade, sendo que 232 foram identificados através de exames a necessidade de uso de óculos de grau. Já para os adultos com idades acima de 60 anos, da sede e dos distritos de Barcelona, Juerana, Rancho Alegre, Nova Tribuna, Barra e Ponta de Areia foram atendidos cerca de 1.000 pacientes, onde foram identificados 300 com necessidade de atendimento cirúrgico para catarata.

FONTE: ASCOM Prefeitura Municipal de Caravelas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

I Encontro de Artesãos movimenta Barra de Caravelas

  

A Filarmônica Lira Imaculada Conceição promoveu na tarde do dia 16, em sua sede, o I Encontro de Artesãos, que reuniu familiares, jovens, crianças e parceiros como o Jornal O Samburá e a Associação de Moradores, Pescadores e Marisqueiras da comunidade da Barra de Caravelas.  Junto com a reunião com as artesãs para levantamento de interesses e troca de experiências, aconteceu também uma exposição das peças produzidas. A ação faz parte do Projeto Maré Alta, realizado pela FLIC e patrocinado pela Resex do Cassuruba e Fibria. 

O objetivo do Projeto é realizar um debate sobre o tema Lixo na Praia e proporcionar ações formativas de Educação Ambiental e de geração de renda com a comunidade da Barra. Também são parceiros o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, o Projeto Na Rota da Música, a Secretaria de Turismo de Caravelas e a Fazenda Matriarca, que ofereceu o coffe-break para os presentes. Vejam algumas imagens dos artesanatos produzidos pelo grupo.
















terça-feira, 12 de novembro de 2013

Banco dos Abrolhos possui o maior refúgio de vida marinha da costa brasileira

O RankBrasil é um sistema de registro exclusivo de recordes brasileiros, em diversas categorias. Em seu site e na sua publicação digital anual, o Banco dos Abrolhos foi identificado como o maior refúgio da vida marinha da costa Brasileira.

Visite: http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/06xQ/Abrolhos_Possui_O_Maior_Refugio_De_Vida_Marinha_Da_Costa_Brasileira

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Resex do Cassurubá faz avaliação e planeja Programa de Comunicação e Educação Ambiental junto com comunidade





No dia 30/10 foi realizada em Caravelas no Auditório do CEPENE, em Ponta de Areia, uma oficina para apresentar os resultados do Programa em 2013 e planejar as atividades para os próximos anos (2014-2015). O grupo, formado por representantes do pescadores e marisqueiras, lideranças comunitárias, ongs, secretarias de governo e outros parceiros relembrou o histórico das ações dos anos anteriores. Comunicação comunitária, gestão da unidade de conservação, fortalecimento e capacitação serão novamente os temas geradores, mas os participantes listaram algumas propostas para os próximos anos, como ampliar a relação com as Secretarias de Educação de Caravelas e Nova Viçosa, participando nas Semanas Pedagógicas e realizando o Programa Professores Na Resex. Outras propostas foram apoiar a cultura popular/ manifestações artísticas locais, Educação Ambiental para geração de renda/produção artesanal;  Programa de rádio/ spot; Produção audiovisual; Campanhas educativas; Agentes de comunicação local, entre outras. 

FONTE: Jornal O Samburá.