quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Dia das crianças no Parque de Abrolhos



O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos comemorou pelo 4° ano o Dia das Crianças no Parque. Neste ano participaram das várias atividades 42 crianças e professores da Escola Municipal Alegria do Povo, da comunidade da Barra de Caravelas. Foi um sucesso, os funcionários, servidores e voluntários ofereceram jogos, brincadeiras e teatro sobre a questão da proteção deste Parque que foi o primeiro parque marinho criado no Brasil.

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é uma área federal importante por proteger a região com maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul. Criado em 1983, foi o primeiro parque nacional marinho do Brasil. Sob o administração do ICMBIO, o Parque protege 91.235,5 hectares de áreas marinhas, abrangendo o Recife de Timbebas, o Parcel dos Abrolhos e o Arquipélago dos Abrolhos, composto pelas Ilhas Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara (sob jurisdição da Marinha do Brasil).

Para saber mais, telefone: (73) 3297-2258 ou visite: http://www.icmbio.gov.br/parnaabrolhos/

FONTE: PNM dos Abrolhos.



Foto

FONTE: PNM dos Abrolhos.

Limpeza de praias em Caravelas revelam surpresas



A quantidade de lixo nas ilhas do Arquipélago foi menor que o esperado, mas no continente ainda assusta



O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos em parceria com a Marinha do Brasil, a ong Patrulha Ambiental e outros apoiadores realizaram neste mês de outubro diversas atividades de limpeza de praias na região de Caravelas, que abriga o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, área considerada de maior biodiversidade do Atlântico Sul.



Na ação que acontece anualmente, a limpeza das ilhas do Arquipélago, localizado a cerca de 30 milhas náuticas (70 km) da costa, mostrou uma diminuição da quantidade do lixo se comparada aos anos anteriores. A surpresa ficou por conta da qualidade deste lixo, pois além das costumeiras redes de pesca, tecido, pedaços de borracha e outros plásticos e encontrados, foram identificadas várias embalagens estrangeiras.

Limpeza no Arquipélago dos Abrolhos. Foto de Marcello Lourenço.

Na limpeza realizada no seu Centro de Visitantes e sede do Parque, que fica na Praia do Kitongo, zona urbana de Caravelas, também foram identificados lixos estrangeiros mas chamou a atenção uma grande quantidade de garrafas pet, estas geralmente descartadas no Rio Caravelas e em alto mar por pescadores e visitantes, mas que voltam ao continente trazidas pelas marés.

Foto: Por um mundo mais lindo, e colorido, o poder esta em nossas mãos, a mesma mão que joga o lixo, pode recolher e fazer o melhor. Limpeza da Trilha do Marobá e praia do kitongo a ser realizada no dia 10 de Outubro as 14:00 com - Patrulha Ecológica.
Limpeza na Trilha do Marobá, localizada no Centro de Visitantes do Parnam FOTO: Parnam Abrolhos

A má notícia foi que na limpeza da praia da Barra de Caravelas, conhecido refúgio de turistas por abrigar as extensas praias do município, o lixo coletado por estudantes, voluntários e pesquisadores extrapolou todas as expectativas e continuou alto, tendo sido coletadas mais de 143,8 kg de lixo. Em 2010 foram coletados 337,86 kg, em 2011 foram 193,27 kg. Todo o lixo encontrado é pesado e separado, sendo que os recicláveis são encaminhados para esta destinação. 

Limpeza na Praia da Barra - Imagem Patrulha Ambiental

O evento mobilizou diversos grupos da comunidade de Caravelas como professores, estudantes, voluntários e servidores do Parque. O Dia Mundial da Limpeza de Praias é uma mobilização internacional promovida desde 1993 com o objetivo de incentivar comunidades a limpar e conservar o meio ambiente.



FONTE: PNM dos Abrolhos.

Oficina de Percussão do Projeto Na Rota da Música


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Workshop com a Chef Maíra Pinto no Festival Gastronômico do Prado


Caravelas recebe equipe do programa Saúde em Movimento

A Prefeitura Municipal de Caravelas, através de suas Secretarias de Saúde e Educação em parceria com o Governo do Estado da Bahia, trouxe para a cidade o Programa Saúde em Movimento, que realizará um mutirão de consultas e cirurgias de catarata entre os dias 16 e 22 de Outubro. 

A equipe do Programa é composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. Para ter acesso, é importante que o paciente procure o encaminhamento no PSF 02, na Av. das Palmeiras, em Caravelas. 

O público-alvo para os atendimentos são crianças e pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular e alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização), outra parceria do governo do estado com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caravelas. 

Além de Caravelas, estão sendo beneficiados os municípios de Alcobaça, Teixeira de Freitas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Vereda.
 






FONTE: ASCOM Prefeitura Municipal de Caravelas.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Tese desenvolvida por meio do Projeto Manguezal recebe menção honrosa em prêmio nacional

O pesquisador Anders Jensen Schmidt, cujo trabalho tem o apoio da Fibria, foi um dos reconhecidos pelo Prêmio Capes de Tese 2013, com pesquisa na área de biodiversidade realizada em Caravelas (BA)
A tese “Ritmos de acasalamento e hábitat de recrutamento do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) e suas implicações para gestão em manguezais de Caravelas (BA)”, desenvolvida pelo pesquisador Anders Jensen Schmidt, acaba de ter um importante reconhecimento. Está entre as 33 teses de doutorado que receberão menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2013, conferido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

A tese  sobre os Ritmos de acasalamento e hábitat de recrutamento do caranguejo-uçá, desenvolvida em Caravelas pela Base Avançada do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Nordeste, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/MMA (Cepene/ICMBio), tem o apoio da Fibria. A Capes, realizadora do prêmio, é uma agência de fomento à pesquisa que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil.

O resultado do Prêmio Capes de Tese 2013 foi publicado no Diário Oficial da União do último dia 4 de outubro. A tese do pesquisador Schmidt foi defendida em 2012, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e é uma das duas da área de Biodiversidade entre as que receberão menção honrosa. O evento de premiação será no dia 10 de dezembro, em Brasília, na sede da Capes.

O Projeto Manguezal é um projeto integrado de manejo e monitoramento para uso sustentável do manguezal de Caravelas pela população ribeirinha. “A conquista desta menção honrosa significa que apoiamos pesquisa de qualidade e excelência na produção científica em oceanografia biológica no nosso País”, observou Ulisses Scofield, coordenador da Base Avançada do Cepene/ICMBio em Caravelas.

O autor da tese é um pesquisador contratado para atuar na Base Avançada do Cepene por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Fibria e o ICMBio. As pesquisas realizadas deram origem à tese de doutorado reconhecida pelo prêmio Capes 2013. Atualmente, Anders Jensen Schmidt faz pós-doutorado na Universidade de Edimburgo, na Escócia, como pesquisador da Base Avançada da Cepene em Caravelas.

FONTE: Fibria/Pauta 6.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Descoberto novo naufrágio na região dos Abrolhos

A Apecatu Expedições postou hoje o primeiro vídeo do novo naufrágio descoberto na região de Abrolhos. Localizado no Parcel das Paredes, esse Naufrágio ainda apresenta redes de pesca e mergulhadores devem tomar muito cuidado. A visibilidade variou entre 3 a 8 metros e a profundidade máxima foi de 22 metros. O barco ainda está com a estrutura principal bem conservada e é possível nesse vídeo ver a hélice e o leme, inteiros.

Segundo a Apecatu o maior especialista do país na área de identificação de naufrágios, o mergulhador Mauricio Carvalho vai estar na região na segunda semana de janeiro de 2014, com direito a Curso de Naufrágio em naufrágios da região do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (Rosalinda, Guadiana, Sta Catarina) e no naufrágio novo, que está localizado fora dos limites do Parque, no Parcel das Paredes. Em janeiro a visibilidade da água é excelente, com média de 20 metros. Para saber mais entre em contato com a Apecatu. Clique na imagem para assistir ao vídeo.



Para saber mais sobre mergulhos em naufrágios em Abrolhos, clique aqui e também aqui. 

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Cachaçaria Matriarca recebe empresários de Prado

Na segunda-feira (30/09) os proprietários dos estabelecimentos participantes do 8º Festival Gastronômico e Cultural de Prado e alguns associados da Associação Pradense de Restaurantes, Hoteis e Estabelecimentos Comerciais - APRHOPE, puderam conhecer o Alambique da Cachaça Matriarca, uma das patrocinadoras do evento.


O convite foi feito à APRHOPE pela madrinha do evento, a chef Maíra De Andrade Pinto, atual responsável pelo desenvolvimento do projeto do Alambique e pela diversificação da produção da Fazenda com doces, geleias, carnes especiais e outras novidades. 

Além de conhecer todo o processo da produção da cachaça, o grupo participou do preparo de lingüiça e tiveram a oportunidade de conhecer também outras áreas de produção da Fazenda, como a madereira e a fábrica de doces.

A Fazenda Cio da Terra está localizada na cidade de Caravelas, próximo a Medeiros Neto. Para dar suporte e valorizar a cana produzida na região, seu proprietário, o empresário Beto Pinto, construiu ha três décadas o Alambique onde hoje já são produzidos 600 mil litros de cachaça por ano. Buscando uma produção diversificada, a Fazenda conta com produção de madeira tratada, marcenaria e produção de doces e geleias artesanais, entre outras atividades.





8º Festival Gastronômico e Cultural do Prado – Oportunidade para negócios, o Festival faz parte do calendário turístico da região e neste ano acontece entre os dias 11 e 20 de outubro. Organizado pela Aprhope e pelo Sebrae, conta ainda com a parceria do Senac, da Prefeitura Municipal e da Bahiatursa.

FONTE: As imagens são da Aprhope.

I Flora Bahia - Feira Ecosolidária de Produtos Agroflorestais da Bahia



O Instituto Cabruca estará realizando de 14 a 18 de outubro de 2013 no Centro de Convenções em Ilhéus a I Flora Bahia - Feira Ecosolidária de Produtos Agroflorestais da Bahia.

A I Flora Bahia tem como objetivo principal de apresentar ao público que estará participando do IX CBSAF - Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais - evento que acontecerá no Centro de Convenções no mesmo período (http://www.cbsaf.com.br/) - as experiências de manejo sustentável da Bahia.

O Instituto está convidando os grupos que atuam na região do Extremo Sul e Costa do Descobrimento para participarem da feira na qualidade de expositores. O Instituto Cabruca irá disponibilizar toda a infraestrutura necessária para realização da feira (Stands, divulgação, entre outros) porém as despesas com hospedagem, alimentação e transporte ficarão por conta dos participantes.

Os interessados deverão entrar em contato através do E-mail:

FONTE: Instituto Cabruca.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Expedição reúne cientistas e visitantes no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos



No mês de Setembro/2013 aconteceu uma expedição científica onde o destino foi o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, na Bahia. Uma experiência bem sucedida entre os projetos SIMBORA PRO PARQUE e CHELONIA MYDAS. As baleias Jubarte foram um dos destaques dessa expedição.

A agência de viagens Simbora pro Parque realiza visitas temáticas às Unidades de Conservação capixabas e seus entornos, explorando o potencial de uso recreativo e pedagógico dessas áreas. No Parque Nacional Marinho dos Abrolhos um dos destaques da expedição foram as baleias Jubarte, pois de julho a novembro acontece a temporada das baleias na região, tendo setembro e outubro como meses de pico onde um grande número de baleias permanece concentrada na área do Parque e seu entorno.

É aqui, na região do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, localizado no município de Caravelas-Ba, o principal ponto reprodutivo da espécie e onde se concentram 90% das baleias Jubarte que chegam ao Brasil. A expectativa é que este ano apareçam por aqui mais de 14 mil baleias.  

Para fazer um passeio de avistamento de baleias a melhor opção é pegar uma embarcação em Caravelas, que é a única cidade da região que possui porto e canal de navegação seguro para o passeio. O passeio pode ser de um dia “bate-volta” ou durar mais tempo, com os passageiros dormindo a bordo de catamarãs e barcos confortáveis. As operadoras de turismo oferecem pacotes especiais para famílias, grupos ou para quem também quiser realizar mergulhos e outras aventuras.

Para saber mais, visite o site do PNM: http://www.icmbio.gov.br/parnaabrolhos/




FONTE: Imagens Simbora Pro Parque.