segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Festa de Cosme e Damião da Barra de Caravelas emociona e mantém viva as raízes africanas da comunidade


Considerados protetores das crianças e padroeiros de médicos e farmacêuticos, Cosme e Damião são santos adorados em todo o mundo e sua festa reúne fiéis de várias crenças. Nesta sexta-feira (27) o Centro São Benedito, da Barra de Caravelas, iniciou a comemoração com Alvorada seguida de diversos rituais, encenação teatral e cantoria ao longo do dia e da noite. A festa se estendeu até o dia 28 e reuniu mais de uma centena de crianças, jovens e adultos.

A família de Dona Valdeci realiza a Festa a mais de 30 anos, se esforçando para fazer a alegria das crianças e jovens da comunidade. Ela conta que herdou o costume da avó e que tem o apoio da família e amigos para realizar todos os anos a comemoração. 

De acordo com os relatos da igreja, os gêmeos Cosme e Damião nasceram no oriente e tornaram-se missionários cristãos. Acredita-se que eles tenham sido médicos e que atendiam as pessoas de graça, principalmente as crianças. 











Ponta de Areia é campeão do torneio de futebol da primavera em Juerana

Foi realizado domingo (29) o Torneio de Futebol da Primavera de Juerana distrito de Caravelas. O torneio foi promovido por um grande apoiador do esporte no Extremo Sul da Bahia: professor André. O evento reuniu 10 equipes do município sendo elas: Juventude, Os Guerreiros, Taquari, Meninos da Vila, Flamenguinho, Barra de Caravelas, Catuense B da Barra, Coopecarga, Caribê e Ponta de Areia, que conquistou o titulo de campeão do torneio ao vencer na final por 1 X 0 Os Guerreiros de Juerana.

Time de Ponta de Areia

Com mais esta vitória, o time de Ponta de Areia está se tornando um “papa títulos” no município de Caravelas, pois só neste mês de setembro venceu 3 competições, o Torneio de Futebol da Independência (08/09), o Campeonato Municipal de Futebol da Primeira Divisão (22/09) e o Torneio de Futebol da Primavera de Juerana (29/09). Para o técnico Nadino isso é fruto da união do grupo de jogadores oriundos do próprio distrito de Ponta de Areia mesclado com 3 jogadores da sede.

Jogadores que foram campeões no torneio: Luciano, Kleiton, Renan, Igor, Fernando, Savio, Léo, Kiko, Mateus, Wendel e Maycon, Os Guerreiros foram vices com Gênio, Sirnande, Peroni, Laurencio, Benedito, Tiago, Cris, Kim, Bojó, Brother, Tinaldo, Alessio, Wanderlei, Branco , Cleilton  e o Técnico Tiaguinho.

Time Os Guerreiros
O Torneio da Primavera contou o apoio da Prefeitura Municipal de Caravelas através de suas secretarias de Saúde, de Obras e de Secretaria de Turismo e Esportes, além da Policia Militar e comerciantes locais.

Mais uma vez o destaque especial foi o trabalho da Rádio Pica Pau através do Osmar Guarnelles, vibrando na narração e do repórter Anderson Lima, na reportagem da beira do gramado.

FONTE: ASCOM – Prefeitura Municipal de Caravelas.

  

Campanha Caravelas Unida Contra a Dengue

A Prefeitura Municipal de Caravelas através da Secretaria da Saúde e do Departamento de Controle de Endemias vem intensificando as ações de combate à dengue com visitas domiciliares realizadas pelos Agentes de Endemias, Ações de Núcleo com a equipe de Educação em Saúde e Mobilização Social, que atua junto com as comunidades através de reuniões e palestras nas escolas.

Atualmente o município tem uma equipe composta de 15 agentes de campo, 1 laboratorista , 2 agentes de educação contra a dengue, 2 agentes responsáveis pela aplicação pulverizada e 2 supervisores.

É fundamental que toda a população se engaje nesta luta, seja em sua residência, local de trabalho ou lazer; identificando, protegendo ou eliminando objetos que possam se transformar em criadouros do Aedes aegypti.

O uso de inseticidas aplicados através de carro - fumaçê ou UBV (ultra baixo volume) pode acontecer apenas na eventualidade de uma epidemia de dengue numa comunidade ou município.

Vamos prevenir para evitar, pois Caravelas apresenta um índice de infestação considerada normal, graças aos esforços dos agentes de endemias e também da ajuda indispensável da população. 

FONTE: ASCOM - Prefeitura Municipal de Caravelas.

Seminário de Turismo da Costa do Descobrimento em Eunápolis



Os discentes do VI Semestre do Curso de Bacharelado em Turismo do Campus XVIII- UNEB - Eunápolis estará promovendo nos dias 25 e 26 de outubro de 2013 o IV SEMITUR - Seminário de Turismo da Costa do Descobrimento que tem como objetivo: Contribuir para ampliar e disseminar o estudo do Turismo, através de palestras, debates, e troca de experiências, enfatizando sua importância como vetor de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental.

O tema do Seminário é: GESTÃO DE NEGÓCIOS EM TURISMO e contará com a palestra magna do Prof. Reinaldo Dias, lançamento de livros, exposição fotográfica e mini cursos.Para maiores informações como programação, regulamento da exposição, opções de mini cursos, acessem o site: www.semituruneb18.webnode.com; ou envie e-mail para quartosemitur@gmail.com

FONTE: Renata Carvalho, professora do Curso de Bacharelado em Turismo da UNEB - Campus XVIII - Eunápolis. 


terça-feira, 24 de setembro de 2013

Índios da aldeia Renascer contam que estão acuados pelo eucalipto no município de Alcobaça

Reconhecida pela Funai em 2012, a Aldeia Indígena Renascer ocupa um pequeno pedaço de terra cercado de eucalipto por todos os lados na comunidade do Bruno, localizada na zona rural do município de Alcobaça, às margens da estrada vicinal que liga Teixeira a Caravelas.


Desde 1951 nesta região, o grupo indígena formado por 30 famílias da etnia Pataxó Hã Hã Hãe, está cada vez mais acuado em meio aos plantios de eucalipto da Suzano e da Fibra. Cercadas por arame farpado e vigiados por seguranças, os índios dizem que se sentem acuados e sujeitos a fugirem a qualquer momento daquele local. Reclamam atenção e cuidado por parte das empresas, que ainda não desenvolvem nenhuma ação compensatória preocupada com a situação social e de produção destas famílias. 

De acordo com Benedito de Souza Santos, docente de História e Sociologia na Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e Faculdade do Sul da Bahia (FASB), e que realiza pesquisa nesta comunidade, os índios que integram a Aldeia Renascer são oriundos da Aldeia Caramuru, em Pau Brasil, mas chegaram à região no início da década de 1950, fugindo da perseguição a que estavam sendo submetidos.

“Logo que chegamos, o fazendeiro que era o dono desse lugar disse que podíamos usar um pedaço de terra para plantar. Nos estabelecemos por aqui e fizemos nossa lavoura”, conta a índia Maria Francina de Jesus, cujo pai foi um dos primeiros a se instalar no local, juntamente com a família.  Dessa pequena roça os moradores tiravam o próprio alimento e vendiam o que sobrava.

A vida seguia pacata e a subsistência estava garantida nas pequenas roças, até que as terras que ocupavam foram vendidas às empresas de celulose. Nós achamos ruim, porque as empresas chegaram e arrancaram muita lavoura sem nos pedir licença. Meteram o maquinário para dentro e arrancaram as plantações e o coqueiral”, conta dona Maria Francina.

A antiga roça dos índios deu lugar às imensas plantações de eucalipto e, atualmente, está restrita a uma faixa de não mais do que mil metros quadrados. “Hoje em dia nosso espaço é só essa faixinha de terra. De um lado a Suzano e o outro lado a Fibria. Nós plantamos, arrancamos e comemos. Depois plantamos de novo e temos que esperar amadurecer, porque não temos espaço para plantar. Vivemos assim há anos, só por milagre de Deus”, diz a índia.

Segundo ela, a pequena faixa de terra onde atualmente está plantada mandioca foi “cedida” pelas empresas de celulose às famílias há menos de dois anos e consiste em uma área de recuo da plantação de eucalipto, depois que moradores da comunidade reclamaram que as imensas árvores estavam muito próximas das residências.  “Até dois anos atrás, o eucalipto era plantado praticamente na porta das casas da aldeia, tanto que quando ventava os galhos caíam no telhado da minha casa”, comenta dona Maria Francina.

De acordo com o pesquisador Benedito Souza, essa comunidade indígena foi reconhecida pela Funai somente em 2012. Antes, eram conhecidos como caboclos e utilizados como mão-de-obra nas primeiras plantações de eucalipto. Há aproximadamente cinco anos, quando passaram a reivindicar sua condição indígena, as empresas de celulose deram início a uma política de exclusão. “Os índios tiveram que deixar o local original onde haviam se estabelecido e acabaram restritos a uma pequena faixa de terra”, explica o professor. 

Fonte: Teixeira News, disponível também aqui. 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Campanha Temporada das Baleias 2013

Clique para ampliar!

Dia Mundial da Limpeza de Praias é comemorado no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, a ong Patrulha Ecológica e a Marinha do Brasil foram parceiros em mais uma Limpeza de Praias em Abrolhos. 











FONTE: Fotos de Naldo Santana.

Estudo revela declínio de sete espécies de peixe no sul da Bahia

Um estudo realizado no sul da Bahia por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina revelou que sete espécies de peixe anteriormente comuns na região e usados na culinária local estão desaparecendo.
O levantamento, feito pelos biólogos Sergio Floeter, Natalia Hanazaki e Mariana Bender, foi feito com base em entrevistas com pescadores que trabalham na região vizinha ao Parque Municipal Marinho do Recife de Fora, em Porto Seguro.
Um total de 53 pescadores de diferentes idades foram convidados pelos pesquisadores a identificar, por meio de fotos, espécies de peixe que tradicionalmente vivem na costa da região. Eles responderam a perguntas sobre qual é o maior peixe de cada espécie que já haviam capturado e o ano que isso ocorreu.
A conclusão foi que algumas espécies estão cada vez menos presentes nas redes dos pescadores, ou, quando estão, os peixes são menores do que em décadas passadas.
São elas o badejo-quadrado (Mycteroperca bonaci), a garoupa (Epinephelus morio), o dentão (Lutjanus jocu), a cioba (Lutjanus analis), a guaiúba (Ocyuru chrysurus), o cherne (Hyporthodus nigritus) e o mero-gato (Epinephelus adscensionis).
FONTE: BBC Brasil. 

21 de setembro também foi Dia Internacional da luta contra os Monocultivos de Árvores

El_Dia_Internacional_de_Lucha_contra_los_Monocultivos_de_Arboles

FONTE: Do Blog Racismo Ambiental, disponível também aqui.

Leão marinho volta a aparecer

Monitorado desde o dia 11 de julho, o leão marinho que foi encontrado pela primeira vez na região de Caravelas, extremo sul da Bahia, e depois em outras localidades próximas, causou preocupação aos veterinários do Projeto Baleia Jubarte em virtude de registros de domesticação do animal. A novidade é que o PBJ recebeu a informação de que este mesmo animal foi avistado em alto-mar, próximo a um canal de Caravelas, chamado Boca do Tomba, na última semana. “Pescadores locais acreditam que o leão-marinho tenha ido embora com uma frente fria que passou por Caravelas. Torcemos para que seja verdade”, conta a veterinária Adriana Colósio.

O que NÃO FAZER quando encontrar um leão marinho ou outro animal marinho vivo:
  • Não se aproxime e não toque no animal, pois ele pode se assustar e acabar se machucando ou atacar quem estiver próximo.
  • Não force o animal a voltar para água. No caso do leão marinho, é comum à espécie o hábito de descansar na praia.
Apesar de não apresentarem movimentos migratórios, os machos da espécie realizam movimentos sazonais, anualmente, durante a primavera e o inverno. Na Bahia, desde 1984, existem registros esporádicos de leão-marinho.

FONTE: IBJ, também disponível aqui

Draga Recreio dos Bandeirantes finalmente é retirada do Píer Municipal de Caravelas



Depois de quase 6 meses abandonada em Caravelas, período que as autoridades municipais, a Empresa Fibria, a Marinha do Brasil, os empresários do turismo náutico e a comunidade em geral protestaram e fizeram o que estava dentro da lei para solucionar esse problema, na sexta-feira (20), a oficina náutica Calheiros – do conhecido Tião da Balsa - foi responsável pela manobra que rebocou a draga Recreio dos Bandeirantes para fora do Píer Municipal de Caravelas.

Na entrada da última frente fria de setembro (13/09) com maré grande de enchente, a draga Recreio dos Bandeirantes derrubou um poste de iluminação onde estava amarrado um dos cabos, por pouco não causando um acidente de grandes proporções, afundando todos os barcos de turismo Abrolhos, além de outros 02 veleiros e 01 lancha que estavam atracados no Píer Municipal.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente multou a empresa Bandeirantes Dragagem em R$ 100mil e desde o mês de junho, a Prefeitura de Caravelas com apoio da Fibria está movendo ação jurídica contra a Empresa que abandonou essa embarcação no Píer Municipal, não pagou as taxas de atracação cobradas pelo município, causou prejuízos ao patrimônio público e pôs em risco as pessoas e o ecossistema do rio Caravelas. A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos de Porto Seguro,foi parceira na cobrança de documentação e demais pendências da Empresa Bandeirantes com o município, inclusive autuando com multa a Embarcação.

A operação de dragagem é monitorada pela Comissão de Acompanhamento da Dragagem, com representantes de ONGs, de associações de pescadores, do ICMBio e do IBAMA.

Ponta de Areia e Ponte Preta são os campeões do futebol caravelense

Nêgo, chefe da Divisão de Esportes, o atleta Pinóquio, capitão do time Ponta de Areia e o Prefeito Jadson Ruas com os prêmios de Campeão de Futebol 2013

Os Campeonatos de Futebol da Primeira e Segunda Divisão de Caravelas em 2013 terminaram neste domingo (22), quando foram realizadas as partidas finais.

Pela segunda divisão a equipe da Ponte Preta realizou uma partida sensacional, vencendo de virada a equipe da Catuense da Barra de Caravelas pelo placar de 4 x 2. 

Na primeira divisão o time Ponta de Areia quebrou a hegemonia do time de Caravelas, que buscava o tetra campeonato. Com uma partida bastante disputada, o jogo terminou empatado, mas Ponta de Areia venceu na cobrança dos pênaltis, com aproveitamento de 100%, tirando o esperado tetra campeonato do time Caravelas.

Os Campeonatos de Futebol da Primeira e Segunda Divisão de Caravelas são organizados pela Divisão de Esportes da Secretaria de Esportes e Turismo, com apoio da Prefeitura Municipal de Caravelas, e da FASE Esportes, de Teixeira de Freitas. O evento foi abrilhantado pelo acompanhamento da Radio Pica Pau com a equipe do vibrante narrador esportivo Osmar Guarnelles, Anderson Lima repórter de campo e Jorge Murilo nos comentários. 

sábado, 21 de setembro de 2013

Mulheres baianas são mobilizadas para elaboração de propostas na área da cultura

Lideranças femininas que atuam no campo da produção cultural nos municípios baianos estão sendo mobilizadas para a Conferência Setorial de Mulheres na Cultura, etapa preparatória da III Conferência Estadual de Cultura, que acontece em outubro. O encontro setorial pretende contribuir para a ativa participação das militantes dos movimentos de mulheres e organizações feministas nessa área. 

Veja mais no site da SPM: http://zip.net/bwkYLw

FONTE: SPM.

Dia Mundial de Limpeza de Praias na Barra de Caravelas





Equipe do Projeto Patrulha Ecológica realizando Limpeza na Praia da Barra!

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

PrimaVela – Evento náutico em Caravelas




A Praia do Kitongo e o Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos vão ser palco neste fim de semana 14 e 15 de setembro de um evento de semeadura  de idéias e cultura náuticas, como informa o organizador do evento, Dr. Geovane Lopes de Freitas. É objetivo também a valorização do belo estuário do Rio Caravelas

Inspirados nos Projeto Grael (Niterói) e Projeto Velas Cumuru de Cumuruxatiba (Prado), a equipe responsável pelo evento está buscando tornar realidade um sonho antigo de ver nosso belo e ocioso estuário do rio Caravelas, "coalhado" de barcos riscando essas águas até a Barra.

O passo inicial foi um convite ao Sr. Aldo, responsável pelo Projeto Velas Cumuru para que, a exemplo recente no rio do Prado, se faça uma demonstração de sua equipe por aqui.

Segundo Dr. Geovane, esse processo de semeadura da cultura náutica será de grande importância na identificação dos potenciais que temos, tanto nos recursos humanos, quanto na geografia local e preparo para um terreno fértil que vingue o embrião do iatismo.

“Apesar de vivermos num país de dimensão continental com um rico litoral, essas ações se fazem ainda tímidas, mas temos a sorte de contar com um vizinho que já avançou cerca de 4 anos, com mais de 50 crianças iniciadas naquela escola de iatismo. Contam hoje com  12 veleirinhos de crianças e 5 de adolescentes. Trata-se acima de tudo de um projeto de incentivo pedagógico através de prática esportiva em barco a vela”, comentou. A gente se encontra lá!

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Câmara de Turismo da Costa das Baleias se reúne para debater Projeto de Sinalização Turística

CÂMARA DE TURISMO DA COSTA DAS BALEIAS
CONVITE PARA REUNIÃO ORDINÁRIA 
  A Câmara de Turismo da Costa das Baleias, através de sua COORDENAÇÃO, convida sua instituição a participar da reunião ordinária no dia  18 de SETEMBRO de 2013, às 9:00 
 
 
Local: SEBRAE – Teixeira de Freitas 

Com presença de Júlio Oliveira- Diretor de Serviços Turísticos e Antônio Sérgio - Diretor de Infraestrutura  SUINVEST/SETUR

FONTE: CTCB

País não está preparado para acidentes ambientais e Abrolhos não pode correr este risco


Especialistas já deixaram bem claro que o Brasil não está preparado para evitar ou conter vazamentos de petróleo: o investimento em tecnologia preventiva é pequeno e o Plano Nacional de Contingência, embora previsto em lei, nunca saiu do papel.

Para o historiador ambiental Aristides Soffiati, do Núcleo de Estudos Socioambientais da UFF de Campos, em entrevista ao Jornal O Globo em 2011, governo e empresas têm dado ênfase na pesquisa de prospecção de petróleo mas pouco se tem avançado no desenvolvimento de tecnologia preventiva.

Agora mais uma etapa desta discussão volta à tona, pois a petroleira britânica BP Energy do Brasil, responsável pelo maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos, ocorrido em 2010 com a explosão de uma plataforma da BP no golfo do México, recebeu a permissão final das autoridades brasileiras para iniciar a exploração nas costas do Brasil. A compra dos 10 blocos do grupo americano Devon Energy, aconteceu em 2011 e custou US$ 7 bilhões.

A autorização permite a BP explorar oito blocos nas bacias de Campos e Camamu-Almada, a profundidades compreendidas entre 100 e 2.780 metros, conforme informou a empresa em um comunicado. As Bacias de Camamu e Almada, situam-se na porção sul do litoral do Estado da Bahia, entre os municípios de Valença e Itacaré.

Como parte do processo de licenciamento ambiental junto ao Ibama do Poço Pitanga, localizado à 66 km da costa, na bacia de Camamu-Almada, está acontecendo na região um exercício de simulação de resposta à emergência do Poço Pitanga, o que contempla a área de Ponta de Corumbau e Abrolhos, culminando com um simulado tático no dia 13 de setembro. Estão planejados treinamentos em mar e movimentação de pessoas nas praias. Este exercício contará com a participação de diversas autoridades tais como: ANP, IBAMA e Marinha do Brasil.

A localização do poço Pitanga está na área direta de influência do banco de corais e manguezais de Abrolhos, que é berçário de um ecossistema de extrema importância ambiental e econômico para a costa brasileira, em particular para as cidades da costa do descobrimento e das baleias.

O exercício simulado de um possível vazamento de petróleo do poço Pitanga da BP, empresa que tem um histórico terrível de acidentes como do Golfo do México, com vários processos ambientais e negligências sociais comprovadas, deve no mínimo ser acompanhado de perto e com muita atenção pelos gestores públicos e organizações locais.

O exercício proposto ocorre no ápice da temporada reprodutiva da baleia Jubarte, e do turismo na Costa das Baleias, sem falar que um possível vazamento de óleo teria um potencial impacto ampliado nos recifes de Abrolhos, nas populações de aves e invertebrados, entre eles camarões e corais que na sua maioria se fixam ao fundo marinho e dependendo da espécie demoram décadas ou até séculos para formarem colônias que servem de abrigo para as fases iniciais de grandes populações de peixes e outros organismos que vivem, se reproduzem e se alimentam nessa região. Grande parte desses peixes e camarões são capturados e vão pra mesa do consumidor.

Além do prejuízo ambiental irreparável e de saúde pública, economicamente Caravelas seria afetada diretamente, já que dependemos da pesca, mariscagem, turismo e a maior parte da população vive a menos de 10 km da costa marinha.

Somos mais de 800 mil pessoas no extremo sul da Bahia

A última contagem do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgada no dia 30 de agosto, trouxe os novos números habitacionais das cidades brasileiras e a região extremo sul da Bahia, compreendida por 21 municípios, entre os rios Jequitinhonha e Mucuri, já se soma 826 mil pessoas.

Pela força dos braços dos seus habitantes, o extremo sul é uma das regiões mais ricas da Bahia e sediada numa tríplice fronteira de Estados, onde a iniciativa privada gera sozinha o seu potencial econômico e faz do seu território uma das regiões mais propícias do país, estabelecendo o maior pólo de celulose  e papel do pais, com a maior produção de café conilon do mundo, a maior produção de mamão do país, o maior polo da madeira de eucalipto do nordeste, o maior rebanho bovino do Estado, o maior pólo de indústrias sucroalcooleiras da Bahia, o terceiro maior pólo turístico do Brasil e com a mais nova produção geradora de energia elétrica do Estado, com duas hidrelétricas, uma em Itapebi e a outra no triangulo divisório dos municípios de Itamaraju, Vereda e Jucuruçu.

Conheça a posição dos 21 municípios do extremo sul: 

01 Teixeira de Freitas 153.385 -, 
02 Porto Seguro 141.006 -, 
03 Eunápolis 110.803 -, 
04 Itamaraju 67.128 -, 
05 Nova Viçosa 42.265 -, 
06 Mucuri 39.927 -, 
07 Itabela 30.636 -, 
08 Prado 29.095 -, 
09 Santa Cruz Cabrália 27.854 -, 
10 Belmonte 23.471 -, 
11 Medeiros Neto 23.358 -, 
12 Alcobaça  23.176 -,
13 Guaratinga 22.583 -, 
14 Caravelas 22.328 -, 
15 Itanhém 20.735 -, 
16 Itapebi 10.942 -,
17 Jucuruçu 10.403 -, 
18 Ibirapuã 8.603 -, 
19 Itagimirim 7.420 -, 
20 Vereda 6.781 -, 
21 Lajedão 3.971.

Fonte: Teixeira News, disponível também aqui.


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O tiro do Secretário de Jaques Wagner contra o MST

O secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Barbosa, endossou a atitude do número 2 da pasta, Ary Pereira, de disparar três tiros contra manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que tentavam ocupar o prédio da secretaria, nesta terça-feira, 10 de setembro.


Em entrevista ao Bahia Notícias, o titular da pasta defendeu o seu auxiliar e criticou a ação dos manifestantes que cobravam celeridade nas investigações sobre a morte de Fábio dos Santos Silva, integrante do MST assassinado em abril deste ano em Iguaí, no sudoeste baiano. Até o momento, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT) mantem os dois no cargo.

Desde segunda-feira (9), cerca de mil trabalhadores sem-terra ocupam a sede do Incra em Salvador. O grupo reivindica a aceleração da reforma agrária na Bahia e no Brasil e a punição dos responsáveis pela morte de Fábio dos Santos Silva, assassinado com 15 tiros em abril deste ano em Iguaí, no sudoeste baiano. 

FONTE: Com informações do Blog Língua Ferina e também do Blog Tempo Presente.