segunda-feira, 29 de julho de 2013

Canal Off disponibiliza programa sobre os Naufrágios do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos




Já está disponível no site do Canal Off, os primeiros de uma série de 6 episódios produzidos pela equipe da Macadâmia Filmes, sobre mergulhos nos naufrágios localizados no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Eles estiveram em Caravelas na última semana de março e além de mostrar a riqueza e beleza do maior e mais biodiverso banco de recifes de coral do Atlântico Sul,  também entrevistaram profissionais que trabalham no Parnam e com o turismo na região. 

O objetivo foi o de compreender a integração dos ambientes recifais e marinhos com a rica diversidade de organizações locais, pesquisas e gestão da unidade, trazendo à tona as relações emocionais que os moradores locais criam com os naufrágios da região.


Acompanhados do Secretário de Meio Ambiente, Turismo e Esportes, Fábio Negrão, da monitora ambiental Bernadete Barbosa, e orientados por Maurício Carvalho, um biólogo especializado em mergulhos em naufrágios, além de autor do conhecido site Naufrágios do Brasil, o grupo pôde explorar os melhores pontos de mergulho em naufrágios do Parque.

Para saber mais, clique aqui. 

Para assistir, visite a página do Canal Off aqui.

Mais uma Jubarte é encontrada morta no litoral da BA

Encalhe aconteceu na quarta-feira, em praia de Prado

Uma baleia foi encontrada morta no final da tarde de quarta-feira (24), em uma praia do centro do município de Prado, no extremo sul da Bahia. O animal, da espécie jubarte e que mede cerca de 10 metros, foi achado em estado avançado de decomposição, segundo informações do Instituto Baleia Jubarte.

baleia bahia (Foto: Diógenes Cunha / Primeiro Jornal /Divulgação)
(Foto: Diógenes Cunha / Primeiro Jornal /Divulgação)

"A gente recebeu a ligação de que o bicho estava lá por volta das 17h. Ele estava na água ainda. Mas quando o bicho tá na água a gente não tem como examinar, trabalhar nele, porque envolve vários riscos. A gente espera encalhar na areia. Hoje de manhã [quinta-feira], a gente foi pra lá examinar o animal. Só que ele estava bem alterado. Informaram que alguns moradores foram lá tirar a ossada e outras partes para usar como isca. Mas conseguimos examinar. O animal tinha várias mordidas de tubarão", relata Adriana Colosio, bióloga do instituto.

A bióloga conta que é comum o encalhe de baleias nesta região. É quando elas migram da Antártida em busca de alimentos em águas mais quentes. "É a área de reprodução delas e é normal que a maré traga nessa época do ano. Não foi possível diagnosticar a causa da morte do animal porque ele estava em estado de decomposição avançado. Essa é a quarta jubarte encontrada morta na Bahia esse ano".
saiba mais

Até por volta das 17h40 desta quinta-feira (25) o animal ainda não havia sido retirado da praia de Prado. De acordo com Adriana Colosio, cabe a prefeitura local fazer a remoção da carcaça do bicho.
"Quando a praia é habitada, existe uma resolução do Conama [Conselho Nacional de Meio Ambiente], que atribui essa responsabilidade [retirar o animal] ao poder público. Fui até a Prefeitura de Prado e eles disseram que não tinha máquina retroescavadeira disponível. Então eu entreguei uma solicitação pedindo formamalmente a remoção", descreve Adriana.

Em contato com o G1, a Prefeitura de Prado informou que possui duas máquinas retroescavadeiras, sendo que uma está passando por manutenção e a outra estava realizando trabalho em um distrito da região. No final da tarde desta quinta-feira, a máquina encerrou o serviço e foi levada para a praia, mas a maré estava alta e não foi possível realizar a remoção, segundo o órgão. A prefeitura afirma ainda que a baleia será retirada por volta das 7h de sexta-feira (25).

A bióloga Adriana Colosio explica que a demora em retirar o animal da areia da praia pode causar danos ao meio ambiente e também aos moradores. "Tinha muita gente que nunca viu uma baleia na vida e mesmo a gente orientando que não podia tocar, as pessoas continuavam mexendo, principalmente criança. Pode transmitir zoonoses, além disso a gordura e o sangue atraem tubarão".

Segundo Adriana, a orientação é enterrar a baleia acima da linha da maré, em um lugar que, de preferência, que não tenha moradores. "Tinha uma área ali que dava para enterrar a carcaça. Não era uma situação que daria muito trabalho, porque o animal não tinha quase nenhum osso".

FONTE: Texto do G1 BA, disponível também aqui.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

III Conferência Municipal de Cultura de Caravelas



No domingo (21) aconteceu no Colégio Estadual Polivalente de Caravelas uma dos maiores encontros culturais dos últimos anos em Caravelas. A comunidade e os grupos culturais locais   compareceram interessados em discutir as demandas para políticas públicas de cultura para o município.

Com 235 participantes inscritos, o evento contou ainda com participação de vários convidados vindos dos distritos de Caravelas, como Volta Miúda, Juerana, Rancho Alegre e de outras cidades como Alcobaça e Itamarajú, além da presença do representante territorial da Secretária de Cultura da Bahia, Juniex Santos, um dos principais articuladores para consolidação do Sistema Estadual de Cultura do Estado no Extremo Sul.

Além das discursões com escolha de 12 Delegados que irão representar Caravelas nas Conferências Territorial e Estadual, o evento contou com apresentações culturais na ficaram por conta dos convidados como: Filarmônica Lira Imaculada Conceição – FLIC, da Barra de Caravelas e seu Grupo de Flautas, Filarmônica Lira Santo Antônio, Capoeira Malícia de Caravelas, Orquestra Sinfônica do Projeto D. Flora, vinda de Alcobaça e a belíssima apresentação da marujada de São Benedito dos Quilombolas de Volta Miúda!

A Conferência Municipal de Cultura teve como tema o Sistema de Cultura, onde o objetivo foi um diálogo para a formação de planos de trabalho junto com o Governo Federal, Governo Estadual e Município, além da captação e legalização do Fundo Municipal de Cultura, para as demandas no desenvolvimento cultural no Município.








FONTE: ASCOM Prefeitura de Caravelas, com imagens de Osmar Guarnelles.

domingo, 21 de julho de 2013

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos vai participar de projeto do Google que permitirá passeio virtual

Em parceria com o Google, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou no dia 17, após dois anos de negociações, o projeto Park View, que vai possibilitar ao cidadão fazer um tour virtual pelas reservas e parques nacionais por meio de um programa de computador. Com um movimento no mouse ou um toque na tela do celular, o internauta poderá passear por trilhas, florestas, rios, cachoeiras e demais atrativos das unidades de conservação, sem precisar sair de casa.
Segundo a representante do Google Brasil, Mariana Macário, o projeto é totalmente alinhado com os objetivos de ambas partes. "A missão do ICMBio de promover a conservação da biodiversidade, por meio da gestão do conhecimento, da educação ambiental e do fomento ao manejo ecológico, [está] alinhada ao objetivo do Google, que é criar um mapa do mundo abrangente, preciso e que seja útil para os usuários", destacou.
O projeto permite o uso gratuito das imagens nos moldes do Street View, do Google, que mapeia estradas e avenidas urbanas em todo o mundo. A captação das imagens é feita por meio de equipamentos eletrônicos, adaptados a uma mochila, um triciclo ou mesmo um barco, proporcionando acesso às áreas mais remotas, nas quais não há passagem de veículos. As imagens levam seis a oito meses para serem disponibilizadas.
Além de possibilitar o passeio, o programa funciona como ferramenta para ajudar as pessoas a planejar visitas às unidades de conservação, o que contribuirá para ampliar o número de turistas nesses locais. "Estamos vendo a convergência entre políticas ambientais e de turismo", ressaltou o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin.
Atualmente, as unidades abertas à visitação atraem uma média de 5,5 milhões de pessoas ao ano. Com a implementação do Park View, a tendência é que esse número aumente gradativamente, já que a quantidade de internautas no Brasil ultrapassa 70 milhões. 
Inicialmente, o projeto engloba 30 unidades de conservação, grande parte considerada Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Ao total são 313 unidades no país, que aos poucos serão incluídas no projeto. O ICMBio não informou o prazo para o funcionamento pleno do Park View.
FONTE: Edição de Juliana Andrade, disponível também aqui.

Campanha pela moratória da pesca de tubarões na costa brasileira.

O INSTITUTO SEA SHEPHERD BRASIL e a PRÓ-SQUALUS lançaram em julho de 2012 um pedido de moratória para paralisação total da pesca de tubarões pelo período de 20 (vinte) anos em toda a costa brasileira, pedido este que foi entregue ao Senador Paulo Paim, em uma audiência pública realizada no Senado Federal. 

Tendo em vista a ineficiência dos órgãos públicos de fiscalização em conter este crime ambiental e o crescente número de nadadeiras/barbatanas apreendidas a cada ano no País, é necessária a moratória de toda a pesca de tubarões, seja industrial ou artesanal, na costa brasileira pelo prazo de 20 (vinte) anos.

Para saber mais, viste o site da AVAAZ, aqui. 

Presidente do ICMBIO confirma investimento nos Parques Nacionais

Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, disse que o Instituto se esforça cada vez mais para ampliar os investimentos nas unidades de conservação, em especial os parques nacionais. A preocupação é dotar essas unidades de infraestrutura necessária para receber os visitantes com dignidade e segurança.

"Estamos qualificando a gestão, elaborando para cada parque nacional um plano de investimentos e de negócios", afirmou o presidente, ao sustentar que os investimentos previstos para os parques, com vistas à Copa do Mundo em 2014 e às Olimpíadas em 2016, serão todos executados, com o apoio dos parceiros, conforme o que está previsto.

Ao final, Vizentin gravou vídeo com três perguntas do repórter Vinícius Sassine. A primeira, sobre o termo de reciprocidade assinado entre o ICMBio e o Google, que viabilizou o Park View, sistema que permite às pessoas realizar um tour virtual pelas unidades de conservação; a segunda, sobre o que é preciso fazer para atrair os turistas aos parques; e a terceira, a respeito das parcerias com a iniciaitiva privada para potencializar a visitação nessas unidades.

Soluções

Na entrevista concedida ao jornal, Vizentin admitiu ainda que há dificuldades orçamentárias na gestão dos parques, mas apontou algumas soluções que o Instituto vem adotando para superar o problema, como a concessão de serviços à iniciativa privada, a entrada de mais recursos a título de compensação ambiental de grandes obras e a ampliação de parcerias com estados e municípios e órgãos como o Sebrae.

As concessões à iniciativa privada, lembrou o presidente, abrangem serviços de visitação, infraestrutura e logística. Parcerias público-privadas já ocorrem, com sucesso, em unidades como Fernando de Noronha (PE), Cataratas do Iguaçu (PR), Tijuca e Serra dos Órgãos (RJ). Nesses locais, os turistas contam com serviços privados de ingresso, hotelaria e transporte, mas a gestão da unidade continua com o ICMBio. A ideia é estender essas parcerias a outros parques, acrescentou Vizentin.

FONTE: Comunicação ICMBio

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Baleia com 25 toneladas é encontrada morta no litoral de Porto Seguro

Equipes do Instituto Baleia Jubarte (IBJ) e da ONG Pat Ecosmar encontraram morta, na manhã desta quinta-feira, uma baleia jubarte fêmea com 11 metros de comprimento e peso estimado de 25 a 30 toneladas. O animal foi achado na praia do Espelho, em Porto Seguro, litoral sul da Bahia.
Animal tinha 11 metros e peso estimado entre 25 e 30 toneladas Foto: Namidia Comunicação / Divulgação
Animal tinha 11 metros e peso estimado entre 25 e 30 toneladas
Foto: Namidia Comunicação / Divulgação
As equipes se deslocaram para o local com o objetivo de averiguar a situação do animal e investigar as causas da morte. De acordo com a organização não governamental, a baleia já chegou morta à praia. 
O IBJ informou que a informação de que a baleia estava na praia chegou na quarta-feira, mas as equipes chegaram hoje ao local. “Provavelmente, ela pode estar lá desde terça”, informou Lucian, segundo o qual as equipes irão investigar se o animal teve alguma fratura pelo corpo.
Este é o segundo caso de baleia jubarte encontrada morta este ano – o primeiro ocorreu em 9 de junho num local de difícil acesso (com acesso somente por barco), na praia de Barra Velha, em nova Viçosa, também no litoral sul baiano.
Foi uma baleia macho, com idade entre 60 e 70 anos, 13 metros de comprimento e peso estimado de 40 toneladas. Na época, o IBJ confirmou as suspeitas de que o animal foi morto por atropelo de embarcação, pois “estava com uma fratura muito grande no crânio”. 
O mês de julho marca, todo ano, o início da temporada de migração das baleias jubarte, que saem da Antártida (de águas geladas) para o litoral brasileiro (de águas quentes) para acasalar e ter seus filhotes. A temporada vai até novembro. Empresas de turismo aproveitam a época para realizar passeios para observar os animais.
De acordo com o IBJ, para esta temporada são esperadas 14 mil baleias – a maioria delas (95%) fica no Parque Marinho de Abrolhos, litoral sul baiano. Censo de 2011 do IBJ, realizado entre o litoral de Sergipe e Rio de Janeiro, constatou 11.418 baleias. Pesquisa de 2008 havia registrado 9.330 indivíduos.
Com a temporada, o IBJ tem realizado também campanhas de orientação à população sobre como proceder em caso de encalhes, que de 2002 a 2005, chegaram a 22 casos por ano no Brasil. Já entre 2006 e 2009 o número foi pra 37 animais e em 2010 foi a 96 – maior registro dos últimos anos. Em 2011 houve redução para 39 encalhes e ano passado voltou a subir, com 44 casos. 
“A orientação é que em caso de encalhes (a população) entre em contato com o programa de resgate e não toque no animal. É comum, principalmente em locais de fácil acesso e no caso de animal ainda em vida, a população se reunir para tentar salvá-lo. É essencial, entretanto, que o trabalho seja feito por especialistas preparados para devolver o animal à água, no caso de bicho vivo em boas condições, ou para avaliar e possibilitar a retirada da carcaça quando a baleia ou outro animal chega à areia já decomposto”, comunica o IBJ.
Os telefones do programa de resgate (ligações a cobrar são aceitas) são: Praia do Forte (Salvador): 71-3676-1463 e 71-8154-2131; ou Caravelas (BA): 73-3297-1340 e 73-8802-1874. O IBJ frisa que conta com uma rede de parceiros que o auxilia no trabalho de resgate em várias partes do Brasil.
FONTE: Texto de ireto de Vitória da Conquista para Notícias Terra, disponível também aqui. 

terça-feira, 16 de julho de 2013

O novo Conselho Municipal de Assistência Social de Caravelas


No dia 12 aconteceu na Câmara dos Vereadores de Caravelas o lançamento da proposta para renovação do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, onde foram escolhidos os representantes das organizações governamentais e também os representantes das organizações não governamentais, entre elas a Filarmônica Lira Imaculada Conceição, na pessoa da sua Presidente, Camila Cajueiro.

Hoje, dia 16, os Conselheiros eleitos se reuniram novamente para escolher a diretoria para o Biênio 2013/2015, que é agora formada pela Filarmônica Lira Imaculada Conceição na presidência e pelo Movimento Cultural Artemanha na vice-presidência do Conselho.

Também fazem parte do CMAS a Secretaria de Ação Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Finanças, a ong Farol dos Abrolhos, a Filarmônica Lira Santo Antônio - FLISA, além do Movimento Cultural Artemanha e da Filarmônica Lira Imaculada Conceição. 

O CMAS existe desde 1997, quando foi criado pela Lei Municipal número 90/97, em concordância com a Lei federal número 8.742/93.

Para saber mais, visite o site da Secretaria Municipal de Ação Social, aqui. 

FONTE: Do blog da FLIC, visite aqui. 

PNUD apóia projeto para preservação dos mangues brasileiros

Em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), um projeto do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade amplia o conhecimento sobre manguezais brasileiros, além de nacionalizar o monitoramento e manejo de unidades de conservação. A iniciativa é financiada pelo Fundo para o Meio Ambiente Mundial.


O Projeto Manguezais do Brasil contribui para a conservação e o uso sustentável dos manguezais e de suas funções e serviços ambientais necessários para o desenvolvimento humano sustentável das comunidades costeiras.

Segundo o PNUD, os manguezais estão entre os ecossistemas mais ricos, tanto em biodiversidade quanto em produtividade. No Brasil, ocupam uma área estimada de 1,3 milhão de hectares de faixa costeira, do Amapá a Santa Catarina. Eles são fundamentais para a integridade e o equilíbrio ambiental e também para a economia e alimentação das populações costeiras.

Com a parceria, reduziu-se de quase 50% para 1% as perdas do Caranguejo-Aratu durante o transporte. Espécie típica dos manguezais e fonte importante de proteínas para as comunidades, só pode ser levada viva para o local de consumo.

O Projeto Manguezais do Brasil também está debatendo o Plano de Gestão Integrada de Recursos Pesqueiros para as reservas extrativistas marinhas.

A iniciativa também reuniu no fim de junho na Casa da ONU, em Brasília, especialistas da comunidade científica, de órgãos governamentais e organizações não governamentais para avaliar progressos e debater desafios.

Fonte: ONU, texto disponivel também aqui

Temporada de baleias no Brasil é destaque na Revista Mergulho e no site Terra da Gente

Os grandes mamíferos já estão na costa brasileira, tempo de observação para turistas e ONGs, que ficam em alerta para encalhes.

baleias-jubarte-ecod.jpg
Foto: Divulgação. 
Aproximadamente 14 mil baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) devem chegar à costa do Brasil para se reproduzir, amamentar e cuidar de suas crias nesta nova temporada reprodutiva da espécie, que começou neste mês. Os animais já podem ser avistados do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, mas os principais pontos de permanência são os Estados da Bahia (extremo sul) e do Espírito Santo (ao Norte).

Apesar dos milhares de quilômetros que separam a Antártida da América do Sul, as baleias-jubarte se deslocam todos os anos, entre os meses de julho a novembro, para as águas tropicais do litoral brasileiro com o objetivo de se reproduzir. O maior berço reprodutivo está registrado em Abrolhos (BA).

Durante a temporada é possível observar os gigantescos e encantadores mamíferos por meio do turismo de observação de baleias, o whalewatching. Quem quer avistar uma baleia-jubarte de perto, pode fazer um cruzeiro em vários pontos da Bahia, basta fazer contato com uma operadora parceira do Instituto Baleia Jubarte.

Enquanto turistas se preparam para ver as jubarte de perto em cruzeiros de turismo, o Instituto intensifica suas ações de pesquisa e de resgate, pois é comum neste período do ano o encalhe de baleias em várias partes da costa brasileira.

No caso de presenciar o encalhe de animais como baleias, golfinhos, focas ou lobos-marinhos, o ideal é que as pessoas entrem em contato com o resgate do Instituto Baleia Jubarte, mesmo se o bicho encalhado estiver morto. Telefones de emergência são disponibilizados 24 horas para atender os casos. Ligações a cobrar também são recebidas. Os números são os seguintes: Praia do Forte (71) 3676-1463 e (71) 8154-2131 e Caravelas (73) 3297-1340.

FONTE: Texto publicado no site Terra da Gente, também disponível aquiaqui. 

Cartaz da III Conferência de Cultura


Resultados da Pré-Conferência de Cultura da Barra de Caravelas

Aconteceu no sábado, dia 13, uma reunião na Escola Municipal José Luiz de Souza, na Barra de Caravelas, para preparação para a III Conferência Municipal de Cultura de Caravelas, que vai acontecer no próximo dia 21 durante todo o dia no Colégio Estadual Polivalente, em Caravelas.


Além dos debates, aconteceram apresentações artísticas, como do grupo de Flauta Doce do Projeto Na Rota da Música e Projeto Mais Educação, além de apresentações dos Mouros e Cristãos, grupo de Teatro O Bando da Lua, corais de jovens e outros grupos da nossa comunidade.

O evento é importante porque além de servir para aprimoramento as políticas públicas voltadas para a Cultura do município, deverá ter como um dos desfechos a elaboração do Plano Municipal de Cultura, que é requisito para que o município se beneficie do novo Sistema Nacional de Cultura que está em fase de implantação no País.

No encontro do dia 21 também deverão ser eleitos delegados para representar os grupos culturais de Caravelas na III Conferência Nacional de Cultura, que acontece de 26 a 29 de novembro, em Brasília. 

Fazem parte da Comissão organizadora as seguintes instituições: Movimento Cultural Arte Manha, Fundação Cultural Professor Benedito Ralile, Jornal Comunitário “O Samburá”, Clube dos 40, Filarmônica Lira Santo Antônio - FLISA, Filarmônica Lira Imaculada Conceição - FLIC, Prefeitura Municipal de Caravelas (Gabinete do Prefeito), Câmara Municipal de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caravelas, Secretaria de Cultura de Caravelas e Secretaria Municipal de Educação.

FONTE: Jornal Comunitário O Samburá.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Embarcações pesqueiras em UCs serão monitoradas

A Divisão de Monitoramento e Informações - DMIF, da Coordenação-geral de Proteção - CGPRO, iniciou o Projeto de Monitoramento de Embarcações Pesqueiras em Unidades de Conservação. Serão monitoradas 59 UCs do bioma Marinho–Costeiro, entre elas o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. 

O projeto busca, primordialmente, informar diariamente às unidades de conservação federais sobre todas as embarcações pesqueiras (enquadradas na IN Interministerial nº 2, de 04/09/2006 – MPA, MMA e Marinha do Brasil) que penetrarem ou ficarem ancoradas dentro dos seus limites. Para isso, se utiliza dados do Programa Brasileiro de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras - PREPS que são processados para os limites das áreas protegidas, gerando identificadores para acompanhamento e controle. 

A DMIF pretende com isso dar apoio às ações de fiscalização da atividade pesqueira e colaborar na gestão da UC, minimizando conflitos entre as atividades de pesca industrial e artesanal. Atualmente, o projeto está em fase de testes e conta com a colaboração das unidades de conservação para informar inconsistências/omissões e sugestões para seu aprimoramento. Para maiores informações, o endereço é cgpro@icmbio.gov.br

FONTE: ICMBio em Foco número 250, disponível aqui. 

segunda-feira, 8 de julho de 2013

O pau de sebo



Durante as Festas Juninas, na comunidade da Barra é muito comum ter um pau de sebo. A brincadeira consiste em tentar subir em um pau reto e liso previamente banhado de sebo (gordura animal), para tentar alcançar um prêmio em seu topo. Esta manifestação folclórica foi trazida pelos colonizadores portugueses ao Nordeste do Brasil.


Foi uma diversão para as crianças e jovens, para os seus familiares e visitantes que tentaram subir e após muitas tentativas e muito trabalho em equipe, conseguiram resgatar os brindes, doces e dinheiro que estavam no alto do mastro.  Tudo num clima de alegria e solidariedade. Viva a cultura nordestina! Viva ao São João da Bahia!

Alcobaça realizou primeiro seminário sobre Desenvolvimento da Agricultura

Alcobaça realiza primeiro seminário de Desenvolvimento da Agricultura

O primeiro Seminário de Desenvolvimento da Agricultura de Alcobaça, realizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura, teve como objetivo discutir o futuro do setor no município bem como procurar meios de fortalecimento econômico por meio da agricultura e pecuária.


A atividade aconteceu ontem (7), domingo, na Escola Ulisses Guimarães, localizada no distrito de São José.

Várias instituições estiveram presentes, entre elas associações, agentes financeiros, poder público municipal e estadual. Foram debatidos temas importantes, como financiamentos para o setor, qualificação técnica, importância do registro produtivo, aquisição de novas tecnologias e uma palestra sobre a cafeicultura – uma das grandes apostas agrícolas do município.

Alcobaça, além de possuir um grande potencial na silvicultura, tendo a maior base florestal da Empresa Fibria na região, além de plantio de outras empresas e fomentados, o grande destaque fica para a agricultura familiar, que colaboram na produção de diversas culturas como mandioca, maracujá, pimenta, além de criação de bovinos, suínos, aves, entre outros.

FONTE: Jornal Alerta.

Conferências de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário em Teixeira de Freitas, Salvador e Brasília

Nos dias 29 e 30/07 vai estar acontecendo na cidade de Teixeira de Freitas a Conferência Territorial preparatória para as Conferências Estadual e Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário que vem sendo proposta pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em conjunto com outros órgãos do Governo Federal e estadual.

Em Caravelas o Conselho de Desenvolvimento Sustentável ainda está em fase de criação, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Ação Social e do seu Secretário Fábio Pinheiro.

O evento estadual acontece em agosto, em Salvador e tem o objetivo de estimular o debate sobre a Bahia rural. Com o tema "Por um Brasil Rural com gente do jeito que a gente quer", cada etapa terá a função de aprofundamento do debate e construção de documentos com diretrizes que atendam aos novos desafios para a consolidação do meio rural baiano.

Além disso, o documento estadual irá compor, de forma participativa, o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, a ser aprovado na 2ª Conferência Nacional, que acontecerá em outubro em Brasília. O principal objetivo é de que esse documento seja construído com a participação de representações das diversas instâncias de Governo, além da sociedade civil organizada.


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Tenha sua foto no cartaz do Projeto Meros do Brasil!





O Projeto Meros do Brasil convida para participar do 1o. Concurso de Fotografia Subaquática do Projeto Meros do Brasil! 

O Projeto Meros do Brasil é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Para participar os candidatos podem ser fotógrafos amadores ou profissionais e poderão enviar até três fotografias subaquáticas que registrem meros na costa brasileira. 

É importante que as imagens sigam boas práticas. Para isso leia o guia de mergulho contemplativo com meros em: 

As imagens deverão ser enviadas no formato JPEG com um tamanho máximo de 800 pixels na aresta mais longa para o email: participemeros@gmail.com

Além de estampar a campanha, os ganhadores receberão um kit do Projeto Meros do Brasil contendo: 1 mochila Curtlo exclusiva; camiseta; livro; boné; adesivos.

Caso sua foto seja selecionada será requisitado o envio do arquivo original, com uma resolução mínima de 10 megapixel. 

As inscrições vão até o dia 17 de julho!

O resultado das fotos ganhadoras acontecerá no dia 28 de julho através da Fanpage e site oficial do Projeto Meros do Brasil! Boa sorte.