sábado, 30 de março de 2013

Oficinas do SEBRAE mobilizam empresários e fortalecem setor turístico em Caravelas

A Prefeitura Municipal de Caravelas e o SEBRAE firmaram convênio para oferecer gratuitamente atividades focadas em fortalecer o setor turístico da cidade. As atividades estão ocorrendo desde o início do mês de Março e ainda se estendem até o fim de Abril.

Participantes do Curso Gestão Visual de Lojas

Através de cursos, oficinas, palestras e visitas técnicas gratuitas, um número grande de empresários de micro e pequenas empresas, empreendedores individuais, gerentes e colaboradores estão se capacitando para melhorar o atendimento ao consumidor e aumentar suas vendas. O mês de Março foi movimentado e encerrou com chave de ouro com o Curso Gestão Visual de Lojas, onde 38 alunos, entre eles donos de lojas e seus funcionários puderam entre os dias 25 a 28, aprofundar temas relacionados a novas estratégias de mercado e melhoria visual dos seus negócios.

Adler Guedes, da Foto 21 Eletro Informática, loja localizada no Centro Histórico de Caravelas, foi um dos participantes e chamou a atenção para o tema do curso, que ele classificou como muito importante e realmente necessário. “Após o aprendizado e a visita técnica do instrutor em minha loja, já estou implementando mudanças. Ouvir as dicas de um profissional abre a sua visão, te faz começar a ver os problemas com outros olhos e a querer mudar para melhor atender aos clientes e fazer o negócio crescer”, disse Adler no último dia do curso.

Ivonete Medeiros, dona da Nova Idéia Material de Construção, veio junto com alguns funcionários e também destacou para nossa reportagem que a visita técnica do instrutor do curso em sua loja e as dicas preciosas passadas aos alunos durante o curso foram um incentivo importante. Ivonete chamou a atenção para a aplicação e interesse dos alunos, pois não houveram desistências durante o curso e aconteceram muitas trocas de experiências durante a atividade e completou: “As críticas do profissional foram construtivas, de um jeito extrovertido o instrutor deixou todo mundo muito à vontade, era o que faltava para os comerciantes da cidade.”
 


Enivaldo Piloto, Gestor de Projetos do SEBRAE, Osvaldo Santana, consultor e instrutor do Curso e Saulo Silva, estudante de Administração e estagiário do SEBRAE de Teixeira de Freitas
Para o secretário Fábio Negrão, a parceria com o SEBRAE traz ainda mais força para o Programa Caravelas em Ação, da Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Meio Ambiente, pois seu objetivo é explorar o grande potencial turístico do município, inserido na Costa das Baleias, região que vem recebendo uma maior atenção devido à realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo no Brasil no ano de 2014.

Para o mês de Abril está previsto para acontecer em Caravelas o  Curso Técnicas de Vendas (dias 01 a 04), o Curso Gestão Empresarial Integrada (dias 15 a 18)  e uma palestra sobre Gestão de Empreendimentos na Câmara dos Vereadores no dia 30. Na cidade de Barcelona, distrito de Caravelas, vai acontecer mais uma edição do I Curso de Manipulação de Alimentos, parte do Programa Alimentos Seguros, que já aconteceu na Comunidade da Barra em Março. Para saber mais é preciso entrar em contato com a Secretaria de Turismo de Caravelas, pelo telefone: (73) 3297-1404 ou no SEBRAE em Teixeira de Freitas, pelo telefone: (73) 3291-4333.

FONTE: Sectur Caravelas

quarta-feira, 27 de março de 2013

Parque de Abrolhos dá continuidade ao monitoramento de recifes de coral que ocorre desde 2002

Equipe a bordo do Catamarã Zeus

Durante os dias 19 a 23/03 o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos aplicou a metodologia adaptada do Reef Check, desenvolvida pela ONU em 1996 dentro do Programa Global Coral Reef Monitoring Network, para avaliar a saúde dos ambientes recifais. O projeto é apoiado pela Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (DIBIO) através da Coordenação de Monitoramento da Conservação da Biodiversidade (COMOB) do ICMBIO/MMA.

O Projeto de Monitoramento de Recifes de Coral no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos acontece desde 2002 com o objetivo de checar indicadores de saúde deste riquíssimo ambiente. Criado em 1983, foi o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil e protege a região com maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, com uma grande variedade de peixes e outros animais marinhos, recifes de corais imensos e coloridos, como os chapeirões, que são colunas de coral de até 20 metros de altura que se erguem do fundo e se abrem em arcos perto da superfície, podendo chegar a 50 metros de diâmetro, como imensos cogumelos submarinos, encontrados apenas na região dos Abrolhos.
Neste ano foram 8 estações no interior do Parnam Abrolhos, sendo 4 em chapeirões e 4 no Arquipélago, com uma equipe formada por Ricardo Jerozolimski e Bernadete Barbosa, do Parnam Abrolhos; Ronaldo Baguinha (RESEX de Corumbau); Fábio Negrão, mergulhador experiente e atual Secretário de Turismo e Meio ambiente de Caravelas; Mariana Coxey, bióloga voluntária e pesquisadora do IRCOS; da Professora Beatrice Padovani Ferreira, doutora em Biologia Marinha, coordenadora nacional do Reef Check Brasil e professora da Universidade Federal de Pernambuco, e de sua aluna de pós graduação, Camila Brasil, que trabalha com a influência das variáveis climáticas nos ciclos de abundância de espécies de valor comercial.
A professora Beatrice Padovani avaliou que “a continuidade do monitoramento é importante não só para obtenção de dados de médio e longo prazo, mas também pela oportunidade de envolvimento não só de cientistas, mas também de gestores e mergulhadores voluntários”. Fábio Negrão, que atua há mais de 16 anos na região, também chamou a atenção para o envolvimento e comprometimento da equipe, que segundo ele, reflete na qualidade do trabalho realizado.
Foi unânine a percepção da redução da presença de lixo de pesca no interior do Parque. Os dados colhidos ainda serão analisados e podem confirmar ou não esta tendência, mas o chefe do Parnam, Ricardo Jerozolimski, também adianta que a percepção, a priori foi, de que a população de peixes e corais demonstram o sucesso da conservação desta área protegida, apesar das ameaças. Para este ano está prevista mais uma expedição, em dezembro. A equipe permaneceu durante toda a semana a bordo do Catamarã Zeus, da Empresa de Turismo Apecatu Expedições, de Caravelas na Bahia.
Reef Check - É o programa internacional de monitoramento dos recifes de coral, e no Brasil tem como principal objetivo acompanhar o estado de conservação dos recifes em diferentes regiões  ao longo dos anos e ajudar na gestão das áreas marinhas protegidas. O programa teve início em 2002 com uma fase piloto para testar e adaptar o Protocolo de Monitoramento Internacional  das Nações Unidas Reef Check, o qual faz parte  da Rede Global de Monitoramento, em quatro Unidades de Conservação Marinhas do Brasil.



FONTE: Parnam Abrolhos. Texto disponível também na página do ICMBIO, aqui.  

terça-feira, 26 de março de 2013

Oficinas do SEBRAE movimentam setor turistico de Caravelas

 
Através do Programa Caravelas em Ação a cidade de Caravelas está recebendo um Projeto de Fortalecimento do Empreendedorismo Turístico, com várias oficinas e cursos durante os meses de Março e Abril. 
Sabendo do grande potencial turístico da região da Costa das Baleias, principalmente com a realização da Copa do Mundo no Brasil, o SEBRAE, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Caravelas, através de sua Secretaria de Turismo, Esporte e Meio Ambiente, vem oferecendo vários cursos de qualificação empresarial para agentes que atuam no turismo no município.

 
Após a abertura das ações com a palestra: O espetáculo é Você, que aconteceu no dia 12 na Câmara dos Vereadores e reuniu empresários, empreendedores e formadores de opinião, durante os dias 18 a 23 aconteceu no Hotel Marina Porto Abrolhos, localizado na Comunidade da Barra de Caravelas, o I Curso de Manipulação de Alimentos, parte do Programa Alimentos Seguros, que reuniu um grupo de 33 alunos entre eles empreendedores individuais, ambulantes e informais atuantes no ramo alimentício de Caravelas. Nesta mesma semana aconteceu o Curso de Gestão Visual de Lojas, reunindo lojistas de Caravelas.
Para o mês de Abril está previsto para acontecer em Caravelas o  Curso Técnicas de Vendas (dias 01 a 04), o Curso Gestão Empresarial Integrada (dias 15 a 18)  e uma palestra sobre Gestão de Empreendimentos na Câmara dos Vereadores no dia 30. Na cidade de Barcelona, distrito de Caravelas, vai acontecer mais uma edição do I Curso de Manipulação de Alimentos, parte do Programa Alimentos Seguros.
Para saber mais é preciso entrar em contato com a Secretaria de Turismo de Caravelas, pelo telefone: (73) 3297-1404 ou no SEBRAE em Teixeira de Freitas, pelo telefone: (73) 3291-4333.
FONTE: SECTUR Caravelas, fotos de Edvaldo Souza, do Jornal Comunitário O Samburá.
 
 

Caravelas recebe Caravana da Cultura e impressiona pelas apresentações de grupos locais

Terceira parada da III Caravana Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia -SecultBA, Caravelas recebeu no dia 19/03 no Colégio Estadual Polivalente de Caravelas a comitiva formada pelo Secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, e mais 20 dirigentes e técnicos das entidades vinculadas à Secretaria.

A programação em Caravelas contou com exposições e instalações artísticas, além de apresentações dos grupos culturais como o Bloco das Nagôs, Bloco Umbamdaum, Escolas de Samba de Caravelas e a Filarmônica Lira Imaculada Conceição – FLIC, que fez a abertura do evento.


Mestre Piaba a frente do Bloco D'As Nagôs
Mestre Piaba a frente do Bloco D’As Nagôs / Foto: Jeronimo Soffer
 
O dia terminou com um debate entre o Secretário de Cultura e representantes da cultura local, com discussões interessantes e motivadoras. Nele, ficou clara a prioridade da Secult/BA na formação e capacitação de profissionais da área. Outro ponto importante para o Secretário Albino Rubim é a criação de consórcios entre os municípios, que facilitam o intercâmbio cultural e parcerias para viabilizar projetos e eventos. O Secretário assumiu o compromisso com o público presente de criar um curso profissionalizante na área de Cultura em Caravelas.

A Caravana ainda vai passar por Alcobaça, Prado, Itamaraju, Eunapolis, Itapebi, Belmonte, Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro. A realização da III Caravana Cultural contou com a colaboração da Prefeitura Municipal de Caravelas, e outros órgãos do Governo do Estado, como a Secretaria de Comunicação Social (Secom/BA), a Secretaria de Relações Institucionais (Serin/BA) e a Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan/BA). Para saber mais visite o Blog da Caravana da Cultura, aqui.

FONTE: Do Blog da FLIC,
visite aqui.

terça-feira, 19 de março de 2013

II Salão Baiano de Turismo será realizado de 10 a 14 de abril em Salvador

Tido como uma das principais operações de marketing e vendas do destino Bahia, o Salão Baiano do Turismo, que entra na segunda edição, ocorrerá entre os dias 10 e 14 de abril, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, com abertura oficial no dia 10, às 18h.

Uma moderna estrutura será montada para o evento, com estandes das 13 zonas turísticas do Estado, distribuídos em um espaço especial. Cada estande terá 50 metros quadrados. Os municípios turísticos também terão espaços especiais para exposição individual.

Outras estruturas também farão parte do II Salão como: pavilhão para estandes comerciais das empresas baianas que fazem receptivo turístico; áreas para gastronomia, com a realização de aulas ao vivo, na Cozinha Show; estandes de artesanato; espaços para exposição de segmentos turísticos como Turismo de Aventura, Turismo Náutico e outros; sala de imprensa, equipada, com espaço para entrevistas, computadores e rede wi-fi; estandes especiais para veículos especializados em turismo; núcleo do conhecimento, com palestras e capacitações; manifestações culturais; rodada de negócios com operadores nacionais e internacionais e muito mais.

Outro grande atrativo do II Salão Baiano de Turismo é a maquete da Bahia, que demonstra os atrativos de todas as zonas turísticas, onde o visitante poderá caminhar sobre todos os pontos do Estado. O equipamento tem 120 metros quadrados. Paralelamente ao II Salão, ocorrerão a 22ª BNTM – Brazil National and Tourism Mart e a III Feira da Abav-BA.

FONTE: Bahiatursa

segunda-feira, 18 de março de 2013

Seminário sobre Políticas Públicas para Beneficiários das Resex da Bahia

Clique na imagem para ampliar!

Programa Expedições exibe reportagens sobre Abrolhos e Resex do Cassurubá


O Programa Expedições sobre a região de Abrolhos,  realizado pela jornalista Paula Saldanha e pelo biólogo Roberto Werneck, que foi filmado em 2011 (veja aqui), está indo ao ar em 3 episódios, exibidos pela TVE e pela TV Brasil neste mês de Março de 2013.
 
O primeiro episódio, exibido no dia 09, tratou da Reserva de Cassurubá e do cotidiano dos catadores de caranguejo e pescadores que vivem nos manguezais de Caravelas e Nova Viçosa. O segundo episódio, chamado de Abrolhos I foi ao ar no dia 16 e mostrou o arquipélago de Abrolhos e sua fauna, incluindo as baleias jubarte. O Expedições registrou o encontro com as baleias e as pesquisas feitas pelo Projeto Baleia Jubarte, além de rever imagens das primeiras expedições de Paula Saldanha e Roberto Werneck ao então recém-criado Parque Nacional Marinho, com registros de baleias no final da década de 1980.

No episódio Abrolhos II, que vai ao ar no dia 23,  o Programa vai revelar o esforço de ambientalistas e cientistas pela preservação da fauna e flora submarinas no Sul da Bahia, como da ONG Conservação Internacional (CI) e da Rede Abrolhos, que lutam pela preservação do Banco de Abrolhos, pela criação de outras áreas protegidas e pela formação um mosaico de unidades de conservação no extremo sul da Bahia.
 
A equipe de reportagem acompanhou também o difícil trabalho de fiscalização realizado pelo ICMBio, que faz a gestão do Parque, além de registrar os mergulhos para a documentação dos corais – alguns endêmicos, como o mussismilia brasiliensis – e as curiosas formações dos ‘chapeirões’, em forma de colunas que se erguem do fundo do mar.

Para saber mais, visite o site do Programa e fique atento, o Programa Expedições vai ao ar todo o sábado a partir das 12:30 pelos canais  TVE e pela TV Brasil, sendo reprisado na WebTV na Sexta às 00:30, na Quarta às 18:30 e no Sábado às 16:00.  

FONTE: PNM dos Abrolhos.

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos recebeu Caravana do Esporte e da Música


 
Entre os dias 11 e 14 de março o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos recebeu a Caravana do Esporte e da Música, ação realizada pelo  Canal ESPN Brasil, pelo UNICEF e pela Prefeitura Municipal de Caravelas através do Instituto Esporte e Educação, da jogadora Ana Moser, e do Instituto Sol da Liberdade, da cantora baiana Daniela Mercury.
No período aconteceram as filmagens do documentário com 1 hora de duração com abordagem sócio-econômica da realidade da infância, da educação pública, além de questões históricas, culturais, geográficas e ambientais da região, que está previsto para ser exibido pela ESPN Brasil já no dia 30 de março.

 

A equipe da Caravana esteve no Arquipélago dos Abrolhos, onde foram recebidos pela monitora ambiental Bernadete Barbosa e pela equipe da Marinha do Brasil e puderam receber informações sobre o Parque, fazer caminhadas monitoradas pela Ilha Siriba e acompanhar atividades esportivas desenvolvidas na Ilha Santa Bárbara.


 

O Centro de Visitantes do Parque, localizado na cidade de Caravelas, também recebeu as atividades da Caravana, e acolheu cerca de 100 professores e lideranças comunitárias que participaram de cursos de arte-educação e música.  Bárbara Figueiredo, monitora ambiental do Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que participou das atividades de formação, avaliou que “projetos como este fazem toda a diferença no nosso cotidiano. A Caravana trouxe a música, dança e o esporte, envolvendo crianças e os professores das cidades de Caravelas, Alcobaça e Teixeira de Freitas, o que valoriza a cultura local e mostra que é possível trabalhar com a educação através da arte. Para nosso trabalho com a educação ambiental e a proteção do Parque de Abrolhos contribuiu muito, pois aprendemos técnicas novas, além de poder interagir com pessoas diferentes e divulgar o trabalho que fazemos aqui”.


 

A cantora Margareth Menezes também esteve na cidade para uma conversa com o professores sobre os projetos sociais que apoia e desenvolve e fez um belo show no dia 13 na tenda do Cirque Erê, onde aconteceram também apresentações artísticas.
A Caravana do Esporte e da Música existe desde 2005 e já atendeu diretamente mais de 187 mil crianças e adolescentes e 18.000 mil professores da rede pública de ensino de 73 municípios de 17 estados brasileiros. Caravelas foi a cidade número 74 e a primeira a receber a Caravana neste ano de 2013.  Este projeto está inscrito na Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o apoio de importantes patrocinadores como Vale, Itaú, Vivo, Instituto Pepsico, Redecard e Camargo & Correa.                                                                                                            

                            
 
Para saber mais e ver outras imagens das atividades, visite o Blog do Jornal O Samburá, aqui.
 
FONTE: PNM dos Abrolhos.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Governo brasileiro proíbe pesca de tubarão galha-branca e tenta ampliar o controle no comércio internacional

Carcharhinus longimanus
Foto: Carcharhinus longimanus. Fonte: Florida Museum of Natural History


 A pesca e a comercialização do tubarão galha-branca estão proibidos no Brasil. Instrução normativa publicada ontem (13) no Diário Oficial da União proíbe a pesca direcionada, o armazenamento, o transporte e a comercialização dessa espécie, conhecida cientificamente como Carcharhinus longimanus.
 
Há alguns anos, as autoridades ambientais tentaram incluir o tubarão galha-branca na lista de espécies ameaçadas do Brasil, mas as pressões do setor pesqueiro impediram a manutenção da espécie nessa lista. Especialistas na área afirmam que as barbatanas desse tipo de tubarão estão entre as mais valiosas no mercado internacional.
 
A barbatana de várias espécies de tubarão é usada para produção de alguns alimentos e iguarias populares, alertam autoridades norte-americanas responsáveis pela preservação da vida selvagem no país. A estimativa dos Estados Unidos é que, apenas no ano 2000, quase 600 mil tubarões galha-branca oceânicos tenham sido vendidos globalmente no comércio de barbatanas.
 
No Brasil, o governo conseguiu, por enquanto, controlar a exploração dessa espécie. Com a regra publicada hoje, além de proibir a pesca e a comercialização do galha-branca, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) definiu que os animais capturados de forma incidental também sejam, obrigatoriamente, devolvidos inteiros ao mar, mesmo que estejam mortos.
 
As regras não valerão apenas para as capturas com fins de pesquisa científica, autorizadas pelos órgãos ambientais. O governo alertou que vai suspender os cadastros, as autorizações, inscrições, licenças, permissões ou os registros da atividade pesqueira de embarcações, pescadores profissionais ou amadores e de indústrias de pesca que desrespeitarem a proibição.
 
Em Bangkok, na Tailândia, onde, há uma semana, ocorre a Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites), o Brasil mantém os esforços para manter a aprovação do item que prevê maior controle no comércio internacional de algumas espécies de tubarões e arraias, incluindo o galha-branca.
 
A proposta apresentada para evitar a extinção desses animais foi aprovada por mais de dois terços dos votos das mais de 100 delegações presentes. Ainda assim, negociadores brasileiros relatam que alguns países que têm mais interesse nesse comércio tentam reabrir as votações. É o caso da China e do Japão, por exemplo.
 
O impasse, em nível internacional, deve ser concluído ainda esta semana, quando terminam as negociações sobre o comércio internacional de espécies ameaçadas.

FONTE: Edição: Lílian Beraldo, reportagem de Carolina Gonçalves, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 14/03/2013.

Show de Margareth Menezes em Caravelas foi um sucesso!



O show Margareth Menezes na noite de ontem (13) mobilizou Caravelas e cidades vizinhas que puderam curtir toda a simpatia da cantora baiana, que interagiu bastante com o público e contou sobre a sua trajetória e os projetos sociais que apóia. O show fez parte da Caravana do Esporte e da Música, uma ação da Prefeitura Municipal de Caravelas, através de sua Secretaria de Turismo, Esporte e Meio Ambiente junto com o Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, e o Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury, com apoio do canal ESPN Brasil e da UNICEF.

A Caravana também trouxe para a região atividades esportivas e artísticas voltadas para crianças e jovens de 7 a 17 anos e cursos de aperfeiçoamento para professores interessados em se capacitar nos temas do esporte e da arte-educação. Durante os dias 12 e 13 o Estádio Municpal de Caravelas permaneceu lotado durante todo o dia, sendo atendidos nas várias atividades uma média de 1.500 participantes por dia.

Na terça feira também passaram por Caravelas a jogadora Ida (ex-seleção brasileira de vôlei), o jogador caravelense Willie (atual camisa 10 do time do Vitória da Bahia) e Edilson (ex-jogador da seleção brasileira de futebol), além de vários profissionais vindos de São Paulo especialmente para monitorar as atividades.  Eles interagirem com as crianças e jovens e elogiaram bastante a organização do evento e as belezas da região.

Hoje (14) a Caravana vai ser ainda mais especial, pois o tema de todas as atividades sera a cultura indígena, com ênfase nos jogos e na arte criada e mantida por estes que foram os primeiros habitantes de nosso país.

O encerramento, com entrega dos certificados de participação para os professores será no Clube dos 40, onde também acontecerão apresentações artísticas, como da Escola de Samba Irmãos Portela, que promote animar a noite e fechar com chave de ouro esta ação educativa que só tem trazido alegrias para todos os que estão participando.

FONTE: Sectur Caravelas, com imagem de Osmar Guarnelles. 

quarta-feira, 13 de março de 2013

Porto Seguro vai receber evento preparatório para a Copa do Mundo em Abril



Nos dias 4 e 5 de abril, no auditório do Senac, será realizado o Fiptur Copa & Megaeventos, um encontro que visa promover o debate sobre as potencialidades de Porto Seguro para receber grandes eventos e turistas, oportunidades de promoção do destino e qualificação da mão-de-obra.

Para isso, foi realizada uma reunião preparatória ontem (12) na Secretaria de Turismo de Porto Seguro, com o objetivo de apresentar o projeto às entidades diretamente ligadas ao evento. “Estamos trabalhando nas cidades que foram escolhidas ou têm potencial para ser sede ou centro de treinamento de seleções na Copa do Mundo de 2014”, explicou o presidente-organizador da Fiptur, Gorgônio Loureiro.

De acordo com Loureiro, serão abertas 250 inscrições para o trade turístico, pequenos e médios empresários e atividades produtivas associadas ao turismo. Na programação, haverá abertura oficial com a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, palestra com o secretário estadual Ney Campello, entre outros especialistas que apresentarão temas como marketing, requisitos para ser centro de treinamento e projetos de promoção.

“Esta é uma grande oportunidade do trade se reciclar e aproveitar para trocar ideias. Temos grandes chances de receber uma seleção como Centro de Treinamento na Copa de 2014 e precisamos estar preparados para isso”, ponderou o secretário de Turismo de Porto Seguro, Luís Otávio Borges.

O evento é uma iniciativa da Ficet em parceria com a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o Porto Seguro Convention Bureau e com o Sindhesul (Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Extremo Sul da Bahia). As vagas são limitadas e gratuitas, e as inscrições podem ser feitas no site www.fiptur.com.br

FONTE: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

terça-feira, 12 de março de 2013

Bahia assina termo de compromisso para campanha nacional de enfrentamento à violência.

A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, assinou o termo de compromisso da campanha “Quem ama, abraça” nesta segunda-feira (11) durante sessão especial da Câmara Municipal de Salvador, realizada em comemoração pelo Dia Internacional da Mulher. O objetivo da mobilização é sensibilizar diversos setores em relação ao enfrentamento da violência contra a mulher, com articulação e promoção de ações conjuntas de incentivo às denúncias e envolvimento das estruturas de educação.
 
“No esforço pelo enfrentamento à violência, as campanhas são fundamentais. Precisamos, envolvendo a estrutura educacional, construir uma nova cultura, que compreenda que agredir mulheres não é algo normal e natural”, disse a secretária, se comprometendo a fazer interlocuções para levar a campanha às demais secretarias e estruturas do governo estadual. A presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, também compareceu ao evento, proposto pela vereadora Fabíola Mansur.
 
O lançamento nacional da campanha acontecerá com em Brasília, ainda esta semana, com a presença da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência, Eleonora Menicucci e da presidente Dilma Rousseff, conforme previsão da organização. A coordenação da iniciativa é de Schuma Schumah, representante da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), organização civil que atua na promoção de ações na área da igualdade entre os gêneros no país.
FONTE:Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia

Caravana do Esporte e da Cultura começa e anima Caravelas


A abertura da Caravana do Esporte e da Música aconteceu na Praça Teófilo Otoni, em frente à Rodoviária de Caravelas na noite de ontem (11) e contou com a presença de autoridades e de toda a equipe que veio de São Paulo para montar e animar as tendas e cursos da Caravana. O Prefeito Jadson Ruas também esteve presente e deu as boas vindas à equipe e aos professores visitantes, passando a palavra aos coordenadores do esporte e da música que passaram detalhadas informacoes sobre o projeto, que existe já a 8 anos. A noite foi abrilhantada também por apresentações artísticas, como o “Auto de Caravelas”, sendo encerrada com o belíssimo show do Bloco Umbandaum, que cantou nossas raízes africanas e mostrou aos visitantes todo o potencial da nossa gente.

Caravelas é a primeira cidade a receber a Caravana neste ano de 2013, sendo que já foram atendidas 73 cidades de todo o Brrasil, nesta atividade que é realizada pelo  Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, e o Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury, com apoio do canal ESPN Brasil e do UNICEF.


O Secretário de Turismo, Esporte e Meio Ambiente esta muito feliz e contou que a Caravana é resultado de muitos meses de contatos com o UNICEF, e que a cidade, junto com suas crianças, jovens e professores, está ganhando com esta visita um grande presente que mostra que é importante  e possível buscar parceiros importantes para trabalhar junto com a Prefeitura Municipal.
 
 
A Caravana do Esporte e da Música é uma ação educativa que acontece através de atividades esportivas e de arte-educação monitoradas por ídolos do esporte brasileiro e professores vindos de São Paulo, a ação pretende alcançar 3.000 crianças e jovens entre 7 e 17 anos e 250 professores e multiplicadores interessados em participar de cursos de arte-educação e esportes. 
 

 As atividades acontecem no Estádio Municipal, na AABB e no Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, na Praia do Kitongo. Junto com a Caravana está montado em frente ao Estádio o Cirque Erê, onde a cantora Margareth Menezes vai fazer um show na quarta feira (13). Imperdível!
 
FONTE: Sectur Caravelas, com imagens de Osmar Guarnelles. 

 

sábado, 9 de março de 2013

Edição 42 do Jornal Comunitário O Samburá

Clique na imagem para folear o jornal.
FONTE: Blog do Jornal Comunitário O Samburá, visite aqui.

Reunião preparatória para Caravana da Cultura e Caravana do Esporte e da Música

 
Ontem (08) estiveram reunidas, junto com o Secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Caravelas, Fábio Negrão, no Auditório do Colégio Estadual Polivalente de Caravelas diversas lideranças, agentes culturais, artistas locais e representantes de organizações culturais e ambientais, que discutiram a realização de 2 atividades muito importantes para o município de Caravelas ainda neste mês de Março.

 
CARAVANA DO ESPORTE E DA MÚSICA - A primeira atividade tem início amanhã (10), com abertura no palco montado na Praça Teófilo Otoni, em frente à Rodoviária. Esta Caravana do Esporte e da Música é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através de suas Secretarias de Turismo, Esporte e Meio Ambiente, o canal ESPN Brasil, o UNICEF, o Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, e o Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury.

 
Através de atividades esportivas e de arte-educação monitoradas por ídolos do esporte brasileiro e professores vindos de São Paulo, a ação pretende atender 3000 crianças e jovens entre 7 e 17 anos e 250 professores e multiplicadores interessados em participar de cursos de arte-educação e esportes.

 
As atividades vão acontecer no Estádio Municipal, na AABB e no Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, na Praia do Kitongo. Junto com a Caravana vai também estar montado na cidade do Cirque Erê, onde a cantora Margareth Menezes vai fazer um show e também vai estar conversando com os presentes sobre sua trajetória musical e o projeto social que desenvolve na Península do Itapajipe.

 
CARAVANA DA CULTURA - O segundo debate da reunião de ontem foi a Caravana da Cultura, uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), que chega em Caravelas no dia 19 com o objetivo de fortalecer e potencializar ainda mais a relação entre Secult/BA e as comunidades culturais de nossa região.

 
Na ocasião estará presente o Secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, além de cerca de mais 30 representantes de vários órgãos governamentais do estado, como SUDECULT, FUNCEB, DIMUS, IPAC, CCPI, SUPROCULT, FPC, entre outros.

 
Além de socializar informações sobre as políticas culturais que estão sendo implementadas pela Secretaria, a expectativa dos presentes é que a Caravana  possibilite aos atores locais estabelecer contatos e identificar possíveis parceiros para os projetos que já vêm sendo desenvolvidos.

 
Além de um debate com o secretário, vai ser importante também a Mostra Cultural das manifestações culturais locais do município, pois Caravelas é muito rica em grupos culturais que mantém a tradição misturando em suas apresentações artísticas conhecimentos ancestrais com influências africanas e indígenas, como no Grupo das Nagôs, Bloco Umbandaum, Bloco Cultural dos índios Tupinambás, Escolas de Samba Coroa Imperial e Irmãos Portela, Lutas dos Mouros e Cristãos, Filarmônicas, além de vários grupos de teatro, Comunicação Comunitária e de Produção Audiovisual.

FONTE: Sectur Caravelas.

 
 

quinta-feira, 7 de março de 2013

Projeto de Fortalecimento do Empreendedorismo Turistico de Caravelas

Clique para ampliar!

Impacto ambiental na exploração de petróleo é menosprezado


Primeira plataforma 100% brasileira, a P-51. Foto: Divulgação Petrobras / ABr


O licenciamento ambiental que autoriza a exploração de petróleo, em especial no mar, acaba de sofrer alterações por conta da edição da Portaria Ibama nº 422/2011, publicada no final de outubro. Para a advogada e especialista no tema, Carol Manzoli Palma, esse tipo de exploração deve ser feita com a máxima cautela, por isso “uma Portaria não é o meio adequado de se disciplinar o tema”. Ela ressalta que as novas regras dispensam em alguns casos a obrigatoriedade do estudo de impacto ambiental, aspecto que ela considera preocupante.

Inclusive em seu livro “Petróleo – Exploração, Produção e Transporte sob a Óptica do Direito Ambiental”, da Editora Millennium, fruto de seu trabalho de mestrado desenvolvido na Universidade Metodista de Piracicaba (SP), na qualidade de pesquisadora da FAPESP, Carol Manzoli Palma defende justamente a obrigatoriedade do estudo de impacto ambiental “para toda atividade de prospecção sísmica”.

Exemplo da importância dessa cautela ambiental na atividade petrolífera, infelizmente pelo aspecto negativo, ou seja, pela ausência de cautela, é o acidente ocorrido no Golfo do México. Outro exemplo preocupante é o recente vazamento de petróleo ocorrido em Campos no Rio de Janeiro (RJ) que envolve a Chevron.

A exploração de petróleo offshore é tão importante que em razão do acidente no Golfo, os juristas reunidos em Limoges (França) em outubro desse ano chegaram à conclusão da necessidade de uma convenção internacional que trate exclusivamente deste tipo de atividade. O documento denominado “Apelo dos Juristas”, que traz também outroas sugestões, deve ser debatido durante a Convenção Rio +20.

No tocante ao tema da divisão dos royalties do pré-sal a preocupação com o impacto ambiental da exploração de petróleo também norteia a opinião de Carol Manzoli Palma no sentido de que todos os Estados devem ser beneficiados, porém os Estados produtores devem receber uma parcela maior dos recursos. “Os royalties devem ser destinados aos Estados em que a extração e o transporte de petróleo acontecem, pois muitas vezes aparecem no mar manchas órfãs, ou seja, manchas cujo autor do vazamento não pode ser identificado. Com a verba, os órgãos ambientais poderiam fazer a limpeza do local e a tentativa de identificação do autor do vazamento”, defende a especialista.

Veja a entrevista exclusiva que Carol Manzoli Palma concedeu ao Observatório Eco.

FONTE: Disponível aqui.

I Encontro da Mulher em Caravelas

Em comemoração do Dia Internacional da Mulher, nesta sexta feira (08) acontecerá no Clube dos 40, na cidade de Caravelas, a partir das 08 horas, o I Encontro da Mulher, com o tema: MULHER: SEUS DESAFIOS E CONQUISTAS NA HISTÓRIA.



Já estão confirmadas as presenças do Vice-presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Deputado Estadual Yulo Oiticica - PT (Presidente das Frentes Parlamentares dos Direitos da Juventude e Assistência Social); e de Selma PEreira (Diretora Estadual da Fundac - Fundação da Criança e Adolescente), além de várias lideranças e representantes da região de Caravelas.

Vejam a programação:
  • Abertura: Boas Vindas (Rei Momo e Rainha do Carnaval de Caravelas)
  • Composição da mesa de debates com palestrantes e personalidades presentes
  • Apresentação Musical
  • Palestra com Jeane Thomazine Porto Baltar - Tema: Equilíbrio Emocional frente aos desafios de ser esposa, mãe e profissional
  • Apresentação Musical
  • Palestra: Os cuidados com o corpo e autoestima
  • Palestra: Lei Maria da Penha: Uma conquista social da mulher
  • Palestra: A mulher no cenário político do Estado da Bahia
  • Apresentação Musical
  • Desfile feminino (Suely Modas e Artemanha)
  • Teatro
  • Considerações Finais/Agradecimento/Distribuição de Cartilhas sobre a Lei Maria da Penha
A organização do evento é o Mandato Popular da Vereadora Julinda Morais do PT de Caravelas.

I Encontro de Pescadoras, Marisqueiras e Caranguejeiras em Salvador

Clique para ampliar!