quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

ICMBio renova conselho consultivo de Abrolhos

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou ontem (27) no Diário Oficial da União (DOU) a portaria nº 158, que renova a composição do conselho consultivo do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), instituído pela Lei 9.985/2000, cada parque nacional deve dispor de um conselho consultivo, presidido pelo ICMBio e composto por representantes titulares e suplentes de órgãos governamentais e da sociedade civil.

Além do ICMBio, o conselho do Parque dos Abrolhos será composto por representantes da Marinha do Brasil, Ibama, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Colégio Estadual Polivalente de Caravelas, Colégio Estadual Eraldo Tinoco, e das prefeituras de Mucuri, Caravelas e Alcobaça.

Além deles, vão integrar o conselho entidades da sociedade civil, como a Conservação Internacional do Brasil, Instituto Baleia Jubarte, Associação de Estudos Costeiros e Marinhos (Ecomar), Colônia de Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia e Associação dos Pescadores de Rede de Arrasto, Boeira, Fundo e Arraieira de Caravelas (APESCA).

FONTE: Texto de Fernando Pinto para ASCOM ICMBio, disponível também aqui.  está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , disponível , ,

Caravana do Esporte e da Música vai trazer Margareth Menezes para Caravelas

Caravelas vai receber entre os dias 11 e 14 de março a Caravana do Esporte e da Música, numa parceria entre a Prefeitura Municipal, através de suas Secretarias de Turismo, Esporte e Meio Ambiente, o canal ESPN Brasil, o UNICEF, o Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, e o Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury.
 
Através de atividades esportivas e de arte-educação monitoradas por ídolos do esporte brasileiro e professores vindos de São Paulo, em Caravelas a Caravana pretende atender 3000 crianças e jovens entre 7 e 17 anos e 250 professores e multiplicadores interessados em participar de cursos de arte-educação e esportes.

As atividades vão acontecer no Estádio Municipal, na AABB e no Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, na Praia do Kitongo. Junto com a Caravana vai também estar montado na cidade do Cirque Erê, onde a cantora Margareth Menezes vai fazer um show e também vai estar conversando com os presentes sobre sua trajetória musical e o projeto social que desenvolve na Península do Itapajipe.

Desde 2005, a Caravana já atendeu diretamente mais de 187 mil crianças e adolescentes e 18.000 mil professores da rede pública de ensino de 73 municípios de 17 estados brasileiros, com atividades que seguem os princípios: participação de todos, educação integral, construção coletiva, respeito à diversidade, valorização da cultura local e rumo à autonomia.

No período vai estar sendo produzido um documentário com 1 hora de duração, com abordagem sócio-econômica da realidade da infância, da educação pública, além de questões históricas, culturais, geográficas e ambientais da região visitada, que será exibido pela ESPN Brasil, no dia 30 de março.

Em seu oitavo ano de atuação, o projeto da Caravana está inscrito na Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o apoio de importantes patrocinadores como Vale, Itaú, Vivo, Instituto Pepsico, Redecard e Camargo & Correa.

Abaixo, chamada publicada no dia 26 (terça-feira) em jornal de Salvador.
 
 
Clique para ampliar!
FONTE: Sectur
 

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Parque de Abrolhos será beneficiado com o Projeto Parques da Copa

O ICMBio e o Sebrae assinaram no início de fevereiro o Termo de Reciprocidade que garantirá investimentos em 22 unidades de conservação federais que integram o projeto Parques da Copa (veja a lista abaixo). A contrapartida do Sebrae será de R$ 6,6 milhões em estudos e a do ICMBio de outros R$ 6,6 milhões na estruturação/implementação das unidades de conservação, pelo período de quatro anos.


A cooperação técnica pretende viabilizar ações de fortalecimento das atividades econômicas turísticas relacionadas às UC’s e seu entorno por meio da implantação de infraestrutura de apoio à visitação e do desenvolvimento de estudos e ações voltadas para o empreendedorismo e desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas.


O detalhamento do que será investido em cada uma das unidades de conservação contempladas será definido pelas duas instituições em planos de trabalho específicos. Entre os produtos que serão entregues estão estudos de mercado; estudos dos aspectos econômicos local, regional ou nacional que possam influenciar o sucesso dos empreendimentos privados operados por delegação de serviços dentro e no entorno das unidades, tais como estacionamentos, restaurantes, lanchonetes, lojas, hotelaria, serviços de transporte rodoviário, centros de convenções, entre outros; e estudos de viabilidade econômico-financeira, por meio dos quais será possível analisar a atratividade econômica dos serviços geradores de receita, calibrando-os a partir dos dados obtidos nos estudos de mercado.


HISTÓRICO- Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o Brasil é responsável diretamente por 5 % do PIB mundial, por 6 % das exportações e pelo emprego de uma em cada 12 pessoas. A expectativa é que os jogos da Copa 2014 proporcionarão um incremento no fluxo de turistas estrangeiros no Brasil, em função dos grandes eventos esportivos que ocorrerão no país. Considerando que o ecoturismo é um dos segmentos com maior crescimento nos últimos anos e que cada vez mais pessoas buscam contato com ambientes naturais, as unidades de conservação se transformam então em um ícone para o turismo. O Projeto Parques da Copa é uma parceria do ICMBio com os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo e a Embratur para garantir estrutura adequada para receber os visitantes nas unidades de conservação próximas às cidades sede dos jogos.

Unidades de Conservação federais contempladas:


PN de Brasília – DF
PN da Chapada dos Veadeiros – GO
PN Chapada dos Guimarães – MT
PN Pantanal Matogrossense – MT
PN do Caparaó - MG/ES
PN da Serra do Cipó – MG
Flona de Ipanema SP
PN Serra da Bocaina RJ/SP
PN da Tijuca – RJ, PN do Itatiaia – RJ
PN da Serra dos Órgãos – RJ
RESEX Arraial do Cabo –RJ
PN Restinga de Jurubatiba – RJ
PN Aparados da Serra e Serra Geral RS/SC
PN de Jericoacoara – CE
PN de Ubajara - CE
PN Serra da Capivara– PI
APA do Delta do Parnaíba- PI
PN Chapada da Diamantina - BA
PN Marinho dos Abrolhos – BA
PN dos Lençóis Maranhenses – MA
PN de Anavilhanas – AM


FONTE: Comunicação ICMBio, texto completo disponível aqui.

Curso de direito da UNEB inscreve beneficiários de projetos de assentamento

O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I da UNEB, em Salvador, está com inscrições abertas, até sexta-feira (1º/03), para a primeira turma da graduação especial em direito para beneficiários da reforma agrária.

O curso, fruto de convênio firmado entre a universidade e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), oferta 50 vagas para participantes dos projetos de assentamento criados ou reconhecidos pelo Incra e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Os interessados devem se inscrever, apresentando os documentos (digitalizados) exigidos pelo edital de seleção, exclusivamente pelo site www.uneb.br/turmaespecialdireito. A comissão organizadora solicita ainda o envio da ficha de inscrição para o e-mail mcolegdireitocampus1@uneb.brail.

As provas do processo seletivo serão realizadas em 9 e 10 de março, das 13h30 às 18h30, nas instalações do DCH. No primeiro dia, os candidatos farão provas de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e redação. Já no segundo dia, serão aplicados os exames de ciências humanas e suas tecnologias (geografia, história, filosofia, sociologia e atualidades) e de ciências da natureza e suas tecnologias (física, química e biologia). Mais informações no site www.uneb.br.

FONTE: Teixeira News.

Maioria das prefeituras baianas estão impedidas de firmar convênios

Quase 90% dos municípios baianos estão impedidos de celebrar convênios com a União, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O levantamento mostra que 37o das 417 cidades (88,7%) do Estado estão irregulares com o Cadastro Único de Convênios (Cauc), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O resultado surpreendeu a CNM porque a pesquisa revelou que nesta situação também se encontram 4.458 (80,1% do total) dos municípios brasileiros. E este quadro foi revelado menos de 30 dias após o “Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas” promovido pelo governo federal, entre os dias 28 e 30 de janeiro deste ano.
 
Um levantamento local está sendo realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e deve estar concluído esta semana. Maria Quitéria Mendes, presidente da entidade e prefeita de Cardeal da Silva (142 km de Salvador) explicou que recebeu os dados da CNM, e determinou pesquisa detalhada sobre as causas e a real situação de cada prefeitura. Na Bahia, em janeiro, um total de 346 municípios estava com itens irregulares no Cauc. Até o dia 20 de fevereiro, esse total subiu para 370, o que representa um crescimento de 6,9%. Mais grave é que 236 municípios do contingente apresentam mais de três itens irregulares. A CNM e a UPB não divulgaram lista das cidades com problemas.

FONTE: A Tarde, disponível também aqui.

Salvador está em situação de alerta por causa da dengue

Salvador é uma das 14 capitais apontadas pelo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) como localidade em situação de alerta para a disseminação da dengue. A pesquisa, que mede a gravidade de risco da doença pelo percentual de domicílios infestados com ovos e larvas do mosquito, indica que a capital baiana alcançou um índice de 2,5% em janeiro. O número registrado em Salvador este ano é quase 50% menor se comparado ao mesmo período de 2012, que apresentou o índice de 4,2%. Nas demais cidades do Estado, foram notificados 2.054 casos de dengue, correspondendo a uma redução de 44,3% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 3.690 casos da doença.
 
Para ler a matéria completa, clique aqui.
 
FONTE: Voz da Bahia.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ICMBio assina parceria com o fotógrafo Araquém Alcântara para divulgação das unidades de conservação federais


ara2O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, assinou nesta sexta (8), em Brasília, termo de reciprocidade com a Editora TerraBrasil, do fotógrafo Araquém Alcântara, para produzir uma série de publicações sobre o patrimônio natural brasileiro, em especial as unidades de conservação federais.

A parceria prevê dois grandes projetos editoriais: o livro trilíngue Brasil: Patrimônios Naturais e a coleção de oito livros paradidáticos denominada Coleção Chico Mendes: Ecossistemas do Brasil. O material será distribuído a entidades educacionais e culturais, bibliotecas e salas de leitura, além de organizações governamentais e não governamentais com atuação na área de meio ambiente.
“Além de servir para sensibilizar as pessoas sobre a importância da proteção do nosso patrimônio natural, esse projeto vai contribuir fundamentalmente para a divulgação de nossas unidades de conservação, que precisam ser conhecidas e, assim, defendidas pela população”, disse o presidente Vizentin.

Considerado o mais importante fotógrafo de natureza do país, com vários projetos no Brasil e exterior, Araquém Alcântara disse que se sente honrado em participar do projeto. “Nenhum outro país tem biodiversidade igual à nossa”, afirmou, ao prometer uma “obra monumetal” para ser divulgada, também, para o público estrangeiro que passará pelo Brasil durante a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

O primeiro projeto está previsto para ser lançado em maio de 2014 e o segundo em novembro de 2015. Para a execução das duas obras, a TerraBrasil conta com o apoio consultivo e operacional da CSD Geoklock Geologia e Engenharia Ambiental. Os recursos virão da Lei Rouanet.
Araquém Alcântara é um dos precursores da fotografia de natureza do País. Tem 40 anos de experiência e 44 livros publicados sobre o tema. Já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais pelo trabalho de documentação da fauna e flora brasileira.

FONTE: Comunicação ICMBio

Carnaval em Caravelas também teve praia e mergulho no famoso Parque dos Abrolhos

Além do Carnaval no Centro Histórico, com desfiles de blocos culturais, Escolas de Samba, trio elétrico e shows durante todos os dias do Carnaval 2013, a cidade de Caravelas possui ainda belíssimas praias onde os foliões podem refrescar o corpo e renovar as energias, além de ser a porta de entrada principal para o belíssimo Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde é possível realizar passeios de um a três dias, com direito a mergulhos e apreciação da fauna local.



A movimentada Praia do Kitongo, nos limites da cidade, e a belíssima Praia do Grauçá, localizada a apenas 9 km do Centro Histórico, foram o ponto de encontro e descanso para os moradores, visitantes e turistas que escolheram Caravelas para curtir o feriado do Carnaval. Com uma ótima oferta de barracas de alimentação e esportes de praia, um grande número de pessoas lotaram as praias da cidade enquanto a festa continuava a rolar no Centro Histórico.

O belíssimo Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, situado a cerca de 70 km da cidade de Caravelas, conhecido por receber anualmente as exuberantes baleias Jubarte, que aproveitam suas águas quentes e rasas para se acasalar e reproduzir, além de proteger a região com maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, recebeu, segundo seu chefe, Ricardo Jerozolimski, uma quantidade de visitantes acima do esperado durante o Carnaval, superando todos os anos anteriores.

Com várias opções de mergulho, que vão desde recifes de corais imensos e coloridos, cavernas submarinas com uma grande variedade de peixes e outros animais marinhos, esta época do ano tem um atrativo a mais que é a visibilidade da água, que chega tranquilamente nos 20 metros, podendo chegar a até 40 metros nos chamados chapeirões, que são colunas de coral que se erguem do fundo do mar e se abrem em arcos perto da superfície, podendo chegar a 50 metros de diâmetro, como imensos cogumelos submarinos.

No Arquipélagoum atrativo a mais, que são as aves que habitam o local, como atobás, grazinas e outras vindas do continente. O Parque possui ainda uma sede administrativa em Caravelas, local onde se encontra o Centro de Visitantes e onde é possível observar uma réplica em tamanho natural de uma baleia Jubarte, o local também recebeu uma quantidade de visitantes muito acima da média, o que mostrou o grande potencial da região e a grande variedade de diversão para os foliões no feriado prolongado.

Segundo o secretário Fábio Negrão, os comentários foram bastante positivos, as pessoas, tanto moradores como visitantes estavam felizes, se divertindo, além disso, segundo os dados da Polícia Militar, o índice de ocorrências foi o menor de todo o Extremo Sul Baiano. Além da segurança, a qualidade e a variedade das atrações e a valorização da cultura local foram os grandes trunfos dessa festa que a cada ano atrai mais gente para Caravelas, mostrando que temos potencial e competência para sermos considerados um dos principais municípios turisticos da Bahia.

FONTE: SECTUR Caravelas.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Blocos culturais e Marchinhas abrem o último dia do Carnaval Caravelense

Uma das tradições de Caravelas são as tradicionais marchinhas de Carnaval que mantém os foliões, sejam eles moradores da cidade ou turistas, ligados a canções que fizeram a história em muitos Carnavais.


Carro pipa refresca foliões em frente à Matriz de Caravelas
O sucesso do Carnaval de Caravelas está na diversidade de atrações que agrada a todos, sem exceção. No dia de ontem o arrastão da Marchinha do Jorjão e seu lambadão, seguido do Bloco da Burrinha e os Mascarados deu o tom do dia, que foi muito animado e cheio de boas surpresas, com folia também nos bairros e distritos, como tem acontecido em Ponta de Areia e na Praia da Barra.

Além dos shows no palco principal e arrastão no circuito da festa o dia inteiro, na segunda feira aconteceu mais um desfile das tradicionais escolas de samba de Caravelas. Trazendo o tema Chico Mendes e a Amazônia, a Escola de Samba Coroa Imperial desfilou no começo da noite e levou os foliões ao delírio com suas coreografias, animação e carros alegóricos muito criativos e recheados de belas passistas.

Na noite também teve reggae e os shows de Gasparzinho e Ian, vindos de Salvador, além de Wagão Chicleteiro, Banda Classe A e as bandas Bahia Odara e Pontal, que só conseguiu descer do trio às 7 da manhã de hoje.

É claro que hoje a diversão promete, pois a Charanga Siripóia, grupo musical formado por jovens da Filarmônica Lira Imaculada Conceição, da Comunidade da Barra de Caravelas, já está nas ruas para abrir o último dia do Carnaval Caravelense. Muita animação no trio que percorre as ruas do Centro Histórico da cidade revivendo as antigas músicas que predominaram nos carnavais dos anos 1920 aos anos 1960.

Hoje acontecem ainda mais desfiles de blocos, como os Mascarados, Burrinha Marcha Frevo e o Bloco dos Índios Tupinambás, além dos shows do Ian, da Banda Pontal, Bahia Odara, Café Pequeno, Classe A e o show de Daniel Show, que sobe no trio às 6 da manhã. Como nos anos anteriores, o carro pipa refresca os foliões e tem Banho de Cheiro na manhã da quarta feira, para fechar com chave de ouro a festa. Ainda dá tempo de curtir, vem!

FONTE: Sectur Caravelas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Campanhas educativas e hospitalidade agitam Carnaval de Caravelas

A cidade está colorida e tem muita gente bonita circulando pelo circuito da festa dia e noite, se revezando nas inúmeras atrações. Segundo o secretário Fábio Negrão, responsável pelo Turismo, Esportes e Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal tem como grande parceiro o próprio cidadão caravelense, que tem orgulho de sua belíssima terra.
 

“Este ano lançamos em parceria com a Secretaria de Ação Social, comerciantes, grupos culturais e polícia militar, 3 campanhas educativas com o objetivo de tornar o Carnaval ainda mais seguro e familiar”, contou o secretário. Além das campanhas de Proteção a Criança e ao Adolescente e de Proteção aos Animais, também está nas ruas através de spots em carro de som e banners, uma campanha pela limpeza da cidade.
Além da fiscalização e da presença do Batalhão da PM, contou o secretário Fábio Negrão, está funcionando muito bem a parceira com a própria população, foliões e comerciantes e o Carnaval este ano está maravilhoso. tanto para quem vem de fora como para quem mora aqui. Vemos muitas famílias circulando nas ruas e todos estão se divertindo muito” . Com variedade de atrações, segurança e criatividade, o Carnaval de Caravelas mais uma vez é sucesso!
Ontem a Escola de Samba Irmãos Portela, cantando as maravilhas da Bahia e seus poetas, deu um show no circuito da festa, com belas coreografias e carros alegóricos. Hoje desfila a Escola de Samba Coroa Imperial, com samba enredo que fala sobre Chico Mendes e a Floresta Amazônica, além de desfiles de blocos, shows no palco e no trio elétrico e muita diversão e uma boa oferta de alimentos e bebidas nas barracas, bares e restaurantes que participam da festa. A folia vai até a próxima quarta-feira e tem diversão para todos!
FONTE: SECTUR

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Carnaval de Caravelas empolga moradores e turistas


Charanga Siripóia, formada pelos músicos da Comunidade da Barra de Caravelas, toca suas marchinhas às 21 horas e abre a noite de shows neste sábado em Caravelas

Com variedade de atrações, segurança e criatividade, o Carnaval de Caravelas mais uma vez é sucesso e segundo o secretário de Turismo, Esportes e Meio Ambiente, Fábio Negrão, está superando todas as expectativas! Ele contou que tem chegado à cidade ônibus de excursão trazendo foliões de outros estados, como Espírito Santo e Rio de Janeiro, que procuram a animação do tradicional carnaval de rua e mantém as ruas cheias durante toda a noite e madrugada. Segundo o secretário, os comentários têm sido bastante positivos, as pessoas estão felizes, se divertindo. Além da segurança, a qualidade e diversidade das atrações e o cuidado com a decoração têm encantado os moradores e visitantes que escolheram Caravelas para passar o feriado prolongado.

Na noite de sexta enquanto a banda Nosso Estilo tocava seu pagode no palco principal, a Banda Ciclone agitava o Trio Elétrico que passou em arrastão pelas ruas da cidade. Ainda tocaram Banda Bahia Odara, a Banda Pontal e Nosso Esquema, que subiu no trio às 4 da manhã e a pedidos dos foliões, tocou até às 6 da manhã. 

Neste sábado a festa já começou cedo e a Marchinha do Jorjão com seu suingue gostoso e muito alegre, recheado com frevo e lambadão já está agitando o Centro histórico e alguns bairros da cidade, depois dele vários outros grupos musicais tradicionais de Caravelas se revezam em desfile pelas ruas tocando as tradicionais marchinhas de carnaval, sucessos da MPB, samba e pagode.

No fim da tarde, à partir das 17 horas, começam os desfiles dos Blocos Culturais com o sempre criativo UMBANDAUM, seguido da Charanga Siripóia, formada pelos músicos da Comunidade da Barra de Caravelas, que toca suas marchinhas às 21 horas e abre a noite de shows, que tem como atrações o cantor IAN e A Blitz, que vêm de Salvador, além da Banda Café Pequeno, que sobe no trio às 4 da manhã e anima a galera até o sol raiar. 

Considerada um dos principais municípios turisticos da Bahia, Caravelas conta com apoio de parceiros especiais como a Bahiatursa, agência de turismo do Governo do Estado, que está patrocinando a folia com a contratação de mini trios elétricos e uma equipe de jornalistas que estão documentando a festa. A folia vai até a próxima quarta-feira e as Bandas, grupos cultuais e artísticos locais, e Escolas de Samba estão nas ruas arrastando uma animada multidão de moradores e visitantes de várias partes do país. Vem se divertir com a gente! 

FONTE: SECTUR

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Folia começa em Caravelas.

Confira a programação da folia que começou ontem com o Desfile da Rainha do Carnaval e segue até o dia 13!

O Carnaval 2013 começou animado na cidade de Caravelas, com show pirotécnico, escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, arrastão, além de shows no palco montado na Praça Teófilo Otoni e muita gente bonita circulando pelas ruas do Centro Histórico. A expectativa de público, segundo o Secretário Fábio Negrão, está sendo de 20 a 25 mil pessoas por dia neste que já está sendo considerado um dos melhores carnavais de rua da Bahia.  

Na noite de quinta feira a Rainha do Carnaval foi coroada e muito festejada, tanto pela sua beleza como também porque Tais é uma jovem moradora da zona ribeirinha, a Comunidade do Caribê. Já o Rei Momo, o Alec Sandro, é morador de Rancho Alegre, o que mostrou que o Carnaval de Caravelas é para todos e que estamos mostrando o que temos de melhor.
Hoje, sexta feira, tem Banda Ciclone a partir das 19 horas e às 21 toca a Banda Nosso Estilo. A Banda Bahia Odara começa por volta das 23 horas, seguida da Banda Pontal e Nosso Esquema, que sobe no palco principal às 3 da manhã do sábado. Barracas de alimentação estão dispostas em duas grandes praças de alimentação, foram distribuídas mais de mil pulseiras de identificação para as crianças e distribuídos adesivos de acesso para os moradores que residem no circuito da festa, por conta do fechamento com segurança 24 horas de toda a área da festa.

Fábio Negrão, Secretário de Turismo, Esportes e Meio Ambiente de Caravelas avaliou a primeira noite como muito positiva e contou que a Prefeitura Municipal tomou todo o cuidado com a organização da festa, segurança e limpeza das ruas, o que nesta primeira noite já mostrou resultados, pois “o Carnaval de Caravelas é uma festa familiar, onde todos podem se divertir com segurança. A eficiente coleta do lixo, limpeza das ruas feito após a festa e as campanhas educativas foram bem recebidas pela população e pelos visitantes e só temos colhido elogios”, disse Fábio.

Sábado, domingo, segunda e terça serão pura festa, com Blocos Alternativos, Blocos Culturais, Marchinhas e desfile da tradicional Escola de Samba Irmãos Portela no domingo e Escola de Samba Coroa Imperial na segunda feira. Também sobem no palco várias Bandas como Ian, Gasparzinho, Daniel Show, Banda Selakuatro, Vagão Chicleteiro, Café Pequeno, entre várias outras que não vão deixar faltar diversão, pois a mistura de ritmos está garantida na programação organizada pela Prefeitura Municipal e seus parceiros. Como nos anos anteriores vai ter carro pipa para refrescar os foliões e Banho de Cheiro na manhã da quarta feira, para fechar com chave de ouro a festa. 

FONTE: SECTUR de Caravelas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Dia de Iemanjá foi bastante festejado em Caravelas


Iemanjá, a deusa das águas salgadas, recebeu homenagens durante toda a manhã e início da tarde na linda Praia do Grauçá, em Caravelas. Vários grupos com roupas brancas tradicionais ofereceram cânticos, danças e oferendas como flores e perfumes e atraíram muitos fiéis e turistas vindos de várias regiões para receber as bênção desta que é considerada protetora dos pescadores e ”’mãe dos peixes”.
 
A festa do Grupo coordenado pelas Comunidades Devotas de Mãe Iemanjá começou às 8 da manhã com concentração na casa de Dona Maria José Bertoso e seguiu em cortejo pelas ruas do Centro Histórico de Caravelas, quando em carreata, seguiu para a Praia do Grauçá, localizada nos limites da cidade. Outros grupos também estiveram na praia, como os da Comunidade de Barra de Caravelas, que juntos, abrilhantaram a festa e encantaram os presentes. Vejam algumas imagens:

 



Juerana homenageia seu padroeiro São João de Mata com muita fé e alegria


Juerana, distrito de Caravelas, encerrou neste domingo os festejos em homenagem ao seu padroeiro São João de Mata com um saldo positivo de alegria, fé e respeito às tradições.

Neste domingo, ao som do mini trio Gêmeos se apresentaram as Bandas Grupo de Oração Raio de Luz, vinda de Teixeira de Freitas e em seguida a Banda Ciclone, de Caravelas que fez um animado arrastão pelas ruas do centro com foliões do blocos “Jegue Elétrico”, “Tchuco Gostoso”, “Morro dos Macacos”, “Chegou Quem Estava Faltando”, além de um grande número de moradores e visitantes vindos de outras cidades da região.

A realização do evento foi da Prefeitura Municipal de Caravelas/Governo Cidade da Esperança, através de sua Secretaria de Turismo, Esporte e Meio Ambiente, sob o comando do Secretário Fabio Negrão, que avaliou a festa como bastante positiva, pois mais uma vez a população pôde expressar sua fé e alegria através das homenagens ao padroeiro, no show gospel, no trio e nos blocos.

O evento contou com a segurança proporcionada pela equipe Policia Militar, equipe do Conselho Tutelar, além do apoio das Secretarias de Saúde, Obras e Ação Social. Vários outros parceiros, como o comércio local, lideranças e moradores do distrito também contribuíram para o sucesso do evento.

FONTE: Sectur Caravelas.

Municípios com Sistema Municipal de Cultura funcionando podem receber recurso do Fundo Nacional de Cultura


A Portaria Nº 156/2012, publicada no Diário Oficial da União no dia 07/12/12 aprovou o Plano de Trabalho Anual do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC) para 2013, e trouxe como importante mudança a destinação de parte do valor global do orçamento do Fundo Nacional de Cultura (FNC) para os Municípios, Estados e Distrito Federal que, até 31 de março de 2013, integrem o Sistema Nacional de Cultura (SNC).
 
O FNC tem o objetivo de captar e destinar recursos para projetos culturais nos seguintes segmentos e linguagens: Arquitetura e urbanismo; arquivos; arte digital; artes visuais; artesanato; audiovisual; circo; cultura afro-brasileira; culturas populares; dança; design; leitura, livro e literatura; moda; museus; música; patrimônio cultural; povos indígenas; teatro; ou em ações de natureza transversal.

Podem participar órgãos da administração pública direta e indireta nos Estados, Municípios e Distrito Federal e também instituições privadas de natureza cultural sem fins lucrativos com mínimo de 3 anos de atividade comprovada, mas de acordo com o plano de trabalho anual do FNC 2013, este ano serão priorizados os Municípios, Estados e Distrito Federal que tenham efetivamente:

I – fundo de cultura implementado;

II – plano decenal de cultura instituído por Lei;

III – conselho de política cultural local, instituído por Lei e que tenha assegurada, ao menos, a representação paritária da sociedade civil em relação ao poder público, bem como a diversidade regional e de expressões culturais;

IV – recursos orçamentários próprios destinados à cultura, alocados no orçamento do órgão gestor da cultura ou no respectivo fundo de cultura;

V – recursos para a contrapartida assegurados, observado o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
 
FONTE: Observatório da Diversidade Cultural, aqui.

Fundação baiana concederá bolsas para atrair pesquisadores e formar grupos de pesquisa

Fapesb quer promover a atração, formação e fixação de pesquisadores no Estado da Bahia
Este mês, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Bahia (Fapesb) lançou uma chamada pública com o objetivo de promover a atração, formação e fixação de pesquisadores no Estado. O edital 006/2013 prevê R$ 1,08 milhão em formato de bolsas em duas modalidades. A data final para a submissão das propostas é 12 de março.


Entre as critérios de elegibilidade das propostas estão ser pesquisador com título de doutor ou equivalente há, no mínimo, dez anos, obtido em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e ter experiência no estabelecimento de parcerias com o setor produtivo, órgãos governamentais e outras organizações da sociedade civil.

Na modalidade de pesquisador visitante especial poderão ser concedidas até seis bolsas no valor mensal de R$ 9 mil por um período de até 12 meses. Na modalidade pós-doutorado especial também poderão ser concedidas até seis bolsas, mas com valor mensal de R$ 6 mil no limite máximo de um ano. Cada proponente poderá enviar apenas um projeto.

A divulgação dos resultados será realizada no dia 30 de abril. A assinatura do termo de outorga será feita em 21 de maio.

O edital está disponível neste link.

FONTE: Agência Gestão CT&I.
 
 

 
 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Caravelas apresenta preparativos para o Carnaval 2013

 A Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Meio Ambiente convocou no dia 30/01 uma reunião na Câmara dos Vereadores de Caravelas para tratar dos preparativos para o Carnaval 2013. O Secretário Fábio Negrão apresentou a proposta de decoração, que tem o tema  "Minha cidade, Meu Quintal, Meu Jardim" e já está sendo feita pelo Ateliê Astúcias. A inspiraçãoartística vem da flora e da fauna regionais e segundo o Secretário, tem o objetivo de estimular o espírito de pertencimento dos espaços públicos, pois muitas pessoas ainda pensam que os bens públicos são algo à parte, mas na verdade a cidade é nossa casa e devemos cuidar com carinho e cuidado do que é nosso, cuidando tanto dos espaços públicos, como as praças e jardins, quanto dos nossos quintais.

As peças serão confeccionadas com madeira, lona vinil ilustrada com lâmpadas no seu interior, mas também com matéria prima de reaproveitamento (garrafas pet e papel de campanhas), para estimular a separação do lixo na cidade. O início da instalação será no dia 04/02 e a retirada, a partir do dia 13.

Foi informado aos barraqueiros da proibição da venda de produtos ou substâncias líquidas em garrafas e copos de vidro de acordo com a Lei Municipal  nº. 226/2003. 

A questão da limpeza pública também foi tratada pois está baseada na Lei nº. 349/2011, que dispõe sobre os serviços de coleta seletiva, transporte e destinação final dos resíduos sólidos, e deixa claro que os barraqueiros feirantes, vendedores ambulantes e atividades correlatas, instalados nos passeios, vias e logradouros públicos, obrigatoriamente devem manter as as áreas em que se localizarem limpas e livres dos resíduos dos produtos por eles comercializados; além de adotar o uso de lixeiras apropriadas para os resíduos sólidos e proceder a sua retirada sistemática.  Caso estas orientações sejam descumpridas, poderão ser aplicadas multas e em caso de reincidência, poderá ser cassado da licença e álvara, bem como aplicação de medidas legais para a retirada dos respectivos bens e materiais das vias e áreas públicas.

Junto com a Secretaria de Ação Social e outros parceiros, foram também lançadas 2 campanhas, uma Campanha de Proteção a Criança e ao Adolescente, que devarão ter prioridade no atendimento dos serviços públicos e receberão atenção especial também com um Baile infantil com musicas apropriadas (segunda-feira as 17:H no Clube dos 40) e desfife de Bloco Infantil (terça-feira as 18:00). Esta campanha vai acontecer também através de spots para carro de som, Banner’s de advertencia e fiscalização junto aos comerciantes de bebidas e hospedagens. 
A Campanha de Proteção aos Animais será efetivada através do incentivo à adoção de animais abandonados e está fundamentada na Lei 9.605/98, que trata da proibição de Praticar atos de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar silvestres, domésticos, ou domesticados, nativos ou exóticos, podendo levar à multa ou detenção de 3 meses a 1 ano. 
Como acontece todos os anos, Caravelas está ficando conhecida no Brasil como um dos melhores Carnavais de Rua da Bahia, pois além da Segurança, a qualidade das atrações e o cuidado com a decoração têm encantado os moradores e visitantes que escolhem nossa cidade para passar esta data comemorativa.  Vem se divertir com a gente!

 FONTE: Sectur Caravelas