segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Aquanautas mostra imensidão inexplorada em Abrolhos



Foto: Divulgação/NatGeo
 
No sábado (29) o NatGeo exibiu no Programa Aquanautas sobre Abrolhos, informaçoes interessantes sobre o primeiro Parque Marinho criado no Brasil e o maior banco de corais do Atlântico Sul. A região está sendo palco de importantes pesquisas científicas que mapearam novas áreas coralíneas e constataram que o sistema recifal é, na realidade, 20 vezes maior do que se imaginava até então.

Tony e Ana Paula documentam, também, um fenômeno geológico que está intrigando os pesquisadores. As buracas são depressões no leito marinho de até 70 metros de profundidade e que jamais foram vistas em nenhum outro lugar do mundo. Estes misteriosos buracos gigantes atraem muita vida, mas seu surgimento, ainda, é um mistério para ciência.
 
Durante a semana toda tem reprise, fiquem ligados!

Para assistir aos vídeos e saber mais: http://www.natgeo.com.br/br/especiais/aquanautas
 

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Abrolhos aprova novas regras de visitação


O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. abrolhos2Brasília (26/12/2012) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26) portaria regulamentando a visitação em embarcações comerciais e particulares ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no litoral da Bahia. A portaria regula ainda atividades de mergulho livre e autônomo, observação de fauna e flora e caminhada monitorada em trilha.
De acordo com as novas regras, as empresas interessadas em explorar esses serviços têm prazo de 90 dias, a contar desta quarta, para requisitar credenciamento junto ao parque. O Termo de Autorização de Uso será válido pelo período de um ano, a partir da data de emissão, sendo vedada a prorrogação.
Todos os barcos autorizados deverão ser identificados por adesivos específicos, elaborados e produzidos exclusivamente pelo ICMBio para a operação da atividade de transporte de visitantes dentro do parque. As novas regras visam a dar mais segurança e conforto aos visitantes e operadores de turismo da região.
Bate-e-volta ou pernoite
As empresas poderão promover visitação diária (bate-e-volta) ou com pernoite. Em qualquer caso, deverão consultar previamente a administração do parque quanto à disponibilidade de vagas e agendar antecipadamente os passeios, via correio eletrônico, assim que houver confirmação de data. Todas as visitas serão precedidas de palestra com monitor ou voluntário do parque no arquipélago dos Abrolhos.
A visitação bate-e-volta poderá ser realizada em todos os dias da semana, entre 8h e 18h. A portaria estabelece limite máximo de 225 visitantes por dia, em embarcações de acordo com a capacidade definida pela administração da unidade de conservação.
abrolhos-mergulhos-2Para a realização de mergulho livre e autônomo na área do parque, as empresas deverão dispor de um profissional de mergulho para cada grupo de seis pessoas ou dois para cada grupo de oito. Cada embarcação deve ter a bordo pelo menos um instrutor de mergulho. Essa atividade somente poderá ser realizada nos locais definidos pela chefia do parque.
Com relação a caminhadas em trilha no arquipélago, a portaria diz que elas deverão ser conduzidas por monitores ou voluntários do parque. A eles cabe dar informações sobre as condições da visita, os riscos inerentes à atividade, os aspectos de segurança, os procedimentos durante o passeio e as recomendações para o conforto e o bem estar de todos.
Coleta do lixo
As empresas autorizadas a operar em Abrolhos deverão trazer de volta todo o lixo produzido durante o passeio por seus empregados e clientes. Elas deverão ainda informar à chefia do parque quaisquer infrações, acidentes ou situações anormais observadas dentro dos limites da unidade de conservação.
Cabe ainda às empresas participar de atividades em benefício da unidade de conservação, como mutirões de limpeza e manutenção de trilhas, condução de pesquisadores e de grupos em atividades promovidas pelo parque, entre outras ações.
As empresas devem, por fim, repassar, mensalmente, até o décimo dia útil do mês subsequente, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), os valores referentes ao ingresso de cada visitante, à permanência de embarcações no parque e às atividades de mergulho autônomo.

abrolhos voluntriosBarcos de particulares
A portaria regula ainda a visitação por meio de embarcações particulares, sem finalidade econômica ou de exploração turística. Nesse caso, os donos dos barcos deverão assinar Declaração de Compromisso, comprometendo-se a cumprir a legislação ambiental brasileira, as normas e os regulamentos estabelecidos nos planos de manejo e de uso público do parque, bem como as normas estabelecidas na portaria ICMBio publicada hoje e na Portaria IBAMA nº 72-N, de 2 de junho de 1998.

E mais: assinar Termo de Conhecimento de Riscos (Anexo III), que trata de possíveis imprevistos inerentes à visitação no interior do parque, responsabilizando-se pela sua própria segurança e dos demais passageiros, além de adquirir os ingressos correspondentes ao número de passageiros a serem transportados.
A chefia do parque entregará ao responsável pelo barco uma identificação específica para este tipo de visita, que deverá ser devolvida na saída. Assim como as empresas, os donos de barcos particulares têm que recolher todo o lixo produzido durante a visita e responsabilizar-se pela segurança do grupo conduzido no interior da unidade.
Caso os passageiros de embarcação particular desejem realizar atividades de mergulho autônomo, o responsável deverá procurar alguma das empresas autorizadas a operar no parque e providenciar a contratação de profissional de mergulho, de acordo com o número de pessoas por grupo.

Para ter acesso ao texto da portaria, na íntegra, clique aqui.

FONTE: Texto de Elmano Augusto - Comunicação ICMBio, disponível também aqui.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Teixeira de Freitas terá organismo de políticas para as mulheres

O município de Teixeira de Freitas terá, a partir do próximo ano, segundo o prefeito eleito, João Bosco, um organismo municipal voltado à articulação e implementação de políticas para as mulheres. A proposta de criação deverá ser encaminhada em janeiro à Câmara de Vereadores local e faz parte da reforma administrativa da futura gestão. Com isso, espera-se que o município tenha condições mais favoráveis para a execução de iniciativas de promoção da igualdade de gênero, facilitando a elaboração de projetos e captação de recursos.

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) está ampliando o diálogo com o futuro gestor de Teixeira, além de outros prefeitos e prefeitas eleitas, tendo participado de encontros, divulgando a necessidade de ações destinadas ao público feminino. No município, uma das primeiras medidas previstas é a implantação de um Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), fruto de emenda parlamentar assegurada pela SPM, o que deverá fortalecer a rede local de atenção à mulher, que já conta com delegacia especializada. Além de uma secretaria estadual na área, a Bahia possui pouco mais de 20 organismos municipais, entre secretarias, departamentos, gerências e coordenações.
FONTE: Do Jornal Bahia Online, veja aqui.
 

Pesquisa do Ipea aponta Nordeste como região mais feliz

O situação de um país, em geral, se mede pelo Produto Interno Bruto (PIB) - que é a soma de todas as riquezas produzidas - e pela renda, mas também pode ser medida por outro quesito: a felicidade, segundo o estudo 2012: Desenvolvimento Inclusivo Sustentável?, divulgado hoje (18) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Em outubro, o Ipea pediu a vários brasileiros que dessem, em uma escala de 0 a 10, uma nota sobre a satisfação pessoal. A média nacional foi 7,1, que coloca o Brasil na 16ª posição entre 147 países avaliados em uma pesquisa mundial do Gallup World Poll. Em 2010, a nota da felicidade no Brasil era 6,8, conforme a mesma pesquisa. Com uma média de 7,38, a Região Nordeste é a mais feliz do País, seguida pelo Centro-Oeste (7,37), pelo Sul (7,2) e pelo Norte (7,13). Em última posição, ficou o Sudeste, com 6,68.

O estudo segue as recomendações do Relatório Stiglitz-Sen, criado em 2008 a pedido do então presidente da França Nicolas Sarkozy, para a elaboração de um método alternativo de mensurar o crescimento de um país. Segundo o relatório, a riqueza deve ser medida pela renda e consumo das famílias, pela distribuição, estoque de riqueza e por medidas de bem-estar.

FONTE: Agência Brasil, o texto completo está disponível também aqui.

Nova Edição do Jornal O Samburá, confira!


 

Chefe do Parnam Abrolhos recebe Medalha Amigo da Marinha

 


Em cerimônia realizada no dia 11/12 na Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Seguro, o chefe do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Ricardo Jerozolimski, recebeu a Medalha Amigo da Marinha. O evento foi presidido pelo Capitão de Mar e Guerra e Capitão dos Portos da Bahia, André Novis Montenegro e contou com a participação do capitão de coverta, Carlos Augusto de Souza - delegado da Capitania dos Portos em Porto Seguro.
A medalha reconhece personalidades ou instituições que além de idoneidade moral e conduta pessoal condizentes com os padrões que a Marinha exige de seus integrantes e interesse pela Marinha e pelos assuntos ligados ao Poder Marítimo, vêm realizando atividade de destaque em prol dos interesses da Marinha e do Poder Marítimo. Ricardo, que está à frente do Parnam desde janeiro de 2011, credita a conquista às boas relações entre a gestão do Parnam e a Marinha do Brasil, uma vez que a Ilha Santa Bárbara, pertencente ao Arquipélago dos Abrolhos, é área militar e a gestão destas áreas, quando feita de forma cooperada, proporciona melhores resultados.

Na ocasião foi lançada a Campanha Legal no Mar 2012/2013, que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de se pensar em segurança no mar, seja na atividade de pesca, no transporte de passageiros, transporte de carga, turismo náutico ou nos momentos de lazer. Entre as ações programadas estão palestras educativas; inscrição de embarcações; transferência de embarcações; realização de curso de Formação de Aquaviários, com emissão de carteiras de habilitação; exames para amadores; e fiscalização de tráfego aquaviário, além de divulgação da campanha com muito material educativo, entre outros.
 
FONTE: Imagens de João Cordeiro, disponíveis no site Radar 24, veja aqui.

Curso de Formação de Condutores de Ecoturismo Subaquático do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos


Nos dias 27 e 28/11 o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos realizou o Curso para Formação de Condutores de Ecoturismo Subaquático, que acontece todos os anos em sua sede na cidade de Caravelas.



O curso é requisito obrigatório para a certificação e renovação do certificado dos condutores junto ao Parnam em função da necessidade de proteção do ambiente recifal e do grau de risco inerente à atividade de mergulho. Gratuito, o curso pode ser feito por maiores de 18 anos que já tenham realizado um curso de mergulho avançado. Com carga horária de 24 horas, este ano participaram 22 profissionais que atuam na região através das operadoras de Turismo.

Nos dois dias, além das palestras rotineiras, foram tratados assuntos como a Acessibilidade em Atividades de Mergulho e Normas da ABNT Aplicadas ao Turismo de Aventura. Desde que acompanhado pelos Condutores de Ecoturismo Subaquático, a realização de mergulho autônomo está previsto no Plano de Manejo do Parnam.
 
FONTE: Texto e imagem PNM dos Abrolhos.

Veleiro Lord Nelson visitou Abrolhos com tripulação de portadores de deficiência



Visitou o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos entre os dias 06 e 07/12  o veleiro Lord Nelson, operado pela instituição de caridade britânica Jubilee Sailing Trust. Presente da Rainha inglesa para a instituição, o veleiro é um dos dois únicos navios altos do mundo projetado e construído para permitir que tripulantes portadores e não portadores de deficiência tenham um papel igualmente ativo na navegação.

Com um comprimento total de 54.7 metros, a embarcação pode ser guiada até por cegos graças à ‘bússola falante’, sistema que emite por som as coordenadas da viagem. Entre outras características possui sinalização em Braille, elevadores entre decks para pessoas com mobilidade reduzida, almofadas vibratórias instaladas nos beliches para alertar as pessoas com deficiência auditiva em caso de uma emergência e tela digital que permite que a tripulação deficiente visual oriente o navio.

No Arquipélago a capitã Bárbara Campbell e os tripulantes do navio foram recebidos pelo ICMBIO através do monitor ambiental Erley Cruz e pela Marinha do Brasil, que convidou os tripulantes a desembarcar na ilha Santa Bárbara e conhecer o Farol, que encantou todos com sua história de mais de 150 anos.

FONTE: PNM dos Abrolhos. Imagem de Erley Cruz.



Visite o diário do Lord Nelson e saiba o que falaram sobre Abrolhos aqui.

FONTE: PNM

Festa de Nossa Senhora da Conceição movimenta Barra de Caravelas

 

Após a novena, que iniciou no dia 29 de novembro, neste dia 08/12 terminou a Festa de Nossa Senhora Imaculada Conceição em Barra de Caravelas. A missa às 10 horas foi celebrada pelo reverendíssimo padre Wanderley Oliveira e cantada em latim pelo tradicional Coral de Nossa Senhora da Conceição.
 
No final da tarde às 16 horas, a procissão com as imagens de Santa Bárbara, vinda do Arquipélago de Abrolhos especialmente para a festa, Santo Antônio, Padroeiro de Caravelas e a venerada imagem de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas da comunidade, acompanhada pelos fieis e a banda de música Filarmônica Lira da Imaculada Conceição - FLIC.
 










CURIOSIDADE - Nossa Senhora da Conceição é considerada padroeira da Bahia. No Brasil existem cerca de 533 paróquias dedicadas à Virgem Imaculada. Ela foi protetora do nosso país no período colonial e foi proclamada Padroeira do Império Brasileiro por D.Pedro I. No século XX, com a República, o título cedeu lugar a Nossa Senhora de Aparecida, que é uma antiga imagem da Imaculada Conceição encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul. Em Portugal e no Brasil é tradição montar a árvore de Natal e enfeitar a casa no dia 8 de dezembro, dia de N.Sra. da Conceição. No culto africano é um orixá feminino e seu nome, Oxum, é também o nome de um rio que corre na região nigeriana de Ijexá e Ijebu. É considerada regente das águas doces e sua energia geradora se traduz nos sentimentos de amor, fraternidade e união entre as pessoas.