terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Primeiro encalhe de 2012 aconteceu em Santa Cruz de Cabrália

 
O PAT Ecosmar registrou o primeiro encalhe de cetáceos de 2012: trata-se de um juvenil de cachalote, que foi encontrado morto numa praia isolada ao norte de Santa Cruz Cabrália. Uma corda estava amarrada na nadadeira e faltavam a parte posterior do corpo do animal e a cauda informou Paolo Botticelli, coordenador do PAT Ecosmar, ong que desde 1996 (com autorização do Projeto TAMAR e do IBAMA) monitora os ninhos de tartarugas e os encalhes de animais marinhos na região.

Segundo Botticelli os cachalotes, mesmo tendo as mesmas dimensões de uma baleia, são parentes mais próximo dos golfinhos e das orcas: se alimentam principalmente de lulas, que capturam mergulhando as vezes a mais de 2.000 metros de profundidade.

Integrantes das equipes do PAT Ecosmar e do Instituto Baleia Jubarte fizeram a biometria e coletaram amostras dos tecidos e de vários orgãos: o avançado estado de decomposição impossibilitou identificar a causa da morte do cachalote.

FONTE: Disponível aqui.

Cidades turísticas da Bahia optam por abrigar sede da prefeitura em hotéis e pousadas

Há poucos dias, o prefeito da cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, Jonga Amaral (PCdoB), se viu às voltas com uma polêmica que tinha como pano de fundo o prédio que abriga a prefeitura municipal. Trata-se de um antigo hotel, composto por dois pavimentos e 36 apartamentos que foram transformados em salas, a um custo de R$ 10 mil mensais. A celeuma criada em Prado, e que Jonga Amaral atribui à intriga da oposição em ano eleitoral, deveu-se ao valor do aluguel, e ao fato de o proprietário do hotel ter optado por fechar o empreendimento para alugar o prédio.

“Não tenho nenhuma relação com o proprietário. Firmamos um acordo comercial, muito mais vantajoso para o município, que gastava mais com vários aluguéis, contas de água, luz, transporte de servidores, entre outras despesas. Agora temos tudo em um único espaço. Até a máquina copiadora é única e atende a todas as secretarias”, destaca, acrescentando que o munícipe, ao dirigir-se à prefeitura, pode falar não só com o prefeito, mas com todos os secretários e resolver todas as suas pendências num mesmo lugar.

Sobre a grande piscina, com 555m2, abastecida com 327 mil litros de água, que já serviu de fonte de lazer para antigos hóspedes, hoje, assegura o prefeito, é utilizada apenas por jovens e idosos atendidos por programas médicos e sociais da prefeitura. A opção por esse tipo de local não parece ser exclusividade da administração de Prado. Pelo menos outras duas cidades da região também escolheram, não hotéis, mas pousadas para ancorar a prefeitura. A justificativa, repetida pelos demais gestores, foi apresentada pelo próprio Amaral. “Se nós fossemos um município com aptidão para a agricultura, teríamos a oportunidade de alugar galpões. Mas nossa vocação é turística, então o que temos à disposição no mercado para atender a uma estrutura maior, com nove secretarias, como a nossa, é esse tipo de imóvel, mais voltado à atividade turística”, explica.

De fato, Prado embora não seja um município rico, é um dos principais pólos turísticos da Bahia, localizado na Costa das Baleias. Possui belas praias, hotéis e pousadas, que convidam ao lazer. Segundo Amaral, a prefeitura não tem condições financeiras para construir uma sede própria. Aliás, antes de se transferir para o hotel, o município já tinha parte da sua estrutura funcionando em uma pousada, como acontece nas cidades vizinhas de Nova Viçosa e Mucuri.

Américo Americo Griffo Júnior, chefe de gabinete de Mucuri, diz que ao iniciar o mandato, há sete anos, o prefeito Paulo Alexandre Matos (PDT) encontrou o gabinete estabelecido em outra pousada, porém, pequena e afastada do centro. Decidiu então mudar de endereço, optando por outra maior, mas bem centralizada, que comportasse todas as secretarias. O mesmo ocorreu em Nova Viçosa, como informa o também chefe de gabinete Renato Lopes Lage. Lá, porém, segundo ele, o prefeito Carlos Robson Rodrigues busca na Justiça a posse de um terreno, onde deverá ser erguida sede oficial da prefeitura.

FONTE: Texto de Heliana Frazão, do UOL, em Salvador, disponível aqui.        

Novo Código Florestal ameaça manguezais, alerta coalizão de ONGs

Campanha mostra à sociedade que as alterações do Código Florestal afetarão diretamente este importante ecossistema em toda zona costeira do Brasil

Para alertar e mobilizar a sociedade sobre o impacto das alterações do Código Florestal nos manguezais, a Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com dezenas de organizações de todo o país, lançou no dia 24 de janeiro, a campanha “Mangue Faz a Diferença”. O lançamento ocorreu no Fórum Social Temático (FST), em Porte Alegre (RS), e em seguida a campanha avançará pelo país, com manifestações programadas em diversas praias de doze estados, além de um ato em Brasília em março (confira programação ao final do release). A campanha conta com o apoio do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, uma coalizão formada por 163 organizações da sociedade civil brasileira, responsável pelo movimento “Floresta Faz a Diferença”.

Como parte da campanha também está sendo lançado o Manifesto A Favor da Conservação dos Manguezais Brasileiros. Segundo o texto do documento, “além dos sérios problemas que já vêm sendo denunciados por cientistas, ambientalistas, especialistas em legislação e organizações da sociedade civil – a exemplo da anistia e da redução da proteção em áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente –, representando um grave retrocesso na proteção das florestas, o projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados e o substitutivo do Senado, atingem também diretamente os ecossistemas costeiros e estuarinos, notadamente os manguezais brasileiros, em toda zona costeira do país.” Em seguida, o documento lista os principais problemas trazidos para esses ecossistemas e pede providências às autoridades. O manifesto pode ser acessado na íntegra em http://bit.ly/manguefaz.


FONTE: Enviado por ASCOM GTA.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Capacitação em Projetos Culturais 2012

Oficinas do Programa voltam a ser desenvolvidas pelo MinC e as inscrições continuam abertas

O Programa de Capacitação em Projetos Culturais, realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), e também pela Secretaria de Políticas Culturais (SPC), volta a oferecer, em 2012, suas oficinas presenciais. Estão abertas as inscrições para todos que quiserem participar da 1ª etapa do Programa – o curso de nivelamento a distância -, destinada àqueles que desejarem participar da seleção para as oficinas presenciais (2ª etapa), a serem realizadas nas cidades de Natal (RN), Petrolina (PE), Ilhéus (BA), Campina Grande (PB), Santarém (PA), Manaus (AM), Palmas (TO), Macapá (AP) e Florianópolis (SC). Para efetuar as inscrições, acesse a página do Programa.

O Programa do MinC constitui-se de quatro etapas e é oferecido gratuitamente. Seu objetivo é capacitar, de forma continuada, agentes culturais dos setores público e privado, com a finalidade de atender a demanda do setor cultural. Por meio dele há a difusão de conteúdos, práticas e abordagens que ofereçam base para a elaboração de projetos culturais alinhados às políticas públicas e com a consistência necessária a buscar parcerias e apoios diversificados. O projeto conta com a parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Instituto Itaú Cultural (IC).

Aqueles que se inscreveram no curso de nivelamento para as localidades que foram abertas no ano passado e já finalizaram a 1ª etapa devem aguardar a seleção, que ocorrerá após o prazo limite estipulado para finalização do curso em 2012, para cada localidade. Os que não finalizaram terão oportunidade agora de retomar o curso de nivelamento. A única exceção é para os que se inscreveram para as localidades de Fortaleza (CE), Vitória da Conquista (BA) e Maceió (AL), abertas no ano passado, que devem seguir as instruções contidas aqui.

“Estamos retomando uma das oficinas mais produtivas, que estabelece uma aproximação ainda maior com os atuais e futuros proponentes. Acreditamos que, ao aprimorarem a elaboração de seus projetos, otimiza-se a utilização dos recursos públicos no setor”, disse o secretário da Sefic, Henilton Menezes, que pretende acompanhar e promover debates nos encontros.

Leia mais e também confira o calendário de inscrições e as datas das oficinas presenciais.

Fonte: Sefic/MinC

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

MST debate sistemas agroecológicos com Fibria e pesquisadores

Nos dias 17 e 18/1, sistemas produtivos sustentáveis, extensão rural e as possibilidades de aplicação em assentamentos de reforma agrária foram debatidos por cerca de 200 pessoas durante seminário na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), em Piracicaba (SP).

Representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), da Fibria e de instituições de pesquisa participaram do encontro promovido pelo projeto "Assentamentos Agroecológicos Sustentáveis no Extremo Sul da Bahia", parceria entre a empresa, o MST e a Esalq. O projeto desenvolve no Estado um assentamento-modelo com a participação de cerca de 1.200 famílias.

O objetivo foi socializar informações sobre pesquisas e trabalhos de extensão relacionados a sistemas produtivos (café, leite, cacau e plantas medicinais) que possam ser apropriados por assentamentos da Reforma Agrária e dialogar sobre extensão rural adequada a esse contexto.

FONTE: Informativo Fibria Notícias - Edição 115.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres articula parceria com Coordenação de Territórios de Identidade

Representantes da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM) discutiram, nesta terça-feira (25), parcerias com a Coordenação Estadual de Territórios (CET), para desenvolvimento de ações que beneficiam mulheres baianas. Entre os assuntos discutidos na reunião, realizada em Salvador, estão iniciativas voltadas à inclusão produtiva de mulheres camponesas, previstas em convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 



 A primeira parceria estabelecida é a realização conjunta da Feira de Economia Feminista e Solidária, que acontece no período de 8 a 10 de março, na capital, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na programação constam exposição de produtos da agricultura familiar, manifestações culturais do interior, caminhada, seminário e oficinas.

 A chefe de gabinete da SPM, Rita Souza, ressaltou que a CET, como entidade representativa dos municípios baianos também terá importante papel na implantação dos novos Centros de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMs) previstos para a Bahia. Os equipamentos estão previstos em emendas parlamentares asseguradas pelo Governo do Estado junto à bancada baiana em Brasília.

FONTE: Foto de Kleidir Costa e texto da ASCOM SPM, enviado por Flávio Bastos, via Facebook.

Festa para Yemanjá em Caravelas

Agenda Especial da Programação de Dança na Bahia


Seminário "Sítio RAMSAR Parque Nacional Marinho dos Abrolhos"

Vai acontecer no próximo dia 30/01 partir das 8.00 horas no Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, localizado na Praia do Kitongo, em Caravelas, Bahia, o Seminário "Sítio RAMSAR Parque Nacional Marinho dos Abrolhos".


O Parque recebeu o diploma de sítio Ramsar, conferido pela Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional no dia 02 de fevereiro de 2010. O reconhecimento foi resultado de um esforço conjunto do Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e da ONG Conservação Internacional , que encabeçaram o processo de candidatura da unidade de conservação.

O título de sítio Ramsar revela a importância e os bons resultados das ações de conservação que vêm sendo empreendidas na região. Criado em 1983, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos corresponde a uma significativa área de proteção e conservação ambiental que abriga importantes espécies de fauna e flora costeiras. Apresentando a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul., possui ainda um alto nível de endemismo, ou seja, ocorrências de espécies exclusivas da região. Além de relevante área de conservação ambiental, se destaca também por seus atrativos turísticos e pela visita anual das exuberantes baleias jubarte, que aproveitam suas águas quentes para se reproduzir.

A programação do evento:


Clique para ampliar

Convenção Ramsar - A Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional, conhecida como Convenção de Ramsar, é um tratado firmado por governos de diversos países que estabelece uma ação nacional e uma cooperação internacional para a conservação e uso racional das zonas úmidas mundiais e de seus recursos naturais. Ocupando todas as regiões geográficas do planeta, atualmente a convenção é o único tratado ambiental global que trata de um ecossistema em particular, as zonas úmidas. Adotado na cidade iraniana de Ramsar em 1971, o acordo foi criado a partir da iniciativa de países e organizações não governamentais preocupados com a crescente degradação desses ecossistemas naturais. Atualmente são 159 países membros da Convenção, que possuem 1.885 sítios reconhecidos como de importância internacional para a proteção das áreas úmidas, totalizando cerca de 185 milhões de hectares. O Parque de Abrolhos é o 11º sítio Ramsar brasileiro e o primeiro na Bahia.

A lista completa dos sítios, assim como mais informações sobre a Convenção e seus procedimentos, podem ser encontradas em: http://www.ramsar.org/cda/ramsar/display/main/main.jsp?zn=ramsar&cp=1_4000_0

Foi publicado também aqui.

Contratações de R$ 1,3 mi beneficiam comunidades na Mata Atlântica

Ação pretende fortalecer produção de sementes e mudas para restauração florestal e geração de renda com o manejo florestal em reservas extrativistas

No dia 24/01, foram assinados contratos de capacitação e assistência técnica no valor total de R$ 1,26 milhão do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF), gerido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), que vão beneficiar mais 300 famílias de extrativistas na Amazônia e cerca de 100 coletores de sementes e viveiristas na Mata Atlântica.

Mata Atlântica

Na Mata Atlântica, serão atendidos coletores e viveiristas ligados a 10 projetos de produção de sementes e mudas de espécies nativas do bioma para a restauração florestal no Nordeste. As associações, viveiros e comunidades que receberão auxílio estão localizados em Porto Seguro (BA), Itacaré (BA), Ibicoara (BA), Medeiros Neto (BA), João Pessoa (PB), Ribeirão (PA) e Fernando de Noronha (PE).

Os beneficiários receberão capacitação, no mínimo 300 horas de assistência técnica e participarão de intercâmbios para a troca de experiências com outras comunidades. Os conteúdos a serem abordados compreendem desde procedimentos para a melhoria da produção até a comercialização.

Segundo o gerente de Capacitação e Fomento do SFB, João Paulo Sotero, o apoio aos produtores ajuda a enfrentar um dos gargalos para a restauração do bioma mais desmatado do país, que é a falta de sementes e mudas de espécies nativas. E a demanda tende a aumentar. “A exigência de recuperação de áreas com o novo Código Florestal, a conscientização da população e o papel da floresta no sequestro e estocagem de carbono devem elevar a procura”, diz o gerente.


FONTE: Enviado pela ASCOM do Serviço Florestal Brasileiro.
 

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Caravelas mantém a tradição dos Mouros x Cristãos


Caravelas sede e os distritos de Ponta de Areia e Barra mantiveram viva a tradição dos Mouros x Cristãos que passa de geração para geração, quando as ruas do centro histórico são tomadas por soldados Mouros e Cristãos, que travam uma batalha histórica. O festeiro de Caravelas este ano foi o vereador Juninho do PT.
Esta é uma história milenar que sobrevive no folclore brasileiro com destaque para Carlos Magno como herói do cristianismo. Estórias de poetas populares contadas e cantadas em prosa e verso, principalmente na literatura de cordel. Estórias também como textos-matrizes das representações dramático-coreográficas das congadas, alardos e cheganças, com seus cantos e ritmos de conjuntos instrumentais. É mais explícitas ainda nas versões da cavalhada, grande teatro a cavalo no qual cavaleiros armados revivem com intensa simbologia a guerra santa das cruzadas.
Com toda a sua fabulação-mitificação, a raiz deste mote Mouros/Cristãos, encontra-se na história real do ocidente, na Idade Média, e reforça o capítulo da imposição da supremacia cristã sobre o islamismo.
Em Caravelas, extremo sul da Bahia, vamos encontrar o alardo chamado Mouros e Cristãos. Alardo é teatro dramático folclórico, na mesma linha da congada, que simula luta entre dois grupos. São duas facções inimigas: os “soldados mouros”, que roubam a imagem de S. Sebastião, cuja festa se comemora, levando-a sorrateiramente para o outro lado do rio que banha a cidade; e os “soldados cristãos”, guardiões da fé, responsáveis pela devolução do ícone à igreja. Os dois grupos têm espadas como arma.
Legítimo teatro ao ar livre, conta com a participação da comunidade e desenvolve-se em dois dias. O ponto culminante é o episódio das embaixadas e a guerra entre os rivais quando os mouros atravessam o rio em três barcos vermelhos conduzindo o estandarte com a meia-lua e a disputada imagem. Os cristãos exigem a sua conversão, o que evidentemente não é aceito e inicia-se a batalha – luta de espadas pelas ruas da cidade –, enquanto o “santo” fica protegido no forte que é uma palhoça improvisada com folhas de coqueiro.
No dia seguinte, em combate final, a imagem é recuperada, os mouros batizados e vendidos aos presentes para se obter dinheiro para a comemoração da vitória com bebidas alcoólicas.
Temos aí duas representações cheias de rituais, signos e símbolos com os mesmos mecanismos e ideologia: o poder da fé cristã, a verdadeira, vencendo os seguidores de Maomé, os infiéis. O eterno maniqueísmo do bem contra o mal. No entanto, observa-se que a simbologia primordial do poder cristão é ofuscada, pois o que conta mesmo é o costume de repetir um ritual considerado “antigo”, lúdico, de congraçamento social, que envolve e entusiasma as comunidades.

Os cavaleiros cristãos, na época da primeira cruzada, depois de terem conquistado Jerusalém no ano 1099, dividiram a região da Terra Santa em diversos reinos e, explorando a fraqueza e os desacertos entre os maometanos, conseguiram firmar-se lá por dois séculos. Situação que durou até que Saladino, um chefe curdo, conseguiu liderar o povo do Crescente para expulsá-los. A partir dele, os dias de posse da cristandade de um pedaço da terra sagrada se encerraram.

FONTE: Texto de TeixeiraNews, disponível no CaravelasNews.

VII Fórum de Educação Ambiental vai acontecer em Salvador

O VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental – Rumo à RIO +20 reunirá em Salvador, entre os dias 28 e 31 de março, educadores ambientais de todo o país.

O VII Fórum propõe uma programação com espaços de convivência para diálogos e trocas, apresentação de pesquisas, vivências e experiências, discussão e articulação de ações em rede, além de convidar novos sujeitos sociais à participação na educação ambiental. Conferências, diversos encontros paralelos, rodas de conversa, mini-cursos, oficinas, painéis que apresentam pesquisas científicas e atividades culturais que tratarão dos variados assuntos como por exemplo:

- Conferência Rio+20: Economia Verde e Governança Global;
- II Jornada Internacional do Tratado de Educação Ambiental para Sociedade Sustentável e Responsabilidade Global
- Políticas Públicas de Educação Ambiental no Brasil
- Olhares da Educação Ambiental” – Educação Ambiental Popular, Educação Ambiental Crítica, Ecopedagogia, Alfabetização Ecológica, Educação Ambiental Transformadora, Educação Gaia
- Resíduos Sólidos.

Para saber mais, clique aqui.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Festa de São Sebastião da Barra de Caravelas

Comunidade muito religiosa e que mantém viva inúmeras festas tradicionais, neste fim de semana foi a a vez dos moradores desta vila de pescadores e pescadoras artesanais se apresentarem nas encenações das lutas entre Mouros (vermelhos) e Cristãos (Azuis) que percorreram todas as ruas da comunidade. O inconfundível som da flauta e dos tambores tomou conta das ruas e emocionou todos os presentes. Veja algumas fotos:
















FONTE: As fotos são do Jornal Comunitário O Samburá, para visitar clique aqui.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Não percam a tradicional Festa de São Sebastião da Barra de Caravelas

Dando prosseguimento às atividades da Festa de São Sebastião que iniciou no dia 1 de Janeiro com a tradicional puxada do mastro pelas ruas da comunidade Barrense, hoje aconteceu a saída da bandeira da imagem de São Sebastião (bando), animado por tambores e flautas pelas ruas da Barra convidando a comunidade para o hasteamento do mastro em frente à Igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição, que acontecerá às 5 de manhã do dia 21 (amanhã).

No dia 21 acontece também culto presidido pelo ministro da comunidade em louvor ao Santo Mártir e após acontece leilão e bingo. Já no dia 22 (domingo), a partir das 10 da manhã acontece Missa com a presença da comunidade, festeiros e visitantes. Após a missa, moradores da comunidade, caracterizados de Mouros (vermelhos) e Cristãos (azuis) saem pelas ruas encenando as batalhas, o que é chamado de embaixadas. Usam-se espadas feitas de ferro e as lutas se espalham por várias ruas, atraindo fiéis, turistas, devotos, romeiros e os moradores locais. Às 16 horas tem procissão com a imagem de São Sebastião, juntamente com mais encenações de embaixadas, até que às 19 horas, em frente à Igreja, acontece a retirada da lança (pique) do capitão, anunciando assim o festeiro responsável pela organização da festa no ano seguinte.

Segundo os moradores mais antigos, esta Festa e as encenações das batalhas entre cristãos e mouros acontecem na comunidade a mais de 150 anos e sempre causa muita emoção àqueles que, moradores da comunidade ou não, vem prestigiar mais uma mostra da cultura desta comunidade de pescadores da Bahia. Abaixo, algumas imagens da Festa do ano passado:

 








quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Processo seletivo para formação da equipe técnica para o Projeto Encantamar, da ONG ECOMAR

CaravelasNews, Caravelas News, caravelasnews, caravelas news, abrolhos

O Projeto “Encantamar: Educando o Olhar para Construir seu Lugar” tem suas atividades iniciadas. Celebrado pela ONG ECOMAR, no final do ano de 2011, com o Ministério da Justiça/ Secretaria de Direito Econômico/Fundo dos Direitos Difusos, Convênio MJ/SDE/FDD N˚ 080/2011, resulta dos esforços de articulação do Núcleo de Educação Ambiental do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, a Ecomar, o Movimento Cultural Arte Manha, o ICMBio (Resex do Cassurubá e P.N.M. Abrolhos), o Cine Clube Caravelas e o Movimento de Arte e Comunicação Popular de Caravelas.

Com uso de ferramentas de Educomunicação Ambiental propõe a difusão de informações relacionadas a implementação e gestão da Reserva Extrativista do Cassurubá e do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Direcionado aos segmentos sociais relacionados aos territórios dessas Unidades de Conservação, com especial atenção às comunidades locais, pequenos produtores rurais, ribeirinhos (as), pescadores (as) artesanais, marisqueiras, ampliando a participação e diálogo nos espaços de tomada de decisão”.

Abrange ações dos programas Comunidade em Abrolhos; Professores no Parque; Jornal comunitário O Timoneiro; Cine Boitatá e Cinema no Mangue, com exibições e oficinas de vídeo com as comunidades Ribeirinhas da Resex do Cassurubá, além de intercâmbio dos Extrativistas da Resex com Centros de Tecnologias Apropriadas e um Seminário de Saberes e Fazeres no final do projeto, integrando os resultados, divulgando e interagindo com as comunidades.

Informações do processo seletivo para formação da equipe técnica pode ser acessado no link: http://www.sendspace.com/file/2zlbfl

FONTE: Caravelas New

Concurso de Marchinhas Carnavalescas

Caravelas poderá ser destino de turista durante a Copa de 2014

Muito além das cidades-sede - O Ministério do Turismo concluiu a definição de produtos e destinos turísticos próximos às 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Serão 88 produtos e 184 destinos para que o turista estrangeiro aproveite a Copa do Mundo e conheça mais o Brasil.


CaravelasNews, caravelas News, caravelas news, Caravelas News, AbrolhosO estudo começou há três meses, quando técnicos do Ministério do Turismo (MTur) e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) promoveram uma oficina de trabalho para definir a matriz de seleção dos destinos e produtos.

Informações apresentadas pelo site do MTur, afirmam que foram definidos 88 produtos e 184 destinos para que o turista estrangeiro aproveite a Copa do Mundo e conheça mais o Brasil.

A idéia é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego. "Nossos estudos indicam que cada estrangeiro realizará uma média de três viagens pelo Brasil durante o mês da Copa do Mundo. Traçamos uma estratégia para intensificar o fluxo de deslocamentos, beneficiando o maior número de municípios e distribuindo melhor a geração de emprego e renda". Declarou o ministro do Turismo (Gastão Vieira). Os municípios selecionados terão preferência na destinação de recursos e no destaque da promoção oficial. Entre campanhas e convênios, o ministério estima investir R$ 70,5 milhões em 2012. Para a promoção internacional do turismo brasileiro, a expectativa é a de que a Embratur tenha R$ 139 milhões, mesmo valor do ano passado.

O Ministério do Turismo classifica Caravelas e Prado como destinos propícios para Aventuras e a prática do Ecoturismo, outro ponto importante nesta escolha foi a proximidade de Caravelas do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Caso o Aeroporto de Caravelas comece a funcionar antes da copa, o voo até Salvador, uma das cidades sede, durará uma hora em média.
FONTE: Disponível no CaravelasNews e no Diário da Barra.

Reforma do Aeroporto de Caravelas

Aeroporto de Caravelas - Foto de Milton Brigolini
O aeroporto de Caravelas entrou recentemente em reforma de suas pistas, com recursos do Governo Federal, com previsão de conclusão da obra no fim de 2011. A obra da pista, executada pelo Exército Brasileiro, já que o aeroporto pertence à Aeronáutica, no entanto, está atrasada, com previsão para finalização apenas em julho de 2012. Para seu pleno funcionamento até a Copa de 2014, como é expectativa geral, no entanto, além da reforma das pistas, é preciso também uma reforma completa do terminal de passageiros, com instalação de esteiras de bagagem, equipamentos de Raio-X, concessão de espaços para prestação de serviços, etc, o que ainda não está assegurado. Sabe-se que o Ministério do Turismo pode viabilizar verba para este tipo de obra, visualizando justamente o incremento do turismo para a Copa de 2014 visto o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, localizado na regiào, ter sido escolhido como um dos Parques da Copa.


A expectativa é que os governos municipais das cidades do entorno se mobilizem, junto com empresários do setor, mas não está visível ainda nenhuma movimentação neste sentido, apesar da propaganda em torno da reforma e possibilidade de retomada do turismo regional, com a cidade de Caravelas novamente sendo um dos principais portões de entrada de turistas da Costa das Baleias, que reúne ainda os municípios de Mucuri, Nova Viçosa, Teixeira de Freitas, Prado e Alcobaça. Desde o seu fechamento, a reforma e o funcionamento do Aeroporto eram uma antiga reivindicação de empresários e população local, até que junho de 2009, quando estiveram em Caravelas o então presidente Luis Inácio Lula da Silva e o Governador Jaques Wagner, eles se comprometeram a reformar o Aeroporto de Conchas em Caravelas. Lula garantiu não apenas a recuperação do Aeroporto, como também o repasse de sua administração das mãos da Aeronáutica, para o governo estadual.

No seu discurso, Lula ressaltou a importância do Aeroporto para a economia local e deu como exemplo a vinda de turistas para conhecer o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que em 1997 atingia o pico de cerca de 15.000 visitantes/ano. Atualmente a visitação no Parque tem ficado na média de 5 mil visitantes/ano, dado as dificuldades de acesso, pois o Aeroporto em funcionamento mais próximo e que recebe vôos regulares é o de Porto Seguro, distante 261 quilômetros (cerca de 3 a 4 horas de carro por rodovia asfaltada) de Caravelas, a cidade mais próxima e que dispõe de porto para embarque e infraestrutura para receber turistas.

HISTÓRIA
O Aeroporto de Caravelas é um aeroporto de pequeno porte, construído na época da Segunda Guerra Mundial em razão do Extremo Sul da Bahia ser considerado como ponto estratégico durante o conflito. Na construção e operação do aeroporto o governo brasileiro teve o apoio dos EUA. Durante esta época a presença de militares americanos agitou a pacata vida dos moradores da região e ajudou muito a economia local, como relatam antigos moradores.
Com duas pistas de aterrissagem em forma de “X” , é considerado um dos melhores do Brasil. Nele já pousaram grandes empresas da viação comercial, como a VARING, PANAIR, TAM e outras. O edifício do aeroporto foi construído segundo a arquitetura militar da época e apresenta paredes espessas e arcos. Com o fim da guerra o aeroporto continuou em funcionamento, até que em 2007 foi interditado pelo Ministério da Aeronáutica devido às precárias condições das pistas, que estariam soltando britas e causando risco às aeronaves.

Estudantes americanos visitam florestas da Fibria no extremo sul da Bahia

Alunos da Universidade Johns Hopkins, de Washington (EUA), conheceram as áreas de restauração florestal da Fibria no extremo sul da Bahia, na última segunda-feira (16/1). A visita faz parte de uma pesquisa sobre boas políticas e práticas de conservação da Mata Atlântica para o World Resources Institute (WRI), organização que busca soluções sustentáveis de desenvolvimento para o planeta. O programa de restauração do bioma desenvolvido pela Fibria deve alcançar, até 2023, cerca de 28 mil hectares nas áreas de atuação da empresa nos Estados do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Para mais informações, visite aqui.

FONTE: Enviado por ASCOM FIBRIA.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Carro do Google Street View nas ruas de Caravelas

Foto Girlândia Rodrigues - Jornal O Samburá

Nesta semana está circulando por Caravelas um carro do Google Street View. Como informou o Site CaravelasNews, são 20 carros iguais a este percorrendo toda a Bahia. Cada carro é equipado com cerca de quinze lentes que tiram fotos em todos os ângulos. O Google pretende fotografar a malha viária do Brasil até a Copa de 2014, com prioridade para as cidades-sede. Até o momento, apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte já possuem o serviço disponível na internet. Para saber mais, leia aqui. 

Circuito da Consciencia Negra em Teixeira de Freitas


No próximo dia 20/01 acontece na cidade de Teixeira de Freitas o Circuito da Consciencia Negra. Acontecerão debates e palestras, apresentação cultural, passeata e Show com a Banda Nação Hip Hop. Para saber mais, entre em contato com a ONG PASPAS pelo telefone: 9992-1170.

MST obedece pacificamente Mandado de Reintegração de Posse em Itamaraju

O Juiz de Direito da Vara Cível de Itamaraju, Humberto José Marçal determinou na tarde desta terça-feira (17), os oficiais de Justiça, Ronaldo Fernandes, Galvain Augusto e José Raimundo Gonçalves Marcial, para que se cumprisse o mandado de reintegração de posse, na Prefeitura Municipal de Itamaraju.


Após a entrega do mandado aos coordenadores do Movimento Sem terra (MST) o Comandante da 43ª CIPM Major Gilson Paixão, que estava acompanhado do Capitão Dumas e do Tenente Sidney, estiveram presente cumprindo os procedimentos legais mandado de Reintegração de Posse.

Coordenador Evanildo Costa orienta militantes a deixarem o local
O Major Gilson Paixão, o Secretário de Administração Jandervan Cerqueira, Luciano Porto, os coordenadores do MST Cleonice Gomes Ferreira Leandro Dominicine, Ivanildo Costa e o procurador jurídico da PMI, participaram de uma reunião para acertarem a maneira mais viável de desocupação do Centro Administrativo de Itamaraju.

O coordenador do MST Evanildo Costa, relatou: “Nenhum avanço foi concluído a não ser a retirada dos trabalhadores do Movimento Sem Terra, porque o prefeito encontra-se em Salvador. Não almejamos mencionar nenhum problema com a justiça de Itamaraju nem com a Polícia, sempre tivemos boa relação humana, as nossas reclamações sempre foram ouviram de forma tranqüila”, disse ele.

“Vamos sair da Prefeitura, precisamos de um lugar para ficar acampado, pedimos o Ginásio de Esporte ao prefeito, mais foi negado, apelamos para o Governo do Estado e fomos atendidos, ficaremos alojados no Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães, no Bairro Jaqueira, na noite desta quarta-feira (18) temos uma promessa de uma reunião com o prefeito, previsto para as 18h, caso não aconteça vamos reavaliar outras estratégias” concluiu Ivanildo.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ocupou a Prefeitura Municipal de Itamaraju, na manhã da segunda-feira (16), como já havia feito com as Prefeituras de Mucuri, Itabela e Prado. Em Itamaraju, o grupo estendeu a bandeira do movimento e ocupou as dependências internas da prefeitura.
 
FONTE: Texto de Lênio Cidreira para  Radar 830, veja mais aqui.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Carnabarra foi um sucesso mas população questiona gastos da prefeitura


Para ver mais fotos e saber todos os detalhes do Carnaval antecipado de Caravelas, que acontece todos os anos na Comunidade da Barra, visite o Blog do Jornal O Samburá, aqui.

O site CaravelasNews publicou um texto bem completo sobre os valores pagos pela Prefeitura Municipal e empresas contratadas, veja aqui.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Ministério da Pesca e Aquicultura mantém suspensão de emissão de carteiras de pescadores até março de 2012

O Ministério da Pesca e Aquicultura publicou no último dia 28/12 a Instrução Normativa Nº 12 de 2011 que altera o texto da IN nº 2, de 25 de janeiro. A nova IN prorroga até 31 de março de 2012 a medida que suspende a emissão de novas carteiras de pescador. Também permanece suspensa a concessão da Licença Inicial para Pescadores Profissionais na Pesca Artesanal. O objetivo é manter a suspensão até que seja finalizado o trabalho do grupo interministerial criado para aperfeiçoar o sistema.

A regra não se aplica a dois casos. O primeiro deles se dá quando o requerente tenha alcançado a maioridade durante o ano de 2011, ou venha a completá-la até março ano de 2012, independentemente de já possuir, ou não, Licença de Aprendiz de Pesca em vigor. O segundo caso é o dos portadores de Carteiras de Pescador Profissional emitidas pela Autoridade Marítima, SUDEPE, IBAMA ou MAPA que não tenham sido registrados no MPA. Os pescadores que se enquadrarem nesses dois perfis já estão aptos, desde 1º de janeiro, a requerer sua inscrição no Registro Geral da Pesca.

FONTE: ASCOM GTA.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Carnabarra começa hoje!

Hoje, na Praia do Grauçá, a partir das 22 horas tem Banda Odara, Jarley e Wagão, amanhã a partir das 15 horas tem Magia do Samba, Classe A, Netinho e Carro de Playboy. No domingo a partir das 16 tem Daniel Show e Lu Reis e Los Barruts. A gente se encontra lá?
 

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Reunião preparatória para o I Salão Baiano do Turismo


A BAHIATURSA está convidando os Coordenadores das Câmaras Técnicas e Conselhos Regionais de Turismo, Secretários de Turismo Municipais, entidades parceiras SEBRAE e outros interessados para participar de reunião para tratar do I SALÃO BAIANO DO TURISMO.

Este encontro será realizado pela Diretoria de Serviços Turísticos e Equipe de Regionalização, tem como objetivo apresentar a estrutura do I Salão Baiano do Turismo que acontecerá de 15 a 18 de Março de 2012 em Salvador. O referido encontro está agendado para o dia 19 de janeiro, das 09h30 às 17h00 no Centro de Convenções da Bahia – Sala Oxossi, Salvador. É preciso confirmar a presença pelo telefone (71) 3117-3148/3174/3008 / 3009 ou pelo e-mail regionalizacao@bahiatursa.ba.gov.br até o dia 16/01.
FONTE: Bahiatursa

Nova reunião do REDES em Caravelas

Abrolhos está entre os melhores lugares para mergulhar no Brasil

Para quem sempre quis explorar o fundo do mar e quer saber quais são os melhores lugares para mergulhar no Brasil, o site Hiperativos fez uma seleção de algumas cidades e praias propícias para o mergulho na costa brasileira.

1. Fernando de Noronha (PE): O arquipélago é um dos principais locais de mergulho não só do Brasil, mas também do mundo. No fundo do mar, a visibilidade é incrível, e a temperatura é bem confortável. Alguns dos pontos mais bonitos são as embarcações naufragadas do cargueiro Eleni Estathatos e da corveta Ipiranga V-17, além da Caverna da Sapata.

Mergulho Fernando de Noronha
Mergulhador em Fernando de Noronha

2.Abrolhos (BA): Situado no litoral baiano, um pouco distante da costa, é outro arquipélago de paisagens fantásticas. Aqui, a grande atração é a fauna marinha, representada pelas baleias Jubarte. Pode-se encontrar também alguns navios naufragados como o Rosalinda, o Guadiana e o Santa Catharina.

Mergulho em Abrolhos
Mergulhador em Abrolhos

3.Arraial do Cabo (RJ): Perto da cidade de Cabo Frio, o Arraial tem uma fauna variada, podendo proporcionar encontros com cavalos-marinhos ou até mesmo golfinhos. O lugar é conhecido por temperaturas mais frias no fundo do mar, em virtude da alta profundidade. É possível realizar mergulhos mais simples, ideais para iniciantes, na Praia Grande e na Prainha, por exemplo.

Mergulho Arraial do Cabo
Mergulhador em Arraial do Cabo

4.Guarapari (ES): Mais uma boa opção de mergulho, a cidade capixaba oferece vários pontos de interesse. Um atrativo da região é a ampla biodiversidade de peixes e algas, considerada a maior do Brasil. Vale a visita ao cargueiro Bellucio, naufragado nas redondezas da Ilha Rasa.

Fundo do Mar Guarapari
Fundo do mar em Guarapari

FONTE: Hiperativos, aqui.

Fundação Rei Baudoin financia projetos de comunidades pobres que produzam café ou cacau em países em desenvolvimento

A Fundação Rei Baudoin, uma instituição belga, está recebendo propostas para projetos que busquem melhorar a condição de vida de comunidades carentes que produzam café ou cacau em países em desenvolvimento. Os projetos podem receber até vinte mil euros por ano e devem se apoiar em três dimensões de sustentabilidade: social, ambiental e econômica.

O ciclo de apresentação de propostas se encerra apenas em 12 de outubro de 2012, e mais informações podem ser obtidas eminglês diretamente no site da organização - http://kbs-frb.be/call.aspx?id=209700&LangType=1033

Redes de pesca na área de dragagem

 A empresa responsável pela dragagem do acesso ao Canal do Tomba, vem comunicando desde ontem (11/01) que está identificando presença constante de redes de pesca na área de dragagem. Somente hoje a draga foi obrigada a desviar de 5 redes no interior do canal.
A presença das redes na área de dragagem representa um grande risco, podendo ocasionar até mesmo vazamento de óleo em virtude de eventuais danos às hélices e retentores da draga, além de colocar em risco a segurança dos trabalhadores e pescadores. Há de se considerar também os possíveis danos a embarcações e redes de pesca. Cabe destacar que a área de dragagem, por determinação legal, é área de exclusão de pesca, portanto a colocação de redes neste local é ilegal.

FONTE: Diomar Biasutti, da FIBRIA.

MST ocupa onze prefeituras na Bahia por uma educação digna no campo

Desde terça-feira (10), o MST já ocupou onze prefeituras no estado da Bahia. Foram seis prefeituras ocupadas durante o primeiro dia de mobilização, três na quarta-feira (11) e mais duas nesta quinta (12). Ao todo, mais de 3.500 trabalhadores do campo participam das ações. De acordo com o dirigente estadual do MST, Evanildo Costa, a principal pauta colocada pelo Movimento é a questão da precariedade da educação no campo. “Temos casos de assentamentos que o ônibus escolar fica 30 dias quebrado e as crianças tem que ir para a escola a pé. Casos em que as crianças andam 15 km para estudar. Muitas delas estudam em escolas improvisadas, porque o prefeito não consegue construir ou fazer a reforma necessária. Faltam até mesa de professor, quadro negro para dar aula, além da precariedade das estradas”, relata.
Essa discussão em torna dos problemas da educação no campo não é de agora, como relembra Evanildo. Ação semelhante já havia ocorrido no ano passado, quando algumas prefeituras também tinham sido ocupadas. No entanto, os problemas persistem. E de acordo com o dirigente, a pressão social é a única maneira de se conseguir negociar as demandas populares. “Não podemos permitir que as aulas comecem nas mesmas condições do ano anterior, por isso tiramos como medida o mês de janeiro para se fazer as ocupações onde temos dificuldade de encaminhar essas questões nas prefeituras”, explica.

Das onze prefeituras ocupadas até o momento, apenas duas se manifestaram e já tiveram os prédios desocupados: a do município de Tabelas e Itajuípe, cujas negociações já foram realizadas e se comprometeram em resolver os problemas apontados pelo Movimento.  As outras nove - do município de Prado, Camamu, Igrapiúna, Rodelas, Queimadas, Santa Brígida, Curaçá e Mucuri - continuam ocupadas até que as reivindicações sejam atendidas. “Demos prazo curto - até março - para que comecem atender nossas pautas. Caso contrário, retomaremos o processo de mobilização na semana das mulheres e no abril vermelho”, destaca.

Novas ocupações ainda ocorrerão ao longo do mês de janeiro, número que poderá subir para mais de 25 prefeituras ocupadas e que contará com mais de cinco mil trabalhadores organizados.

Fechamento de escolas

Desde 2002, mais de 37 mil escolas no campo já foram fechadas em todo o Brasil, segundo dados do próprio censo escolar do Inep. Para Evanildo, “não tem como desassociar a luta pela Reforma Agrária com políticas para educação. Não adianta termos o assentamento, com pessoas produzindo e melhorando de vida, mas sem ter melhorado a questão da educação. Com a mesma insistência que fazemos a luta pela terra, também fazemos a luta pela educação, pela saúde, pela moradia. Para que as pessoas além de ter terra para trabalhar também tenham cada vez mais dignidade dentro do processo da luta pela reforma agrária”, explica. Além disso, aponta a necessidade da educação no campo ser voltada para o campo e que seja efetuada no próprio meio rural. Principalmente para que seu método pedagógico esteja em sincronia com a realidade dessas crianças.

FONTE: Texto de Por Luiz Felipe Albuquerque, da Página do MST.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Diálogos do Desenvolvimento Sustentável do Sul da Bahia na TVE

Numa iniciativa pioneira de democratização da produção audiovisual, o Instituto deRadiodifusão da Bahia - IRDEB, através do seu diretor, o cineasta Pola Ribeiro, criou o Projeto 26 DOC´s da TVE BAHIA, através do Edital 013/2009, que selecionou projetos de documentários para os 26 Territórios de Identidade da Bahia, excluindo-se, o território da Costa do Descobrimento, criado recentemente.
A produtora Camera Hum de Itabuna foi contemplada para a realização dos territórios do Grupo 5: Territórios Extremo Sul da Bahia, Sul da Bahia e Região de Itapetinga.

O projeto do extremo sul, “Impressões Nativas do Descobrimento“, é de autoria de Paulo Paiva em parceria com o produtor cultural Jaco Galdino do Movimento Artemanha de Caravelas, e inagurou a Série 26 DOC na TVE Bahia na última segunda-feira, dia 2 de janeiro. Na terça-feira foi a vez de “Diálogos do Desenvolvimento Sustentável“, com roteiro de Paulo Paiva e Aracy Silva, e direção de Wesley Andrade. O documentário propõe o diálogo sobre o modelo de desenvolvimento no sul da Bahia à partir do experiência de especialistas das mais diversas áreas.

Através de diferentes pontos de vista dos atores sociais, o documentário reflete os valores e desafios do desenvolvimento sustentável do Sul da Bahia. Propõe um diálogo aberto envolvendo os doutores da academia e do povo, cientistas e pesquisadores, empreendedores, investidores do turismo, produtores rurais e lideranças de movimentos sociais.


Com esse roteiro, conseguimos levar a reflexão sobre os desafios do desenvolvimento sustentável do Litoral Sul para a TV Pública, sem deixarmos de abordar a polêmica propostado Porto Sul. Infelizmente, a TVE Bahia só é transmitida para 50% do estado, mas temos ainternet para corrigir esse atraso.

Acesse a TVE Bahia On Line, e assista a Série 26 Docs, oportunidade para conhecer mais a Bahia, que é tão imensa, e tão diversa, que até mesmo os baianos precisam reconhecê-la, para se reconhecerem.

FONTE: Texto de Paulo Paiva, disponível no Site CaravelasNews, aqui.

Inscrições abertas para oficinas do Projeto Pererê

O Movimento Cultural Arte Manha informa que abriu inscrições para as Oficinas de dança afro-indígena, capoeira angola, audiovisual, música, teatro, artes plásticas e serigrafia. As oficinas integram as atividades do Projeto Pererê o qual propõe o “Resgate e Fortalecimento da Identidade Cultural Afro-Indígena” e a faixa etária do público alvo das oficinas é dos 05 aos 17 anos.

As oficinas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas na sede do Arte Manha, de segunda a sexta, nos horários das 08:00 às 12:00 hrs e das 14:00 às 16:00 hs, no seguinte endereço:

Rua Dr. José André da Cruz n° 487 (Rua da Embasa)
Bairro: Nova Coréia
Município: Caravelas BA

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 32972177