quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Novas ações do Greenpeace


Ativistas do Greenpeace, promoveram ontem (30) uma ação no Shopping Rio Sul, na zona sul da capital fluminense, local onde sedia o escritório da companhia Perenco, uma das nove empresas com concessão para explorar 13 blocos de petróleo no Banco dos Abrolhos.



Ativistas do Greenpeace, vestidos de baleia, são pintados com jatos de tinta preta, que representa o petróleo
Foto: Folha.com

"Em uma apresentação cênica, na torre de escritórios do Shopping Rio Sul, na zona sul, ativistas vestidos de baleia foram pintados com jatos de tinta preta representando a exploração de petróleo, que atinge os animais dessa região. Os ativistas fantasiados de baleia tomaram o hall de elevadores na entrada da torre, que dá acesso à companhia Perenco, dona de blocos de óleo em Abrolhos, onde esses animais podem vir a morrer em decorrência do impacto da extração.

O objetivo do Greenpeace é chamar a atenção para a extração de petróleo nos arredores do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, escolhido pelas baleias Jubarte, principalmente, para a reprodução. Com faixas e cartazes com os dizeres "Perenco, deixe as baleias namorarem", o protesto, que sujou de tinta ohall de elevadores do Rio Sul, contou com o apoio das pessoas que estavam no prédio.

A coordenadora da campanha, Leandra Gonçalves, disse que mais de 10 mil baleias estão no meio da estação de reprodução e que a atividade extrativa na região pode pôr em risco os animais, além de afetar estoques pesqueiros e espécies em extinção e completou: "Viemos aqui cobrar da empresa um posicionamento sobre o banimento da exploração de petróleo e gás por 20 anos em torno do parque", disse Leandra, após protesto de uma hora, sem ter sido recebida pela companhia. "Continuaremos com nossa agenda de pressão porque não queremos transformar esse local no novo Golfo do México." Além da Perenco, as outras nove empresas são: Petrobras, Vipetro, OGX, HRT, Shell, Vale, Cowan, Sonangol e Repsol.

Para assistir ao vídeo do protesto em defesa de Abrolhos, clique no link abaixo:

A manifestação terminou com uma cena cinematográfica. Uma tropa de choque isolou a área do edifício, no centro do Rio, e arrastou os manifestantes à força. Os 18 ativistas do Greenpeace permaneceram duas horas na delegacia e poderão ser acusados por invasão de domicilio. Por sua vez, o Greenpeace denunciará a empresa  por agressão contra os manifestantes, após truculenta reação da equipe de segurança da empresa. Na confusão, até a imprensa foi levada para a delegacia.



Assine a petição e mostre que você também quer decidir sobre o futuro deste patrimônio natural do Brasil. Visite o site: www.deixeasbaleiasnamorarem.com.br.

FONTE: Com informações da Agência Brasil e do Greenpeace.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Os riscos da exploração de petróleo nos arredores de Abrolhos é tema de Programa especial da Rádio Câmara

Foi ao ar hoje (29/08) no Programa Salão Verde, da Rádio Câmara, uma matéria especial sobre os riscos da exploração de petróleo nos arredores do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, com entrevistas da Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha de Oceanos do Greenpeace, que falou sobre o ritmo de adesões à campanha do Greenpeace pela proibição da exploração de petróleo e gás nos arredores do Parque; do atual chefe do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Ricardo Jerozolimski, que falou sobre o andamento das discussões aobre o aumento das áreas protegidas na região do Banco dos Abrolhos, além de um relato da repórter Mônica Montenegro que veio até a região em julho deste ano para avistar as baleias Jubarte e da bióloga Juliana Prata Vieira, sobre o turismo de observação de baleias e as crescentes pressões para se liberar a caça destes animais.   

O Salão Verde vai ao ar toda segunda-feira, às 7h, com reprise às 11h05, a apresentação é de Ana Raquel Macedo e José Carlos Oliveira.

Para ouvir, clique no link abaixo: 

Os riscos da exploração de petróleo nos arredores de Abrolhos - Bloco 2 (13'20")

domingo, 28 de agosto de 2011

Abrolhos e Caravelas mais uma vez são destaque na mídia

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e a cidade de Caravelas estão recebendo o destaque que merecem na mídia nacional. Na semana que passou recebemos a visita da equipe da Revista Ação e Aventura, que esteve acompanhando uma atividade de canoagem no Arquipélago dos Abrolhos e também a equipe do Programa de TV Globo Mar, que gravaram no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos acompanhados da monitora ambiental Berna Barbosa, do PNM, do mergulhador Fábio Negrão e da equipe do Catamarã Horizonte Aberto. Veja algumas fotos!



Imagens de Bernadete Barbosa (monitora ambiental do PNM dos Abrolhos).

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Feira do Aniversário do ICMBIO está na Barra!


Está fazendo sucesso entre as crianças e jovens da comunidade de Barra de Caravelas a Feira do Aniverário do ICMBIO, promovida pelo Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, unidade de conservação localizada no município de Caravelas - BA.

Ontem a equipe de monitores do Centro de Visitantes do Parque dos Abrolhos esteve em Ponta de Areia e hoje, sexta feira, estão na praça da Igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição com barracas informativas, música, exposição de banners informativos e jogos interativos para toda a comunidade barrense aprender mais sobre o Parque dos Abrolhos, a biodiversidade local, as entidades e instituições que atuam na região e ganhar diversos materiais, como o mapa "Abrolhos: Diversidade e Riqueza Ambiental, Social e Cultural", produzido pela organização Conservação Internacional Brasil em parceria com o Ateliê Astúcia, do Movimento Cultural Arte Manha.

Palestra na APAE sobre alimentação e saúde popular

A APAE - Caravelas, que fica localizada no  distrito de Ponta de Areia comemorou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com muitas atividades, como ciclo de palestras e desfile pelas ruas de Caravelas, envolvendo todas as escolas da rede particular e pública de Caravelas.

Estive lá na quarta, para junto com a nutricionista Taiane, conversar com crianças, funcionárias e familiares sobre nutrição e saúde popular. Após uma palestra sobre manipulação de alimentos e dieta alimentar para a saúde, abordei com os presentes questões sobre segurança alimentar, hortas urbanas e plantas medicinais. Todos, inclusive as crianças, demostraram grande interesse em aprofundar estes temas, além de planejar nos encontros para troca de receitas e mudas. Parabéns a direção da APAE pela inciativa e obrigado pelo convite!
 


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Novo vídeo da campanha do Greenpeace sobre Abrolhos

http://www.youtube.com/watch?v=c7ZnlGCTaVo&feature=player_embedded

Começa amanhã a feira do aniversário do ICMBIO em Caravelas

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos promoverá na próxima semana, no município baiano de Caravelas, a 1º Feira Informativa do Aniversário do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, em come­moração ao 4º ano de criação do ICMBio.
A feira contempla estandes nos distritos da Barra de Caravelas e Ponta de Areia, onde haverá apresentações pelos monitores da UC sobre a finalidade e as atribuições do nosso Instituto, além de distribuição de material in­formativo do ICMBio e de parceiros.
A iniciativa começa na próxima quinta-feira (25), em Ponta de Areia, de 8h às 17h, incluin­do palestra sobre a nossa autarquia no Colégio Polivalente, ministrada pelo chefe do Parna, Ricardo Jerozolimski, e pelo analista ambiental Marco Antônio Gama de Albuquerque. O públi­co são estudantes do curso técnico de Turismo.

Na sexta-feira o evento será em Barra de Caravelas. No último dia (27), de 8h às 12h, haverá limpeza da Trilha do Marobá e da Praia do Kitongo, realizada por 60 crianças de escolas públicas do município com apoio da equipe do Parna, uma forma de proporcionar opção de lazer às crianças somada às ativida­des de educação ambiental, após a instalação de novas placas na trilha.

Os estandes e um ônibus para locomoção das crianças serão cedidos pela Prefeitura de Caravelas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. A decoração dos estandes será feita pela ONG Movimento Cultural Arte Manha e tem o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Esportes de Caravelas.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Vídeo Diário de Viagem sobre Abrolhos está disponível aqui!

Assista o vídeo que foi ao ar ontem no quadro Diário de Viagem, veiculado no Programa da Eliana, no SBT. Muito legal porque a equipe deu sua contribuição não apenas para divulgar o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e seus atrativos, mas para divulgar a cidade de Caravelas como um destino turístico privilegiado do Extremo Sul da Bahia!

Assista ao vídeo clicando aqui!

domingo, 21 de agosto de 2011

Exploração de Petróleo é tema para a população jovem de Caravelas

Essa semana foi distribuído na cidade de Caravelas uma grande quantidade de panfletos convidando os moradores, principalmente a população jovem, para participar de um encontro no sábado, na Escola Estadual Claudionora Nobre de Melo, localizada no Centro de Caravelas, sobre o Programa de Desenvolvimento Educacional para o Petróleo. O convite chamava a atenção para uma espécie de incentivo estudantil destinado à qualificação profissional na área de petróleo e gás.

Durante todo o dia a escola esteve lotada de gente a procura de informações e bastante interessadas no discurso de que a exploração do petróleo no Banco dos Abrolhos seria uma solução viável para a juventude local e desenvolvimento econômico da região. O discurso era que "o petróleo está na nossa casa" e que dentro de 2 a 3 anos as empresas terceirizadas ligadas à Petrobrás começariam a exploração, demandando mão de obra qualificada. Os salários estimados seriam entre R$ 2.200,00 a R$ 8.000,00.




As discussões eram mediadas por técnicos da empresa capixaba CEPRO - Centro de Ensino Profissionalizante, que estará oferecendo a partir do próximo dia 27/08 um curso profissionalizante voltado para o tema. Com duração de 6 meses, o curso engloba os temas: AUXILIAR DE LOGÍSTICA OFFSHORE, PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS, OPERAÇÃO DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO, AUXILIAR DE QUALIDADE, SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE e AUXILIAR DE PLATAFORMA.

Sinceramente, fiquei bastante preocupada com o que vi, pois nas palestras e nas conversas informais com os técnicos da CEPRO e com a população presente, de um modo geral, ficou claro que os riscos ambientais e a proteção dos ecossistemas sensíveis, responsáveis pela reposição dos estoques pesqueiros e reprodução de inúmeras espécies ameaçadas de extinção,  não estão na pauta de discussão. E você, o que acha disso? Comente!

sábado, 20 de agosto de 2011

Namoro das baleias ganha as ruas

 
Caravelas, caravelasNews, caravelas news, abrolhos,

Voluntários da Ong Greenpeace foram às ruas de Recife, Rio, Salvador e São Paulo nos dias 13 e 14 de agosto, para alertar a população sobre os riscos da exploração de petróleo e gás na região dos Abrolhos.

Caravelas, Caravelasnews, caravelas news, abrolhos

Com o lema “Deixe as baleias namorarem” – referência às baleias jubarte, que de julho a novembro fazem de Abrolhos seu local preferido para acasalar, dar à luz e amamentar – os voluntários montaram pontos verdes para receber os visitantes com atividades para crianças e adultos. Além de assinar a petição contra o petróleo em Abrolhos, o público pode conferir uma exposição de fotos sobre as belezas naturais da região, saber mais sobre o pedido de moratória e tirar fotos para demonstrar seu amor pelas baleias. Para as crianças, atividades como pintura na face e desenhos para colorir animaram o dia.

Deixe as baleias namorarem

O Greenpeace Brasil começou uma campanha por uma moratória de 20 anos na exploração de gás e petróleo nos arredores do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, lar das baleias jubarte, do coral cérebro e de outras 1300 espécies.

Com uma área aproximada de 93.000 km², a moratória estabelece uma zona de segurança ao redor do parque nacional, evitando que um desastre ambiental contamine ecossistemas sensíveis, responsáveis pela reposição dos estoques pesqueiros e reprodução de inúmeras espécies ameaças de extinção.
A moratória, entretanto, depende de um acordo entre o governo e as empresas com blocos de exploração nesta região. São elas Petrobrás, Vipetro, Perenco, OGX, HRT, Shell, Vale, Cowan, Sonangol e Repsol.

A campanha lançou uma petição online, em que está recolhendo assinaturas da população a favor da moratória, para saber mais, visite o site da campanha, aqui.

FONTE: Greenpeace.

ICMBIO em Foco numero 159 traz informações sobre RESEX marinhas e Feira do Aniversário do ICMBIO em Caravelas, leia!

Programa Diário de Viagem sobre Caravelas vai ao ar neste domingo!


 O quadro “Diário de Viagem” do Programa da Eliana, veiculado pelo SBT, que foi filmado em Caravelas no fim do mês de Julho irá ao ar neste próximo domingo (21/08) a partir das 15 horas! Durante a semana que passaram em Caravelas, o biólogo Sergio Rangel, junto com a sua equipe, estiveram na região mostrando animais, atividades ecológicas e pessoas que dedicam sua vida à conservação do meio ambiente e de espécies raras da natureza.

Em Caravelas, vieram para encontrar os animais do mangue e do mar, como as aves marinhas, os crutáceos, peixes e a exuberante Baleia Jubarte e foram acompanhados pelo Secretário de Turismo e Esportes, Fábio Negrão e pelos pesquisadores do Projeto Manguezal  e do Projeto Abra os Olhos para a Ciência, da ong Conservação Internacional, quando percorreram as ruas do centro histórico da cidade, navegaram pelo Rio Caravelas, estiveram na Praia de Barra Nova, Ilha do Cassurubá, no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, na sede do Instituto Baleia Jubarte e no Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

Foram parceiros nesta atividade o Hotel Marina Porto Abrolhos, o Restaurante Tio Berlindo, o Restaurante Canoas, o Restaurante Carenagem, a Apecatu Expedições e o grupo Capoeira Malícia, relembre alguns momentos: 


Programa do Gugu gravou em Caravelas e Abrolhos esta semana



A equipe do quadro Sonhar Mais Um Sonho, do Programa do Gugu na TV Record, esteve durante toda esta semana hospedada no Hotel Marina Porto Abrolhos em Caravelas para filmar o passeio de uma das famílias selecionadas pelo Programa. Procurado pela produção do Programa, o Secretário Municipal de Turismo e Esportes de Caravelas, Fábio Negrão, acompanhou as gravações e  propôs a realização de um roteiro bem diversificado que deu aos visitantes a oportunidade de conhecer e se encantar com a hospitalidade e as belezas do município. 

No primeiro dia, além de andarem a cavalo pela Praia do Manguinho, nas proximidades do Hotel, o grupo recebeu do Secretário, informações sobre vida marinha, mergulho e conduta consciente em ambientes recifais, já que no dia seguinte embarcariam no barco catamarã Horizonte Aberto, que ofereceu o passeio ao grupo para avistamento de baleias. À noite o grupo do cantor Daniel Show ofereceu música regional aos visitantes na Creperia do Hotel.

Nos dias seguintes, após gravar belas imagens das Baleias Jubarte nos limites do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e passear pelo Rio Caravelas para conhecer o manguezal, o grupo esteve ainda na Praia do Kitongo, junto com a equipe do Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde percorreu a recém inaugurada Trilha do Marobá e recebeu mais informações sobre as riquezas e particularidades da região de Caravelas para a conservação da biodiversidade.

Como a família que foi selecionada para a gravação deste Programa era uma família de artistas circenses, o secretário Fábio Negrão, junto com artistas locais, como o Palhaço Shrek, propuseram a realização de uma atividade lúdica na Praça da Igreja Matriz de Santo Antônio na tarde da quinta feira com a participação dos alunos de todas as escolas de Caravelas, o que foi um sucesso!

A praça ficou cheia e a criançada se divertiu com os palhaços e a equipe do Programa, que pôde interagir com a comunidade de Caravelas. A previsão é que este programa vá ao ar já no próximo mês de setembro. Veja algumas imagens abaixo! 
























Navegue no site Costa das Baleias

A Associação Câmara de Turismo  da Costa das Baleias (CTCB) convida todos a navegar em seu site, lá todos poderão acessar informações sobre os destinos, seus roteiros, passeios, hospedagem, restaurantes, calendário de eventos, além de belas imagens da região.
A associação Câmara de Turismo da Costa das Baleias é formada por representantes da sociedade civil organizada e do setor público dos sete municípios da região (Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Teixeira de Freitas) e foi constituída em maio deste ano, em assembleia realizada na cidade de Teixeira de Freitas, tornando-se a primeira da Bahia a ser legalmente formalizada. A sede será em Teixeira de Freitas e a missão desta câmara de turismo é:
"Contribuir e impulsionar o desenvolvimento do turismo sustentável da Costa das Baleias através da articulação e integração dos órgãos governamentais, entidades empresariais e da sociedade civil e, da proposição de políticas, planos e projetos."


A 17ª edição do Coral Vivo Notícias já está disponível para download!

O destaque de capa é a montagem da primeira estrutura de mesocosmo da América Latina (sistemas de tanques para pesquisa em mudanças climáticas), desenvolvida pelo Coral Vivo. O jornal também traz matéria sobre o Atol das Rocas, fala sobre a participação do Coral Vivo no 1º Congresso Internacional de Educação do Estado da Bahia (Cideb), entre outras novidades.
Clique aqui e confira!

FONTE: Enviado por Projeto Coral Vivo.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cine Clube Caravelas ficou sem os seus equipamentos

É com tristeza que o Cine Clube Caravelas informou que na noite de sábado para domingo, o Data Show e a caixa de som do Cine Mais Cultura foram levados do Auditório do Colégio Polivalente de Caravelas, deixando o grupo sem os seus principais equipamentos para exibições de vídeos na região.

FONTE: Anerivan Reinalda (Cine Clube Caravelas).

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos revitaliza Trilha do Marobá


O Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos está localizado na zona urbana da cidade de Caravelas - Bahia e além de informar os visitantes sobre o Parque e seus atrativos naturais, tem o objetivo de propiciar a aproximação dos alunos, moradores e turistas com a natureza, permitindo a interiorização do significado das áreas protegidas, sua importância em termos de preservação, manejo e aproveitamento indireto dos recursos naturais e culturais.
 
 
Uma das ferramentas utilizadas para isto é a Trilha do Marobá, que na última semana recebeu a instalação de novas placas de sinalização educativas, graças a uma parceria entre o Parque, a ong Ecomar e o Movimento Cultural Arte Manha, através do Ateliê Astúcia.
 
 
Trabalhando a mais de duas décadas em Caravelas com a geração de renda e o fortalecimento da identidade afro-indígena através da produção de móveis rústicos, construções rústicas, decoração de ruas, entalhes e artesanatos feitos de madeira morta ou materiais de reaproveitamento, o Ateliê Astúcia trouxe para o Centro de Visitantes sua experiência de trabalho com jovens aprendizes de 14 a 17 anos, que coordenados pelo artista plástico Dó Galdino, realizaram o trabalho de pesquisa, criação, confecção e instalação das placas.

Localizada na Praia do Kitongo, uma área bastante freqüentada pela comunidade local, esta trilha possui cerca de 1 quilômetro de extensão e proporciona o contato com dois dos ecossistemas integrantes do Complexo dos Abrolhos: a restinga e o mangue. Também é possível ver ossos de baleia Jubarte enterrados na praia, além de grande quantidade de árvores nativas.
Segundo o chefe do Parque, Ricardo Jerozolimski, a revitalização da Trilha é mais um ponto a favor da integração do Parque com a cidade de Caravelas, pois a comunidade local tem grande identidade com a Trilha, que é utilizada diariamente tanto com fins educativos por escolas e famílias da região, como também para a prática de esportes como caminhada e corrida. Neste ponto, a sinalização vem dar mais segurança para os freqüentadores, além de chamar a atenção para a ocorrência de espécies florestais e da própria história da região, pois o Rio Caravelas, ponto culminante da Trilha, foi a porta de entrada das Caravelas Portuguesas na época da colonização do Brasil.
 
 
 Educação Ambiental
O Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos foi inaugurado em maio de 2004. A visitação e o uso das instalações são totalmente gratuitos e o Centro conta com monitores para receber e acompanhar os grupos. 

FONTE: PNM Abrolhos, texto disponivel também na página do ICMBIO, aqui.

Oficina de Projetos reuniu jovens lideranças na comunidade da Barra




Na manhã do sábado (13/08) estivermos mais uma vez oferecendo a Oficina de Elaboração de Projetos Comunitários, que aconteceu desta vez na sede da Filarmônica Lira Imaculada Conceição - FLIC, na comunidade da Barra de Caravelas.

A atividade foi recebida com grande interesse pela comunidade, que participou através de suas várias lideranças. Estiveram presentes os repórteres do Jornal Comunitário O Samburá, representantes da Igreja Católica, APAE, Escola Municipal Afrízio Vieira Lima, Telecentro, estudantes do curso de curso Técnico em Enfermagem da IFA, de Teixeira de Freitas, além de representantes da própria FLIC.


Além de discutir e aprender questoões técnicas, o grupo presente discutiu a problemática da juventude na própria comunidade da Barra, apontando ações a curto e longo prazo. Enfim, a atividade foi um sucesso e o grupo saiu da bastante motivado para elaborar seus projetos e buscar apoios para implementar mudanças nas suas comunidades.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Oficina de Elaboração de Projetos movimenta a Secretaria Municipal de Turismo e Esportes de Caravelas


Outro sucesso da Secretaria Municipal de Turismo e Esportes de Caravelas, através de sua Divisão de Turismo, foi a realização na manhã de hoje de uma oficina de Elaboração de Projetos que contemplou algumas entidades e organizações do município, como representantes de várias modalidades esportivas, Associação de Moradores de Ponta de Areia, Secretarias de Planejamento, Pesca e Saúde, Liga Caravelense de Futebol, Fundação Professor Ralile, entre outros.

Além de aprender fundamentos teóricos como etapas de elaboração de projetos e critérios de qualificação de projetos, o grupo pôde refletir sobre trabalho em grupo, captação de recursos e exercitar o aprendizado destrinchando formulários de inscrição de alguns dos editais atualmente abertos para recebimento de propostas.

Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Turismo

Aconteceu na tarde de ontem (10/08) no auditório da Câmara dos Vereadores de Caravelas, mais uma reunião do Conselho Municipal de Turismo. Desta vez, além dos representantes das entidades conselheiras, esteve presente um grande número de empresários, vereadores, estudantes do curso de Turismo do Colégio Estadual Polivalente, lideranças de entidades locais e outros profissionais, como Eliana Molin, coordenadora da Câmara de Turismo da Costa das Baleias, Leia Borges, coordenadora da pesquisa Inventário Turístico de Caravelas, Marzo Barreto, Secretário municipal de desenvolvimento econômico e João Paulo Saraiva, Secretário de Planejamento de Caravelas.

Entre os assuntos discutidos, chamou atenção as insformações repassadas pelo Secretário municipal de Turismo e Esportes, Fábio Negrão, sobre as ações de divulgação da cidade de Caravelas no Salão do Turismo de São Paulo, Show Room em Vitória e Ipatinga, no Fórum de Turismo de Salvador e as recentes visitas de canais de TV no município, além das informações sobre a nova classificação hoteleira proposta pelo Ministério do Turismo, os investimentos do governo federal para a Copa do Mundo de 2014 e a proposta da Secretaria Estadual de Turismo para que Salvador, a capital da Bahia, sedie o primeiro jogo desta Copa.

O secretário municipal aproveitou a oportunidade para solicitar dos presentes o apoio para realização de projetos relacionados ao tema do lixo, devido a uma pesquisa recente que apontou ser este um dos assuntos que têm chamado a atenção de turistas que visitam Caravelas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do seu servidor Toninho, deu informes, como a obrigatoriedade do município de aderir ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que indica a necessidade de redução da produção de lixo e sua coleta seletiva. O vereador Juninho do PT apresentou a Lei Municipal que trata desta questão e falou sobre o Termo de Ajustamento de Conduta assinado pela Prefeitura Municipal e outros órgãos locais. Toninho e Juninho chamaram atenção principalmente para a necessidade da comunidade aderir às propostas para resolucão dos problemas relacionados ao lixo e a necessidade de campanhas de sensibilização e limpeza urbana.

Vários outros assuntos receberam destaque, com discussões mais aprofundadas e apresentação de materiais de divulgação e prestação de contas dos trabalhos que v6em sendo realizados, como foi o caso da socialização de informações sobre a pesquisa do Inventário Turistico de Caravelas que está sendo feita pela ong IAPA com apoio de alunos do curso de Turismo do Polivalente.

Enfim, a reunião foi muito bem sucedida e os presentes puderam fazer uma avaliação muito positiva da atuação de Fábio Negrão, que assumiu em Abril deste ano a Secretaria Municipal de Turismo de Caravelas e vem buscando alternativas para incentivar a retomada do turismo em nosso município, como parceria com secretarias de governo, governo federal e do estado, outras organizações públicas, ongs, canais de tv e fóruns de discussão nacionais.