sexta-feira, 25 de março de 2011

Muita coisa legal acontecendo


Vídeo dos bastidores da gravação do Filme "Itajara e a Fantasma do Farol", feito em 20 de março de 2011, no Hotel Marina Porto Abrolhos, em Caravelas, sul da Bahia.

O filme é uma produção da TV Abra Os Olhos e seus vários parceiros e está sendo feito para as comemorações dos 150 anos do aniversário do farol localizado na Ilha Santa Bárbara, do Arquipélago dos Abrolhos.

Algumas curiosidades são que o Farol de Abrolhos foi construído e inaugurado em 1861 durante o reinado de D.Pedro II. Foi fabricado pela fábrica de faróis francesa Barbier Bernard Turenne e construído pelos irmãos MIERS e MAYLOR.

Tem uma altura focal de 22 metros e a altitude do Foco é de 60 metros, com alcance geográfico de 60 milhas e alcance luminoso de 51 Milhas. Trabalhando com uma mistura de AR + QUEROSENE desde sua fundação, em 19 de novembro de 1960 passou para eletrificação, trabalhando com Lâmpada Halogena 1000w de 220 volts através de geradores à diesel.

Sobre o farol circulam muitas histórias interessantes e curiosas e é um grande atrativo do passeio em Abrolhos. Atualmente sob responsabilidade da Marinha do Brasil, está em ótimo estado de conservação, firme e forte no trabalho de apoio à navegação na região. Passeio imperdível!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Desenvolvimento pesqueiro em Caravelas

Foto: Lierte Abreu Siquara, presidente da
Associação de Pescadores de Caravelas (Apesca)
O primeiro empreendimento comunitário realizado pelo Projeto Caravelas Empreendedora, no município de Caravelas, sul da Bahia, foi inaugurado no último dia 19 de fevereiro. Trata-se do restaurante “O Pesqueiro”, uma iniciativa da Fibria em parceria com a Associação de Pescadores de Caravelas e a Colônia de Pescadores Z-25 que tem como objetivo o benefício social e econômico dos pescadores locais e o auxílio à vazão do pescado.

O resultado financeiro do restaurante, que será administrado pela Associação de Pescadores, será revertido à própria comunidade pesqueira. Além disso, os pescadores e marisqueiras locais terão acesso às refeições por um preço menor.

Nos dias 18 e 19 de fevereiro, a comunidade pesqueira também participou de um workshop realizado pelo Projeto Caravelas Empreendedora, no qual tiveram a oportunidade de reunir-se com instituições envolvidas na atividade e no desenvolvimento da região. A finalidade foi discutir sobre o Planejamento Estratégico da Cadeia Produtiva da Pesca de Caravelas.

Durante o evento, foi consolidado o Conselho de Desenvolvimento Pesqueiro de Caravelas (CDPC), que se reunirá mensalmente com o objetivo de planejar e acompanhar as ações em benefício do desenvolvimento do território e da atividade.

Os participantes do evento desenvolveram também a missão e a visão do conselho, estabelecidos como um mecanismo de planejamento e articulação para convergência de estratégias e ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da pesca, visando tornar-se referência de organização no setor pesqueiro.

“O workshop foi um importante momento de reflexão e planejamento de ações integradas voltadas ao desenvolvimento da cadeia produtiva da pesca, que passa necessariamente pelas alianças e comprometimento da rede de atores envolvidos”, explicou a consultora de Sustentabilidade da Fibria, Licia Cantarella.

O conselho é formado por 20 membros representantes das seguintes instituições públicas e privadas: Associação de Pescadores de Caravelas, Colônia de Pescadores Z-25, Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Baleia Jubarte, Ecomar, Patrulha Ecológica, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, Sebrae, Fibria, Norsul, Enterpa, Maçonaria de Caravelas e Prefeitura do Município.

Caravelas Empreendedora

O projeto Caravelas Empreendedora é uma iniciativa conduzida pela Associação de Pescadores de Caravelas (Apesca) e pela Colônia de Pescadores Z25, em parceria com a Fibria. O objetivo é apoiar a atividade pesqueira em Caravelas (BA), além de disseminar o empreendedorismo na comunidade por meio da estruturação de uma cadeia produtiva de pescado.

FONTE: ASCOM Fibria

Reportagem sobre Caravelas

Desde o dia 23 de março está em Caravelas uma equipe do projeto Trilha e Ecologia do Jornal A Tarde. Esta equipe, além de realizar trabalhos de educação ambiental  também estáconhecendo a cidade de Caravelas e suas principais atrações.

A equipe já realizou um passeio pelos pontos turísticos da cidade, trabalho de educação ambiental na escola Agripiniano de Barros, conheceu as atividades do Instituto Baleia Jubarte, na Escola José Agripiniano de Barros, desenvolvendo atividades de Educação Ambiental, na RESEX do Cassurumbau, visitaram o Centro de Visitantes do Parque Nacional de Abrolhos, onde está instalado o escritório do ICMBio, conversaram com Ricardo Jerozolimski, chefe da UC, e também já estiveram no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

Equipe do Trilha Ecológica em frente à replica da Baleia Jubarte, que fica no Centro de Visitantes do PNM Abrolhos, fica na Praia do Kitongo, a alguns km do centro de Caravelas.
Para saber mais e ler as matérias produzidas, recheadas de belas fotos, clique aqui.

Exploração de petróleo ameaça Abrolhos

A Justiça liberou a exploração do petróleo na região do arquipélago de Abrolhos, no litoral baiano. A liminar obtida pelo Ministério Público da Bahia contra a atividade na região do arquipélago, cassada pelo Tribunal Regional Federal  da  1.ª Região, impedia as operações em um raio de 50 quilômetros do Parque Nacional MArinho dos Abrolhos. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), cinco empresas detêm 16 concessões para atuar na área da liminar. Para iniciar os trabalhos, as companhioas dependem agora de licenças do IBAMA.

Na avaliação da ONG Conservação Internacional (CI), responsável pelo estudo que deu argumentação ao pedido de liminar contrária à exploração de petróleo, Abrolhos é a área com maior biodiversidade do Atlântico Sul. Além do risco de vazamento, o relatório da CI destaca que o movimento das embarcações petrolíferas pode interferir na vida marinha. O local, vale lembrar, é refúgio das baleias-jubarte.

FONTE: Revista Terra da Gente - Ano 7 - Número 82 - Fevereiro de 2011

Um mar de possibilidades: uma parceria pela proteção de Abrolhos

Conservação Internacional e Havaianas juntas pela conservação de recursos marinhos - 7% das vendas de sandálias dessa coleção serão destinadas para a expansão e proteção da rede de Áreas Marinhas Protegidas de Abrolhos.



Em todo o mundo, os oceanos  estão sujeitos a vários tipos de ameaças, como a sobrepesca, a poluição, a sedimentação e as mudanças climáticas, para citar alguns dos fatores que afetam esses ecossistemas. Por isso, a Conservação Internacional e as Havaianas se uniram em prol da conservação desses habitats e estão trabalhando juntas para proteger ecossistemas marinhos, do qual todos nós dependemos.



Para disseminar a importância desses ecossistemas para a vida humana e a subsistência de populações ao redor do globo, a CI-Brasil e a Havaianas estão lançando uma nova coleção de sandálias inspiradas no universo marinho da região dos Abrolhos, extremo sul da Bahia, área que abriga a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul.

Uma parceria que beneficiará as pessoas e o mar

Buscando tornar a conservação dos oceanos pauta de discussão tanto no Brasil quanto no mundo, a nova coleção de sandálias traz uma amostra da diversidade dos ecossistemas marinhos brasileiros com destaque para os recifes de corais da região dos Abrolhos, que conta com uma grande quantidade de espécies típicas e únicas no mundo.

Com a parceria entre CI-Brasil e Havaianas, 7% dos lucros obtidos com a venda de cada par de sandálias dessa coleção serão destinados para financiamento do trabalho de conservação marinha realizado em Abrolhos, que inclui a realização de pesquisas científicas, apoio à criação e gestão de áreas marinhas protegidas, como parques e reservas extrativistas, e ações de desenvolvimento socioeconômico com as comunidades pesqueiras da região.

Metade da população brasileira vive próxima à costa

Milhares de pessoas vivem hoje na região dos Abrolhos. O trabalho da Conservação Internacional na região é realizado por meio de uma sólida rede de parcerias, que inclui as comunidades locais e lideranças governamentais das esferas regionais e nacional. Nosso objetivo é garantir que as pessoas que vivem em Abrolhos, no litoral brasileiro e no planeta que chamamos de casa, possam se beneficiar da generosidade de um mar saudável.

A riqueza de Abrolhos

Abrolhos abriga os maiores recifes de corais do Atlântico Sul. A biodiversidade marinha da região contempla diversas espécies de peixes, corais, mamíferos marinhos, aves, entre vários outros grupos. Os recifes de corais crescem em forma de cogumelo, chamados de chapeirões. Durante o inverno antártico, as baleias Jubarte encontram abrigo em Abrolhos para acasalar e dar à luz.

Saiba mais sobre Abrolhos

quinta-feira, 17 de março de 2011

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos tem novo chefe


O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio tem novo chefe em Caravelas. Ricardo Jerozolimski é formado em Engenharia Florestal e especialista em áreas de manejo de bacias hidrográficas, acompanhou o processo de criação do ICMBio quando houve a reestruturação do IBAMA.

O novo chefe do Parque de Abrolhos disse que quer implantar uma gestão integrada, este tipo de gestão permite agregar as varias unidades de conservação próximas, fazer um trabalho conjunto e gerar uma imagem padronizada do ICMBio, um exemplo é a articulação entre as atividades que serão desenvolvidas pelo ICMBio na região, como atividades de Educação Ambiental e de Fiscalização. Ricardo também afirma que logo que seu nome foi citado para assumir a chefia do parque ficou sentiu-se muito honrado com o convite,  pois se trata de um parque de relevância nacional, de visibilidade muito grande, uma unidade com cerca de 25 funcionários e muitos projetos e parcerias em andamento. Para aceitar a missão, foi importante  também  o apoio que recebeu dos antigos gestores.

Como planejamento para novos rumos do Parque, Ricardo vem avaliando as atividades e ações já realizadas e com certeza aproveitará os acertos e aprenderá com os erros, de modo a adotar os melhores caminhos a seguir, considerando o planejamento estratégico do Instituto.
Quando o assunto foi a RESEX Cassurubá disse que a Reserva tem uma grande relação com o parque de Abrolhos, pois estudos comprovam a relação da biodiversidade destes dois biomas e que tendo esta área bem manejada com certeza também contribuirá para a conservação de Abrolhos. Para Ricardo a RESEX tem um trabalho essencial na valorização dos conhecimentos tradicionais da comunidade e a importância de serem desenvolvidas atividades na região com foco na sustentabilidade.
Para Ricardo uma palavra chave é sustentabilidade, pois está apoiada em quatro pilares principais: Sustentabilidade Econômica, social, ambiental e também cultural. Trabalhando estes quatro pilares, estamos contribuindo com a qualidade de vida de todos e para as futuras gerações.
Em relação ao turismo, Ricardo disse que é necessária a implementação e valorização do turismo com base na conservação, mesmo porque o principal atrativo do parque são as belezas naturais.
Sobre a cidade de Caravelas Ricardo disse que o calor que faz aqui é tranqüilo, pois foi gestor de uma UC no estado do Pará, onde era muito mais quente e acha até engraçado as pessoas reclamarem do calor, elogiou ainda a receptividade da cidade e o fato das pessoas mesmo sem se conhecer chegam e conversam e isso é muito bom, pois de onde vêm essas relações eram mais complicadas, porque lá possui um histórico de garimpo e violência, com muitos conflitos sociais.
Para finalizar não pôde deixar de agradecer aos funcionários do parque e ao antigo chefe, Joaquim Neto, pela receptividade. Além disso, elogiou a iniciativa do site Caravela News e outros veículos de comunicação na divulgação das ações do ICMBio na região, pois contribui para a gestão participativa do Parque.
FONTE: do site CaravelasNews, aqui.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Muito vento na região dos Abrolhos

De acordo com as informações que vem sendo veiculadas pela Somar Meteorologia, outros órgãos públicos e privados, se formou na sexta-feira da semana passada o ciclone Arani, o terceiro ciclone tropical da costa brasileira que temos notícia (os dois primeiros foram o Catarina - que evoluiu para furacão e o Anita).

A pressão atmosférica do Arani chegou na terça-feira (15) ao nível mínimo de 998 hPa. Os ventos máximos foram estimados pelo Insituto Nacional de Meteorologia na ordem dos 120 km/h a pelo menos 700 quilômetros do litoral.

Segundo a Somar, o Arani trouxe problemas ao Brasil no último fim de semana, quando ainda estava em formação sobre o continente, entre o Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. "Registramos grandes acumulados de chuva sobre os três Estados, inclusive com a morte de um casal em Itabuna por conta do desabamento da casa em que eles moravam."

O ciclone avançou para alto-mar e ganhou força por conta da água mais quente que o normal. Na terça feira, dia 15, o Arani associou-se com uma frente fria e, por conta disso, perdeu o status de ciclone tropical e passou a ser chamado de ciclone subtropical. Alguns falam em “furacão em formação”, já outros falam que “o ciclone tropical causa temporais no Brasil”. 

A combinação do ciclone e da frente fria gerou um potente corredor de ventos ao longo de toda a costa do sul, sudeste e Bahia, culminando em aumento da agitação marítima e ressacas em algumas praias. "Portanto, não há e nem haverá furacão, porém estivemos diante de um evento muito raro: um ciclone tropical que, posteriormente, virou um ciclone subtropical", segundo o órgão.

Aqui em Caravelas ventou muito e muitas casas foram destelhadas. A estação meteorológica do arquipélago de Abrolhos, a 16km do litoral sul da Bahia, chegou a registrar ventos de 81,4km/h às 19h.

FONTE: Com informações do site CaravelasNews, disponível também no site da Band, aqui.

Oficina de Comunicação

Aconteceu no dia 19/02, no Colégio Polivalente de Caravelas, uma oficina de comunicação organizada pelo Movimento Cultural Arte Manha, onde estiveram presentes vários atores sociais da região de Caravelas, como do Parna Marinho dos Abrolhos/ICMBIO, do grupo de Dança Etnocultura Afro-Indígena- Brasileira - UMBANDAUM, do Cineclube Caravelas, do Jornal Comunitário O Samburá de Barra de Caravelas, do Jornal Comunitário O Timoneiro, do site Caravelas News, da Secretaria Municipal de Cultura, do Avenida Filmes e do Tanara, jornal comunitário das comunidades da RESEX Extrativista Marinha do Corumbau.


A moderação da atividade foi feita pelas jornalistas Débora Menezes (especialista em comunicação comunitária e autora do blog www.educomverde.blogspot.com) e Raquel Galvão (especialista em cultura). que, junto com os participantes, conduziram as discussões através de  dinâmicas lúdicas e de análise de conteúdo, culminando com um planejamento coletivo das próximas ações e a proposta de criação de um fórum de comunicação na região.












terça-feira, 15 de março de 2011

SOMAR Meteorologia alerta para formação de ciclone na costa brasileira

A SOMAR Meteorologia indica a formação de uma área de baixa pressão cujo centro nesta segunda-feira (14) na altura da costa norte do Rio de Janeiro a 150km da foz do rio Paraíba do Sul (posição: 39,5° oeste e 21,5° sul), mas que até o final do dia já estará em alto-mar, ou seja, não há alertas para o continente.
Essa área de baixa pressão dará origem a um ciclone, ou seja, uma grande área da atmosfera cujos ventos se movem em sentido horário. Como a área de formação está posicionada no mar entre o Equador e o Trópico de Capricórnio, a divisão de tempestade severa da Agência Espacial Americana (NASA), classificou o ciclone como tropical em seus últimos boletins.
Na tarde de hoje, a pressão chega a 1002hPa no centro do sistema. Ainda não há certeza da formação propriamente dita de furacão, nem de seu comportamento. Vale lembrar que o fenômeno é tão raro no Atlântico sul que ainda é de difícil prognóstico.
Segundo as últimas simulações atmosféricas, esta área de baixa pressão fica mais configurada entre terça e quarta-feira em alto-mar e gera  agitação marítima entre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia. As simulações indicam, porém, um menor acumulado de chuva nestes Estados em relação às previsões anteriores.
O alerta fica mantido para ventos fortes, de até 80 km/h e ondas de até 4 metros de altura em alto-mar no Espírito Santo e Rio de Janeiro. Estes ventos e ondas não atingem diretamente o continente, mas fica mantido o risco para navegação e também para as atividades petrolíferas nestas áreas nos próximos dias.
Confira os próximos boletins para verificar a evolução deste sistema, aqui.

Caravelas realizou encontro para discutir Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias

Foi realizada no dia 17/2 na Câmara de Vereadores de Caravelas, uma discussão para a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias. O evento teve início às 8h30 com o credenciamento e, às 8h45, aconteceu a abertura com a apresentação dos componentes da mesa diretora representada por membros da empresa Futura, Governo do Estado da Bahia e Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia (Apes). O evento contou também com a participação maciça da sociedade caravelense, Ongs e veículos de comunicação da região.

O prefeito de Caravelas Luiz Antonio Alvim Delgado (PP), Loló, fez a abertura saudando os componentes da mesa e todos os presentes, em seguida o representante da Futura fez a apresentação do projeto.

A partir daí, tiveram início as oficinas, com discussão do tema proposta pelos participantes. Ao mesmo tempo, foram apresentadas as sugestões de propostas, a definição de prioridades e, por fim, a discussão final.
Durante as discussões foram explicitados os objetivos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável para o território da Costa das Baleias. O projeto vai abarcar uma série de ações com consequências positivas no presente e no futuro para essa região. As ações se estenderiam a longo prazo, através da Visão Costa das Baleias 2023, envolvendo o crescimento econômico; crescimento dos pequenos empreedimentos; emprego e distribuição de rendas; qualidade de vida; equilíbrio social de gêneros, ético e racial; equilíbrio socioterritorial, bem como o fortalecimento das identidades culturais.
Foi discutido também o turismo como principal setor econômico do município de Caravelas, ressaltando que, como ele é sazonal, durante a baixa temporada outras atividades como pecuária, a agricultura, o artesanato e a pesca acabam sustentando a economia local.
Por se tratar de um projeto coletivo, ele precisa contar com a participação de todos os segmentos em sua elaboração, construção e execução. Disso dependerá seu sucesso do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias.

FONTE: Texto de Osmar Guarneles

Fibria bate novo recorde no transporte marítimo de madeira


O transporte marítimo de madeira realizado em barcaças pela Fibria entre Caravelas (BA) e Barra do Riacho (Aracruz-ES) bateu novo recorde de movimentação e viagens em 2010. Foram 2.151.751m³ de madeira transportada via modal marítimo em 430 viagens, superando o recorde anterior de 2.005.065 m³ em 399 viagens, em 2009.
"Com estes números, marcamos um novo recorde. Além disso, superamos em mais de 50 mil m³ a meta estimada para 2010", afirmou o coordenador de Transporte Marítimo e Abastecimento da Fibria, Eduardo Rocha.
Atualmente, o modal marítimo é responsável pelo abastecimento de 25% da madeira consumida nas três fábricas da Fibria, na Unidade Aracruz, desempenhando um importante papel socioambietal, já que contribui significativamente para a redução do número de carretas nas rodovias.
Em 2010, o volume transportado em barcaças correspondeu a quase 45 mil viagens de caminhões tritrens. Menos viagens de carretas nas estradas também significa a redução dos riscos de acidentes de trânsito e a redução da emissão de gases poluentes, além de menor consumo de derivados de petróleo (pneus, diesel e lubrificantes), requisitos que estão em linha com o conceito de sustentabilidade.
Para o gerente de Logística Florestal Espírito Santo e Bahia da Fibria, Ézio Tadeu Lopes, o recorde representa um avanço na performance deste modal. “Temos buscado novas possibilidades para ampliar o uso deste tipo de transporte e, como conseqüência, ampliar as vantagens como ganhos na redução de custos, aumento da segurança nas rodovias, menor pressão das comunidades, dentre outros benefícios”, destacou.
O sistema conta com quatro barcaças e dois empurradores que partem do Terminal Marítimo de Caravelas e navegam cerca de 275 km até chegarem a Portocel, seu destino final. Este modelo de transporte marítimo utilizado pela Fibria foi pioneiro no Brasil e depois passou a ser adotado também por outras empresas, entre elas a Veracel, no transporte de celulose.
FONTE: Texto de Raquel Medeiros (ASCOM - FIBRIA), disponível também aqui.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Campanha “Abra os Olhos” busca garantir a pesca legal nos municípios da Costa das Baleias


O Instituto Chico Mendes (ICMBio), com o apoio da Polícia Militar de Prado, mantém ativa a campanha “Abra os Olhos”, que iniciou com a chegada da lancha patrulha “SEAP 11”, disponibilizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), e busca valorizar os pescadores que atuam dentro da legalidade na região do “Complexo dos Abrolhos”.

No último final de semana a equipe patrulhou as áreas das RESEX Corumbau e Cassurubá e do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, quando foi flagrado, à 01h15 da madrugada de segunda-feira, o barco “William”, de Mucuri, pescando no interior do Parque. Como as multas por ações dentro de Unidades de Conservação têm seus valores dobrados, o pescador foi multado em R$ 13.400 e teve a embarcação e petrechos apreendidos, assim como os 300 quilos de pescado, que foram posteriormente doados.

Vários pescadores foram advertidos quanto à necessidade de levarem sempre, dentro do barco, a Licença de Pesca da embarcação e a “carteirinha de pescador” (RGP), documentos que devem estar dentro da validade. O ICMBio e o MPA informam que, em breve, a fiscalização não mais irá tolerar a ausência desses documentos, quando irão passar a multar e apreender o material e a embarcação.
“A campanha ‘Abra os Olhos’ chegou para ficar. E esperamos, em pouco tempo, por conta da agilidade que agora temos com a SEAP 11, que se agrega às outras três embarcações das UC, e com a parceria dos demais órgãos de controle da região, reduzir significativamente a pesca irregular no banco dos Abrolhos, valorizando os verdadeiros pescadores”, afirmam as equipes das três unidades.
Maiores informações: Ronaldo Oliveira – RESEX Corumbau - (73)3298.2592; Joaquim Neto – RESEX Cassurubá – (73)3297.2258; e Ricardo Jerozolimski – PARNAM dos Abrolhos – (73) 3297.2260.

FONTE: Texto e imagem extraídos do site Teixeira Notícias, aqui.

Ampliação das Áreas Marinhas Protegidas e Criação de novas áreas na região

O Ministério do Meio Ambiente, por meio do Instituto Chico Mendes de Bioversidade e a Conservação Internancional, junto com as Associações e Colônias de Pescadores e seus representados da Região do Banco dos Abrolhos realizaram no dia 23 de fevereiro de 2011, no Auditório do Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, uma Oficina de Trabalho que teve como objetivo contribuir para a ampliação de Áreas Marinhas Protegidas (Unidades de Conservação) existentes e Criação de novas áreas na região.
A participação da classe pesqueira artesanal vem sendo de suma importância para a construção coletiva desta proposta, que estão entre as metas assumidas pelo MMA/ICMBio.
Esteve presente na reunião o sr. Rafael Magris do Núcleo de Criação de Unidades de Conservação do ICMBio/Brasília,além de parceiros institucionais locais e a Conservação Internacional que moderou a oficina.

A Mata Atlantica é Aqui


A fundação SOS Mata Atlântica promoverá em Caravelas a Exposição Itinerante " A Mata Atlantica é Aqui" acontecerá nos dias 23 a 27 de março de 2011 das 16 h as 21 h, na Praça Teofilo Otoni, Centro -
Caravelas.

A exposição itinerante é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica e é formada por por um caminhão adaptado para atividades de educação e sensibilização ambiental, já realizadas pela Fundação em seus vários projetose consolidadas como prática de conscientização.

O projeto já percorreu mais de 30 cidades na região sul e sudeste no ano de 2009, e agora está percorrendo as regiões Centro Oeste e Nordeste do País.


São várias as atividades previstas, como apresentação de vídeos, apresentações artísticas, palestras, cursos, brincadeiras, entre outras.

As ONG's da cidade tem espaço aberto para participar do conograma de atividades ou mesmo montar stand, favor aos interessados entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente o mais breve possivel.

Pra começar

Sempre gostei de mudanças, mas esta surpreendeu, pois viemos parar no paraíso.

De cara já vimos que a Bahia é mesmo tudo aquilo que dizem, terra acolhedora e belíssima.

Morar no litoral e ainda mais numa vila de pescadores, como é a Barra, é muito enriquecedor e especial, e como não podeia deixar de ser, a cada dia descobrimos histórias novas, imagens novas e amigos novos que vão trazendo informações que merecem rodar o mundo. Daí a idéia de mais um blog!